Bolinhos de Peixe na AirFryer

Maurício Rodrigues 6 Comentários


Eu adoro esses bolinhos, ficam muito saborosos, macios por dentro e com uma leve casquinha por fora, além de leves e muito rápidos de fazer, lembram um pouco bolinho de bacalhau, porém mais suaves e delicados.
O legal dessa receita é que você pode usar qualquer tipo de peixe que preferir, pode usar até mesmo carne de siri ou caranguejo.



Ingredientes:
500g de peixe em filé, postas ou pedaços
500g de batatas
1 ovo
1 colher de chá de alho
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de cebolinha
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta à gosto

Coloque o peixe na AirFryer e programe por 10 à 15 minutos em 180º, aqui queremos apenas que o peixe cozinhe, mas sem dourar ou fritar, não precisa deixar muito tempo, assim que notar que o peixe está cozido pode retirar da AirFryer. Depois disso coloque em uma tigela e vá quebrando com ajuda de um garfo, deixando em pedacinhos pequenos. Nesses bolinhos da foto usei filé de merluza.
Enquanto isso cozinhe as batatas, você pode cozinhar como preferir, mas eu aconselho que não deixe ficarem moles ou muito cozidas, outro fator muito importante é usar batatas mais secas, com menos água, como a batata rosa (Asterix) e outras semelhantes, com batata comum você provavelmente não vai conseguir modelar a massa.
Assim que a batata estiver cozida descasque, amasse com um garfo ou amassador de batatas, junte com o peixe e acrescente os demais ingredientes, misture tudo muito bem e deixe esfriar antes de modelar, eu gosto de cobrir e deixar gelar na geladeira, assim fica mais fácil modelar.
Você pode modelar no formato que desejar, eu geralmente faço bolinhas por ser mais prático, e se estiver grudando nas mãos use uma gotinha de azeite para amenizar.
Depois das bolinhas modeladas você pode preparar na AirFryer em 200º por cerca de 10 à 15 minutos, até que fiquem douradinhos.



Geralmente eu faço e congelo, na hora que dá vontade eu levo para a AirFryer congelados mesmo, pelo mesmo tempo e temperatura, ficam perfeitos! Sirva com molhos de acompanhamento.

Rendimento: 30 à 35 bolinhos

Armazenamento: Geladeira por até 2 dias ou congelado por até 3 meses.

Dicas: Se quiser pode usar batata-doce ou até mesmo mandioca no lugar da batata, e para dar mais sabor pode besuntar os bolinhos com um pouquinho de azeite antes de colocar na AirFryer.

6 comentários:

  1. Nossa,parece muito bom, vou fazer.

    ResponderExcluir
  2. Fala Maurício! Fiz a receita e coloquei um cubinho de mussarela no meio das bolinhas pq sou viciado em queijo!, ficou uma maravilha! Parabéns pelo blog, me ajuda muito.

    ResponderExcluir
  3. Estou amando suas redes sociais.... Receitas práticas.

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer! Amo bolinhos de peixe!!!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: