Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Souflé de Chocolate na AirFryer ( Suflê / Soufflé )

Maurício Rodrigues 10 Comentários


Amoooo souflé, tanto salgado, que já ensinei AQUI no blog, como souflé doce, e claro entre os doces meu preferido é o de chocolate!
Essa receita que ensino hoje é maravilhosa, tanto em resultado como em praticidade, tenho certeza de que vão amar, é daquelas que a gente até memoriza e faz sempre de tão fácil, perfeita para quando chegam aquelas visitas inesperadas ou quando queremos impressionar alguém especial!!!
Outra coisa legal nessa versão é que não leva farinhas, é sem glúten e dá até para fazer em versão sem lactose com um bom chocolate e boa margarina.



Ingredientes:
2 ovos (claras e gemas separadas)
60g de chocolate meio amargo picadinho (sim, tem que pesar mesmo)
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 colher de chá de essência de sua preferência, como rum, cereja, baunilha, laranja, etc... (opcional)
1 xícara de açúcar
1 colher de café de vinagre branco

Coloque o chocolate e a manteiga em um bowl de vidro, leve ao microondas por 35 segundos, retire e misture bem com uma espátula, até que todo o chocolate derreta e tudo se misture bem, adicione a essência escolhida e as gemas, misture muito bem também e reserve.
Em uma batedeira bata as claras em neve, depois que estiverem no ponto de neve continue batendo e vá acrescentando aos poucos o açúcar, por último adicione o vinagre e pronto, desligue a batedeira.
Essa dica do vinagre é muito legal, aprendi com um chefe italiano, dá mais firmeza e segura a leveza ao utilizar em receitas como esta.
Agora vá acrescentando aos poucos as claras na mistura de chocolate e envolvendo delicadamente com um batedor tipo fouet.
Separe os potinhos de souflé e unte com manteiga e açúcar, despeje a massa do souflé nos potinhos deixando 1cm de borda livre sem massa.
Coloque quantos potinhos couberem na cesta da AirFryer e programe por 13 minutos à 180º.



Depois de prontos retire com cuidado para não se queimar e sirva imediatamente. Pode salpicar açúcar de confeiteiro por cima, calda de chocolate ou ainda abrir um buraquinho no meio e colocar chantili ou sorvete!

Rendimento: 3 unidades como essas das fotos.

Armazenamento: Você pode preparar a massa e deixar na geladeira já nos potinhos por até 6 horas, e quando estiver próximo da hora de servir retire da geladeira, deixe chegar em temperatura ambiente e prepare na AirFryer.

Dicas: É normal as vezes o souflé dar uma entortadinha no topo, ainda mais na AirFryer que tem o vento circulando fortemente dentro, como aconteceu com um desses nas minhas fotos, e também é normal que vá baixando conforme vai esfriando, por isso também que se serve de imediato.

10 comentários:

  1. Acabei de fazer e comer. Simplesmente maravilhoso. Delícia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maurício, pode substituir o açúcar refinado por demerara bem batido no liquidificador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor não já tentei isso em outra receita ficou um desastre ele não derrete bem

      Excluir
  3. Nossa salivei kkkk
    Bj mínimo vc sempre arrasa

    ResponderExcluir
  4. Ola. No vídeo você comentou que a massa pode ficar até dois dias na geladeira, ja aqui na receita esta escrito 6 horas. Quanto tempo essa massa pode ficar pronta na geladeira para ser feita posteriormente?

    ResponderExcluir
  5. Estou amando suas receitinhas...compartilhando com os amigos...

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: