Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Pão Australiano na AirFryer (estilo Outback)

Maurício Rodrigues 48 Comentários


Quem conhece sabe bem da delícia que estou falando, esse pãozinho é aquele servido na famosa rede de restaurantes de comida Australiana como entrada. É feito para comer quentinho com manteiga e é maravilhoso. Eu já faço esta receita ha muito anos, mas confesso que na AirFryer consegui o melhor resultado de todos. Sempre faço como entrada quando preparo Costelinha ao Molho Barbecue. Se você conhece vai adorar, se não conhece vai se apaixonar!

Ingredientes:
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de melado ou mel
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó (sem açúcar)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar

Se você tiver máquina de pão acrescente todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento e programe o ciclo Amassar ou Massa, deixe até a massa ficar bem sovada.
Se for fazer na mão coloque tudo em uma tigela e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Não sove a massa em superfícies frias, pois afetará o crescimento!
Divida a massa em 6 partes iguais e modele baguetes, role cada baguete sobre o fubá e depois se quiser faça cortes por cima com uma faça afiada como fiz nos meus. Coloque em uma assadeira, cubra com um plástico ou coloque dentro de um saquinho e deixe crescer até quase dobrar de volume, como nas imagens abaixo.



Após crescidos, pré-aqueça a AirFryer por 5 minutos à 180º, coloque dois pães dentro da cesta e programe por 15 minutos à 180º.



Assim que estiverem prontos retire com cuidado e deixe amornar por pelo menos 2 minutos antes de servir. Sirva ainda quente ou morno com manteiga!

Rendimento: 6 unidades.

Dicas: Após crescidos mas ainda crus, você pode manter os pães em geladeira por até 3 dias, dentro de assadeiras e saquinhos, depois preparar na AirFryer na hora que desejar. Se gostar dos pães bem douradinhos, após o tempo que informei vire-os e deixe por mais 3 minutos à 180º.



48 comentários:

  1. Bom dia Maurício, quando vc fala em xícara de chá e colheres de sopa e chá, posso usar as de medida da panificadora? Xícara e colheres cheias? E a água utilizo 250 ml como é a medida da xícara da panificadora? Obrigada por esclarecer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaq, isso mesmo, use sempre xícaras e colheres medidoras padronizadas. Sim, pode usar as da máquina de pão que já são assim padronizadas (240ml). Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Mauricio fiz o pão Australiano ficou uma delicia. Estou muito feliz com minha fritadeira e suas receitas e dicas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Vera, obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Maurício posso substituir essa farinha de Centeio por outra farinha
    caso eu não a encontre? Desde ja agradeço. Parabéns seu blog é nota 1000. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Não, a farinha de centeio é a base dessa receita. Essa receita não aceita alterações além das que proponho. Obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Acho q o Pedro Toledo errou no fermento. Esse não é o fermento de geladeira....

    ResponderExcluir
  8. Fiz besteira, não deixei crescer o suficiente.
    O sabor é maravilhoso, mas os dois primeiros ficaram crus no meio, por conta da minha pressa :/
    Os outros ficaram ótimos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Maurício, ficou ótimo, muito macio e saboroso, todos adoraram em casa, mas tenho uma dúvida: posso substituir a farinha de trigo integral? pois ela deixa traços amargos e um aroma característico na minha opinião. Abraços obrigado pelas receitas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Saulo, obrigado! Substituir não existe em receita de pães, ainda mais nessa rs... se mudar algo será outro pão e terá que readaptar e retestar toda a receita. Tente mudar para uma farinha integral mais fina e mais clara, geralmente é mais suave ao paladar, o mesmo ao centeio. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela atenção Maurício, eu comprei nessas lojas de produtos naturais, vou ver se acho no mercado alguma mais fina, abraços

    ResponderExcluir
  12. Mauricio adoro suas receitas elas sao maravilhosas ja fiz varias e todas deram certo e ficam saborosas!!!! Obrigada por compartilhar suas receitas!!!

    ResponderExcluir
  13. Maurício,qual a vantagem de assar o pão na fritadeira?Comprei agora,estou ansiosa pra usar,mas tenho a curiosidade desaber ,porque na fritadeira?Tenho a maquina de pão,gosto muito das suas receitas e comprei a Air Fryer Mondial influenciada em v.Quero usar mas tou meio temerosa.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosa, nesta receita por exemplo faz com que fique como o original. Outros pães é mais pela rapidez e praticidade de poder ter pães menores, modelados, fresquinhos todos os dias, quando quiser. Veja minha receita de pãezinhos caseiros aqui no blog.

    ResponderExcluir
  15. Oi Maurício,fiz o pão ,amassei na máquina(fiz metade da receita,3 pães).coloquei pra assar na Air Fryer,inaugurei a minha),ficou muito gostoso,mas não cresceu muito, e só 15 minutos pra assar,não é pouco?pensei que deveria ter assado mais.Muito obrigado pela atenção e receitas.Ah já chegou meu livro de receitas da máquina de pão,o seu, que comprei pela internet.Tá muito bonito.

    ResponderExcluir
  16. Oi ROsa, ele cresce mais fora, na AirFryer só vai crescer mias um pouco, como vc pode ver nas fotos. Esse tempo para mim foi perfeito, se não ele pode ficar seco por dentro, ele tem que ser úmido enquanto está quentinho. Que bom que gostou do livro, obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá Mauricio tenho algumas dúvidas sobre o fermento seco, quero saber o fermento pode ser guardado na geladeira depois de aberto e quanto tempo dura depois que abre. Costuma deixar guardado fechado na própria embalagem e dentro de um pote com tampa. Teve uma fez que fiz um pão com um fermento que já estava aberto fazia uns 7 dias mais ou menos e o pão não cresceu muito. abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neila, vc pode congelar fechadinho ou em um pote, e quando for usar de novo use congelado mesmo. Abraços!

      Excluir
  18. Ola Mauricio voce ja testou com a massa de saquinho do pao australiano , aquele pacote da fleshman ? obrigada .Mirna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirna, na AF não, só essa caseira que adoro, é mais saborosa e mais rica em nutrientes. Mas acredito que dê certo sim.

      Excluir
  19. Maurício dá pra fazer esse pão para comer de hambúrguer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, basta mudar o formato, faça uma bola e depois achate e asse na AirFryer.

      Excluir
  20. Oi Mauricio fiz o pão e ficou muito bom, posso congelar os pães depois de assado?

    ResponderExcluir
  21. Olá Mauricio, eu não tenho a máquina de pão e tbem não tenho muita experiência com pães. Só tem que misturar os ingredientes até ficar bem lisinho? Ou tem q ficar sovando?

    ResponderExcluir
  22. Mauríciooooo! Eu de novo! Menino, deu uma pane na venda de farinha de trigo integral aqui em Aracaju, acredita? Quando consegui comprar a de centeio, não acho mais a integral! Rsrs!!! Posso no lugar da integral colocar centeio também? ?? Bjs querido

    Assim. Emanuele Tourinho / @servidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu! Acredito, aqui tb as vezes fico semanas procurando e não acho rs... açúcar mascavo tb, sobre das prateleiras rs... olha o ideal é manter as duas farinhas, pois elas se equilibram, se não acredito que não dará certo, ou no mínimo o mesmo resultado, o centeio é essencial nessa receita, mas tb é uma farinha diferente. Abraços!

      Excluir
  23. Acheeeeeei Maurício!!! Depois de gastar todo o meu combustível (que não anda nada barato :( e parte dos pneus, enfim, encontrei!) Comprei logo o estoque da prateleira! Hahahaha!!! Essa semana esse pãozinho não me escapa!!! Te aviso quando fizer!!! Bjs! Emanuele Tourinho / @servidos

    ResponderExcluir
  24. Você fala em não sovar o pão em superfície fria, onde devo proceder?

    ResponderExcluir
  25. Olá Maurício, qual seria o tempo e a temperatura para assar na máquina de pão, sem modelar, ou no forno? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na máquina de pão vc segue a receita do outros blog http://maquinadepao.blogspot.com

      Excluir
  26. Olá Maurício, sou nova por aqui e quero dizer que adoro seu blog, parabéns! Agora estou com uma duvida no seguinte eu fiz a receita assei dois pães que ficaram ótimos e como tinha sua sugestão de deixar os outros na geladeira para assar em até 3 dias, eu deixei. Porém no outro dia, fui assar outros, e quando peguei eles estavam um pouco murcho, mas assei assim mesmo, só que não ficou tão bom quanto ao do dia anterior.Então.. tenho que sovar de novo e deixar crescer novamente? Ou realmente assa direto já que tira da geladeira? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou. É normal. Se quiser pode sim sovar e deixar crescer de novo mas as vezes ele embatuma. Fresquinho é sempre mais gostoso rs... Abraços!

      Excluir
  27. Olá Maurício, te acompanho faz tempo e todas as receitas que fiz, simplesmente maravilhosa, acabei de fazer esse pão, lindo e gostoso, tanto pão na máquina quanto AirFryer você é imbatível. Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Mauricio vc é 1000! Sigo teu blog a tempos... Posso misturar tudo na planetária?

    ResponderExcluir
  29. Olá Maurício!
    Posso congelar o pão? Ou somente deixar na geladeira.

    ResponderExcluir
  30. Olá Maurício, amo sei blog, estou aprendendo muito. Tenho uma dúvida, se eu congelar este pão depois de assado, qual o procedimento de descongelamento?

    ResponderExcluir
  31. Olá, Mauricio! Amo suas receitas! Parabéns!
    Uma dúvida... poderia colocar só farinha integral ao invés da farinha branca? E açúcar demerara ao invés do mascavo?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde!!! Adorando suas receitas!
    Quanto tempo em média demorou para seu pão dobrar de tamanho?
    Bjss

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: