Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Falafel na AirFryer

Maurício Rodrigues 4 Comentários


Falafel é uma delícia, aliás sou grande fã da culinária do oriente médio e já ensinei diversas delícias de lá para vocês aqui no blog e no canal.
Para quem não conhece o falafel é um bolinho de grão-de-bico, tradicionalmente frito, e se come puro, com tahine, e em lanches no pão folha com salada, homus...
Essa é uma receita tradicional, e fica ainda mais gostosa que a versão frita na minha opinião, pois é mais leve, e também porque costumo usar menos coentro, ou até nem uso e uso mais salsinha no lugar.




Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico seco/cru
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Água
3 colheres de sopa de azeite
1 e 1/2 xícara de salsinha picada grosseiramente
1/2 xícara de coentro picado grosseiramente
1/2 cebola picada
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de gergelim torrado
1/2 colher de café de pimenta-do-reino preta moída
1/2 colher de café de cominho
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
Sal a gosto

Coloque os grãos-de-bico em uma tigela juntamente com o bicarbonato e cubra com bastante água, deixe de molho de um dia para o outro, ou por 18 à 24 horas. Escorra bem a água e coloque no processador de alimentos intercalando com os demais ingredientes. Esse é um dos momentos mais importantes da receita, pois devemos triturar tudo até ficar homogêneo e adquirir uma certa liga, mas sem deixar virar uma pasta, tem que ser levemente granuloso, desta maneira terá um falafel com a textura certa e fofinho, se triturar muito seu falafel ficará pesado, veja as fotos abaixo. E antes que vocês me perguntem... não tem como fazer de outra maneira, tem que ser no processador, outros métodos não funcionam ou não entregam esses resultados.




Com a mistura pronta deixe descansar por 20 minutos, depois pegue colheradas e faça bolinhas, apertando delicadamente para que fiquem bem formatadas mas sem apertar muito para não desmancharem. Você pode deixar um pouco achatadinhos como os meus.
Coloque quantos couberem na cesta da AirFryer, um ao lado do outro, regue com um fio de azeite e programe por 10 minutos na temperatura de 180º, deixando até dourarem.




Quando estiverem prontos retire da AirFryer e coloque mais até terminar todos.

Rendimento: 35 unidades.

Armazenamento: Pronto em geladeira por até 3 dias. Cru congelado por até 3 meses, e na hora de preparar poderá ir congelado mesmo para a AirFryer.

Dicas: Eu gosto muito de comer com molho de tahine, que é uma pasta de gergelim também típica do oriente médio, hoje em dia se encontra o molho pronto facilmente em qualquer mercado, mas se desejar preparar o seu, eu faço assim, uma colherada da pasta de gergelim, 1/2 dente de alho amassado ou triturado, suco de meio limão, uma pitada de sal, pimenta se desejar, e adicione água aos poucos até obter um molho cremoso.
Conforme falei vocês podem substituir o coentro por mais salsinha e também podem eliminar o cominho, caso não gostem.

4 comentários:

  1. Olá Mauricio, como sempre suas receitas são maravilhosas. O mais difícil foi acertar o ponto e claro modelar (já disse antes que não sou boa nisso). Não gosto muito de cominho e substitui por pimenta síria. Ficaram deliciosos. O que também é difícil é parar de comer. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Fiz e ficou maravilhoso! Também não usei cominho.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa receita de falafel assim como todas as outras que você publica. Gratidão 😊

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: