Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Tomate Pelado na AirFryer

Maurício Rodrigues 3 Comentários


Eu amo usar tomates pelados nas mais diversas receitas, principalmente para fazer aquele molho rápido, e também em refogados, cozidos, sopas, molho para pizza caseira, massas, lasanha, parmegianas, e outros infinitos preparos. O problema é que geralmente os bons tomates pelados (pomodori pelati) que encontramos nos mercados são bem caros, e os que são baratos muitas vezes não são bons nem puros, tem aditivos, então gosto de fazer em casa, porém é algo que dá trabalho.
Para quem não conhece os tomates pelados são tomates sem a pele, e remover essa pele é que é bem chatinho, então pensando nisso comecei a testar maneiras de fazer isso com mais praticidade e com o mínimo de trabalho, e mais uma vez a AirFryer foi a melhor solução, é muito rápido e o resultado sensacional!




Ingredientes:
Tomates
Alho (opcional)
Ervas (opcional)
Sal (opcional)

Para essa receita eu recomendo utilizar os tomates tipo italianos, aqueles mais compridinhos, são os ideais, mas dá pra fazer com outros tipos também, eu usei esses de cacho porque estavam sobrando da minha horta, o importante é estarem maduros.
Comece lavando e secando os tomates, depois faça cortes superficiais na casca usando uma faca, de um lado até o outro em cruz.
Coloque um tomate ao lado do outro na AirFryer, com o corte em cruz voltado para cima, depois programe em 200º por 5 minutos e pronto! Se forem mini tomatinhos pode deixar 3 minutos.




Retire os tomates, espere amornar um pouco e puxe a pele, sairá facilmente, depois já pode usar como preferir.

Conserva:
Caso queira fazer a conserva de tomates pelados você deverá colocar os tomates sem pele em um frasco de tampa hermética esterilizado (eu geralmente reaproveito frascos de conservas), depois pode acrescentar um pouco de sal, um dente de alho que pode ser assado junto com os tomates e alguns ramos de ervas como manjericão, tomilho e orégano, depois cubra até encher o frasco com suco de tomate (tomates já sem a pele espremidos) ou com água bem quente, então tampe e pasteurize colocando em uma panela no fogo, mantendo a água quase fervente por pelo menos 20 minutos. Se os potes não ficarem seguros coloque um pano de prato dobrado no fundo da panela com a água e os potes sobre ele, para que não fiquem batendo e se quebrem. Deixe esfriar, retire da panela, seque e armazene por até 1 ano no armário. Após aberto manter em geladeira por até 3 dias.

Armazenamento: Em geladeira por até 2 dias, a não ser que faça a conserva como expliquei acima.

Dicas: Se desejar que os tomates fiquem mais molinhos, quase cozidos, pode deixar mais tempo, no máximo 10 minutos.

3 comentários:

  1. Que legal, Maurício! Simples e muito prático! Fiz ontem e o que sobrou eu congelei, espero que dê certo. Suas dicas sempre me ajudando há anos, aqui na máquina de pão, na panela de pressão.... Continue assim, parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia 😋😋😋
    Sou fã de tomate

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: