Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Coxinha de Pernil ou Lombo na AirFryer

Maurício Rodrigues 4 Comentários


Se coxinha já é boa, imagine uma coxinha com massa de batata e recheio de pernil ou lombinho! Só posso dizer que fica sensacional, melhor do que muitas coxinhas de botecos gourmetizados por aí rs😅
E o melhor de tudo é que ficam levinhas, sem aquele peso da fritura por imersão em óleo, porque são fritas na nossa amada AirFryer!
Essa masa fica mais macia e bem saborosa, e ainda vou dar algumas dicas de variações bem legais pra vocês.



Massa:
2 xícaras de caldo do cozimento do pernil ou lombo
1/4 xícara de manteiga, margarina ou azeite
1 xícara de batatas cozidas e amassadas
2 gemas de ovos
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
Sal a gosto

Recheio:
1/2kg de pernil ou lombo suíno
2 folhas de louro
1/2 cebola
2 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto

Para empanar:
2 claras de ovos
2 xícaras de farinha de rosca torrada, tradicional ou mais temperada ao seu gosto. (ensinei como fazer AQUI)

Vamos começar preparando o recheio, é bem simples, basta colocar o pernil ou lombo em pedaços grandes na panela de pressão, eu uso a panela de pressão elétrica, depois a metade de uma cebola, os dentes de alho, louro, sal e pimenta, e completar com água até cobrir a carne. Cozinhe por 50 a 60 minutos, para que a carne fique bem macia e quase desmanchando. Quando a carne estiver pronta separe o caldo e coe, para que possamos usar depois na massa. Desfie a carne, retire as gordurinhas, refogue com temperos de sua preferência e deixe esfriar. Eu geralmente refogo com cebola, alho, páprica, azeite, sal, pimenta e ervas.

Agora vamos preparar a massa, também é muito fácil, já deixei uma medida exata então basta colocar todos os ingredientes da massa em um liquidificador e bater só até misturar. Despeje essa mistura em uma panela, vá mexendo sem parar em fogo médio até a massa cozinhar, primeiro vão se formar pelotas e depois a massa inteira, quando a massa toda já não estiver mole abaixe o fogo e vá mexendo e virando por mais uns 3 à 5 minutos, para garantir que fique bem cozida.
Transfira a massa para uma assadeira untada com óleo, manteiga ou azeite, espalhe e deixe esfriar, pode até levar para gelar.

Para modelar as coxinhas basta pegar porções de massa, achatar entre as mãos, colocar recheio no centro e fechar, como se faz tradicionalmente. Sempre tomando o cuidado de deixar bem uniforme e sem ar dentro para não racharem ao fritar. Caso não saiba modelar já ensinei passo-a-passo em outra receita de coxinha AQUI!

Depois de modeladas basta empanar, passando em claras e depois na farinha de rosca torrada. Uma técnica para o empanamento ficar certinho e sem excesso e ir passando as claras nas mãos e depois as coxinhas entre as mãos que estarão com claras, depois passar na farinha de rosca torrada.
Com as coxinhas prontas coloque em uma assadeira e leve para congelar, eu recomendo que estejam congeladas para fazer na AirFryer, isso dará tempo de dourarem melhor, cozinharem bem e evita que se abram durante o processo.

Para fritar é bem simples, basta colocar quantas coxinhas couberem na cesta de sua AirFryer, sem amontoar nem colocar umas por cimas das outras, programar em 200º por 10 à 15 minutos, até que fiquem douradinhas.
Se desejar pode colocar um fio de óleo ou azeite por cima de cada uma para que dourem ainda mais.



Agora é só servir e se deliciar!

Rendimento: 30 unidade em média. Lembrando que aqui não fiz nem tamanho mini de festa nem tamanho de lanchonete, fiz um tamanho intermediário.

Armazenamento: Podem ficar congeladas por até 3 meses.

Dicas: Substitua a batata por mandioquinha, mandioca, cenoura ou até beterraba. Se quiser uma massa mais firme pode fazer sem batata também. Aqui no blog já ensinei a coxinha tradicional e coxinha de batata-doce, além de vários outros salgadinhos, confira.

4 comentários:

  1. Nao vejo a hora de testar, deve ficar maravilhosa. Já fiz o pulled pork e fica um espatáculo.... vc arrasa muito.

    ResponderExcluir
  2. Acredite! vim procurar receita de salgadinho pro meu níver que será no sábado. Olha que gostosura😋

    ResponderExcluir
  3. Maurício, sempre que tento fazer coxinhas na AF, elas ficam molengas e não ficam crocantes. O que pode ser? Já tentei congelas e sem estar congeladas.
    Já tentei diversas massas, inclusive as de mercado. Não entendo o porque elas desmancham

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: