Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Esfiha Fechada na AirFryer

Maurício Rodrigues 2 Comentários


Eu amo fazer esfihas em casa, é muito rápido, bem mais gostoso, dá pra fazer nos sabores que desejar, e ainda é bem mais econômico.
Essas esfihas são muito leves e macias, além de ficarem prontas muito rápido!




Massa:
1 xícara de leite ou água
1 ovo
1/4 de xícara de óleo ou azeite
2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco ou 2 e 1/2 de sopa do fresco

Para pincelar:
1 gema de ovo
1 colher de sopa de água

Recheios:
- Carne: 600g de carne moída, 1 tomate, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de páprica, sal e pimenta a gosto, cheiro verde e ervas a gosto, azeitonas ou ovos cozidos opcionalmente. Refogue a carne com os temperos e se quiser adicionar ovos acrescente no final.
- Frango: 500g de frango cozido e desfiado, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, 1 colher de chá de páprica ou colorau, sal e pimenta a gosto, cheiro verde e ervas a gosto, 200g de requeijão cremoso adicionado ao final.
- Calabresa: 600g de linguiça calabresa defumada triturada, 1 cebola, cheiro verde e ervas a gosto.
- Vegetais: 600g de vegetais ao seu gosto (escarola, espinafre, legumes variados, berinjela, abobrinha...), 1 tomate, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto, cheiro verde e ervas a gosto.
- Queijo: 300g de ricota, 100g de cream cheese, 100g de queijo muçarela ralado, 50g de queijo parmesão ralado, orégano e sal a gosto.

Recomendo que inicie pelo preparo do recheio, assim dá tempo de esfriar. Em todas as sugestões acima basta refogar tudo, não tem segredos, e no caso do recheio de queijo basta triturar ou misturar bem.
Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela e assim que ficarem homogêneos deixe descansar por 10 minutos, sove bem até ficar macia. Deixe a massa descansar novamente até dobrar de volume, depois disso divida em bolinhas, cerca de 40.
Se desejar preparar a massa na máquina de pão basta colocar todos os ingredientes e usar o ciclo de amassar massas / pizza, deixando até o final (1h30).
Enfarinhe a bancada e abra cada bolinha com o rolo formando um círculo, coloque um pouco de recheio no centro, cerca de 1 colher de sopa, e feche dobrando em direção ao centro, conforme mostro nas imagens abaixo, e vire.




Após modelar algumas esfihas coloque de maneira organizada na AirFryer e pincele com uma mistura da gema com a água.
Programe a AirFryer por 5 minutos em 200º, dê uma olhada e deixe mais ou menos tempo conforme for necessário, as esfihas devem ficar douradas e fofinhas.




Repita o processo até terminar. Eu costumo ir modelando e já assando ao mesmo tempo, assim é bem rápido e quando termino de modelar as últimas as outras já estão quase todas prontas.

Armazenamento: Até 2 dias em geladeira. Até 3 meses congeladas após assadas e frias, na hora de consumir basta deixar descongelar por alguns minutos e reaquecer.

Dicas: A massa não precisa crescer novamente após modelar as esfihas. Salpique um pouco de gergelim ou outras sementes por cima das esfihas após pincelar, ou mesmo um pouco de queijo ralado ou ervas. Você pode modelar as esfihas de diversas outras maneiras e formatos ao seu gosto.
Algumas pessoas gostam de usar a carne crua no recheio, neste caso será necessário diminuir a temperatura e assar por mais tempo para que a carne possa cozinhar bem por dentro, eu prefiro refogar e fazer como ensinei.

2 comentários:

  1. E já dá pra por a massa na panificadora neh! Obrigado pela receita

    ResponderExcluir
  2. Eu faço muito essa receita ,pensa em uma massa leve e saborosa.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: