Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Explosão de Cebola na AirFryer (Blooming Onion)

Maurício Rodrigues 18 Comentários


Sabe aquela cebola servida no restaurante famoso, e que agora está também no cardápio de muitos barzinhos? É essa aqui, só que claro, em uma versão sem nada de gordura feita na nossa amada AirFryer!
Fica douradinha, leve e saborosa, e o melhor com pouquíssimas calorias e sem aquela queimação e azia que vem de brinde em seguida nas que comemos fritas tradicionalmente.



Ingredientes:
2 cebolas comuns grandes
Água gelada
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinagre

Para empanar:
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fubá
3 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 colher de café de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de cominho
1/2 colher de chá de páprica ou colorau
1 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de sal

O primeiro passo é descascar e cortar as cebolas. Na hora de cortar corte apenas a parte superior da cebola e depois corte em 8 partes iguais sem chegar até o final, sem cortar o fundinho da cebola, para que todas as partes continuem presas. Uma coisa muito legal que fiz foi utilizar um cortador de maçãs, pois com ele já tirei o miolo da cebola e fiz a divisão dos cortes certinhos, é é bem barato, encontramos em qualquer lojinha de utilidades domésticas, mas pode ser feito com a faca mesmo, como mostro nas imagens.



Depois de cortar, coloque as cebolas em uma tigela funda com bastante água gelada, o sal e o vinagre, ode colocar até gelo junto, deixe dentro da geladeira por várias horas, no mínimo 2 horas, eu acabo deixando de um dia para o outro, assim a cebola vai ficar mais aberta e conseguiremos separar as pétalas que cortamos com facilidade.
Após isso, escorra bem as cebolas, colocando de cabeça para baixo, abra com as mãos as pétalas e prepare as misturas de empanamento.
Em uma tigela misture o ovo com o leite e em outra as farinhas e temperos. Pegue a cebola e passe na mistura de líquida, escorra um pouco e depois passe na mistura de farinhas, por último passe novamente na mistura líquida e escorra um pouco, daí já pode ir para a AirFryer, mas se você gostar da casquinha mais grossa pode repetir o processo passando mais uma vez nas farinhas e por último no líquidos, faça isso com uma cebola e enquanto ela frita na AirFryer você vai preparando a outra.



Coloque uma cebola bem no centro da cesta da AirFryer e programe por 15 minutos à 200º, ou se quiser as pétalas bem molinhas programe por 20 minutos à 180º. Recomendo que olhe de vez em quando, pois as cebolas tem tamanhos diferentes.



Agora é só repetir o processo com a segunda cebola e saborear!

Rendimento: 2 unidades que servem 4 pessoas em média.

Dicas: Sirva com molhos de acompanhamento, AQUI eu ensino vários bem simples e práticos!
Se quiser fazer aquele molho estilo o do restaurante basta misturar 1/2 xícara de creme de leite com soro, 3 colheres de sopa de catchup, 1 colher de sopa de raiz forte em pó, 1 colher de café de páprica picante, 1 pitada de pimenta-do-reino em pó, 1 pitada de pimenta vermelha em pó e 2 pitadas de sal.



18 comentários:

  1. Uauuu, você é incrível! Obrigada por elaborar e compartilhar essa receita com os leitores! \o/ Com direito a receita do molho e tudo, simplesmente perfeito! Obrigada mesmo, mal vejo a hora de fazer! =)

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa... Vou fazer neste fim de semana com certeza : D

    ResponderExcluir
  3. Olá amado, me chamo Ellen td bem? Você é incrivelmente dedicado, maravilhoso! !!
    Então eu gostaria de saber como faço anéis de Lula, pois já tentei várias vezes e não dá certo, aqui em casa comemos muito peixe e frutos do mar e quero muito conseguir fazer os anéis de Lula nessa maravilha, tem como me ajudar?
    Bjs e no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen, obrigado! :) Olha eu nunca fiz em casa para te falar a verdade, mas eu faria o preparo como é feito tradicionalmente e empanaria no mesmo estilo dessa cebola ou como os anéis de cebola que tem a receita aqui mesmo no blog.

      Excluir
  4. Vc é realmente ótimo e dedicado, nos auxilia muito compartilhando suas receitas, parabéns !!! Adoro seu blog e facebook !!!!

    ResponderExcluir
  5. Mau, AMO seu blog e mais uma vez, P-A-R-AB-E-N-S !!! O que é esse negocio no meio da cebola meio rosé na primeira foto do terceiro quadro???

    ResponderExcluir
  6. oi, queria saber se vc acha o fubá essencial ou dá p fz sem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa receita tudo é essencial, os ingredientes e a forma de fazer, testei muito até chegar em um bom resultado rs...

      Excluir
  7. Parabéns Maurício. . Amei o site!
    Adquiri minha AirFryer agora e estou completamente apaixonada pela mesma! rs. . . Acho que foi o meu melhor investimento!
    Estou amando suas receitas, mas bem que você poderia colocar umas receitinhas fit aqui hein?

    Parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, eu adoro seu blog. Estou preparando minha cebola agora.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog !
    Comprei minha Mondial e chegou hoje, imediatamente testei fritando batatas e linguiças. realmente ficam otimas principalmente a linguiça. Amanha farei essa cebola que tento amo . Obrigada pelas dicas vou seguir todas. Carmem

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é o máximo, parabéns! já fiz varias receitas, porém esta não ficou legal pq eu passei 2x caprichadas na farinha, ficou aquele gosto de farinha,teve excesso mesmo, vou tentar novamente, então minha dica é na primeira vez passe só uma vez e veja, pq se vc for exagerada como eu não vai ficar perfeita como do Maurício.

    ResponderExcluir
  11. Amei, Parabéns e muito obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  12. Amei suas receitas!Qual airfryer vc me aconselha? Abs

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Maurício! Você tem ótimas receitas e ensina o passo-a-passo, tornando a nossa vida com a airfryer muito mais fácil. Sempre consulto o seu blog para ver suas dicas e receitas.;)

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: