Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Dicas: Empanados na AirFryer

Maurício Rodrigues 77 Comentários


Neste post vou dar todas as dicas que conheço para se obter o melhor empanado e diversas variações e incrementações que podem ser feitas de acordo com o resultado e alimento que deseja preparar. Como aumentar a crocância, saborizar a camada de empanamento, coloração, dentro outras dicas!



Tipos de empanados
- Fino: A forma mais simples de empanar um alimento é passando em claras e depois na farinha de rosca, é básico e sempre funciona, deixando uma casquinha sequinha e fininha.
- Grosso: Faça como no básico, porém repita os passos passando o alimento novamente nas claras, farinha de rosca, desta forma você obterá um alimento bem sequinho e super crocante com casquinha mais grossa.
- Selado: Passe o alimento primeiramente em farinha de trigo, depois em claras ou ovos levemente batidos e por último na farinha de rosca, isso faz com que o excesso de umidade do alimento sobre sua superfície seja absorvido pela farinha de trigo e a camada de empanamento fica mais sequinha, e ainda garante um interior mais úmido e tenro.

Crocância
Para aumentar a crocância ou deixar a camada externa de empanamento sobre o alimento mais sequinha ou com outras texturas você pode usar em conjunto com a farinha de rosca ou em uma segunda camada de empanamento as farinha abaixo:
- Fubá: Recomendado misturar na mesma proporção de farinha de trigo para empanar peixes e frutos do mar, deixa bem mais sequinho.
- Flocos de Milho: (Sem açúcar claro) deixam aquela camada mais alta e crosta super crocante.
- Farinha de Mandioca: Se usada junto com a farinha de rosca deixa a casquinha mais sequinha, mas tem que ser fininha para não se tornar dura ao invés de crocante.
- Parmesão ralado: Deixa o empanado mais saboroso e bem mais douradinho.
- Biscoitos: Você pode triturar biscoitos cream-cracker ou água e sal juntamente com um pouco de margarina e usar para empanar, fica uma crosta crocante e com ótima aparência.
- Óleo ou azeite: Pincelar ou borrifar um pouco sobre alimentos prontos ou congelados antes de levar para fritar na AirFryer também aumenta a crocância.

Coloração
Os empanados fritos na AirFrier, as vezes, dependendo do alimento, ficam com coloração bem clara e muita gente gosta da aparência mais moreninha / tostadinha, neste caso você pode adicionar a mistura que for usar para empanar um pouco de colorau, páprica ou até açafrão se forem alimentos salgados, ou um pouco de canela se forem alimentos doces. Outra opção é usar farinha mais tostadinhas, ou torrar um pouco a farinha de rosca antes de usar (VEJA COMO FAZER AQUI). Um pouco de queijo ralado também ajuda a deixar mais dourado o empanado, pois ele tosta durante a preparação com mais facilidade. Usar somente gemas também dá uma cor mais dourada, mas reduz um pouco a crocância.

Saborização
Se quiser dar um toque especial na casquinha do empanado adicione ervas secas trituradas na mistura que for usar para empanar, como alecrim, tomilho, sálvia, orégano, cheiro verde, coentro. Outra dica é usar um pouco de azeite junto com os ovos ou um pouco de tempero pronto, daqueles de pacotinho. Para quem gosta, gergelim ou parmesão ralado também tem seu valor.

Cozimento
Nunca empane alimentos muito espessos, pois podem ficar crus por dentro mesmo já estando bem dourados por fora. No caso de legumes sempre dê uma pré-cozida e aguarde esfriar para empanar, se não forem empanados podem ser crus mesmo.

Farinhas Especiais
Existem hoje no mercado diversas marcas e tipos de farinhas diferenciadas próprias para empanar, como a farinha panco que é muito utilizada por orientais, farinhas próprias para frutos do mar e recentemente comprei até uma que não precisa de ovo nem que o alimento seja temperado antes de empanar, ela já é temperada.

Congelados
Os alimentos empanados congelados que compramos em supermercados geralmente já são pré-fritos e não precisam de mais nada na hora de preparar, coloque-os congelados mesmo na cesta da AirFryer para preparar. O mesmo serve para alimentos empanados e congelados feitos em casa.

Bom, agora basta você decidir como prefere! Você tem alguma dica boa para empanar alimentos preparados na AirFryer diferente das que passei aqui?

Fiz um Vídeo onde ensino como preparar a farinha de rosca torrada que eu sempre uso, assista AQUI!

77 comentários:

  1. Estes panados ficaram fantàsticos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Beth. Que tal fazermos troca de links entre este blog e o seu tb? abraços!

    ResponderExcluir
  3. Comprei a Air Fryer semana passada e ainda estou descobrindo como funciona.
    As batatas ficaram perfeitas, e os nuggets também.
    Porém, o kibe ficou bem ressacado!
    Como posso evitar esse ressecamento?

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabella, parabéns pela aquisição. No caso do kibe se for a receita que dei aqui no blog basta não deixar o trigo muito seco, se for aqueles comprados pincele com azeite antes de colocar na AirFryer. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chefe Maurício, gostaria de sugerir uma receita. Poderia nos ensinar a fritar Lula em Anel empanada? Não sei por onde começar, as tenho congeladas, mas não sei como fazer na airfryer. Obrigado

      Excluir
    2. Olá, anotado o pedido rs... mas pode fazer igual as Onion Rings q ensino aqui no blog. Abraços!

      Excluir
  5. Eu amei esta panela foi a melhor coisa que poderiam inventar..... Me mande receitas .....obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Katia, é só se inscrever ali ao lado e as novas receitas que eu fizer irão diretamente para seu e-mail. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ola preciso de ajuda... fiz os alimentos e ficou duro, nao deu pra comer, sabe me dizer se tenho que pincelar oleo nos alimentos?

    ResponderExcluir
  8. Olá. Quais alimentos fez? E como fez? Deixou tempo de mais? Somente alguns precisam de pincelar óleo/azeite, mas isso não muda a textura do alimento.

    ResponderExcluir
  9. Li a receita toda, mas não encontrei o tempo de execução do alimento na panela air fryer. Gostaria que me informassem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Sileida, esta não é uma receita, como diz no título é uma dica, na verdade um apanhado de dicas de empanamento, nas receitas todas tem o tempo e temperatura ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Maurício, adorei seu blog e suas receitas, quero tentar todas... Comprei recentemente aquela airfrye da Wallita, estou gostando muito do resultado. Meu filho de 07 anos não come nada com gluten, então tenho que utilizar farinha de mandioca, maisena, farinhas especiais sem gluten... Ele é doido por bife a milanesa. Tem alguma dica para ficar bom? Eu empanei na farinha de mandioca e tentei fazer, porém, foi ficando cru por dentro, tinha que voltar e colocar mais alguns minutos. No final ficou seco demais. O que acha? Muito obrigada, Cinara

    ResponderExcluir
  12. Oi Cinara, obrigado pelos elogios. Aqui mesmo neste post tem algumas dicas, como o fubá, vc pode misturar fubá e amido de milho, acho que ficará sequinho e manterá a umidade interna. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Estou adorandooo o blog...comprei uma fritadeira há alguns dias, estou muito satisfeita,usando muito e claro, querendo aprender mais...portanto o blog está sob medida pra mim!

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri, que legal, parabéns pela aquisição. Obrigado pelos elogios, continue acompanhando, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Maravilha esse blog e as dicas incríveis!!! Poderia me informar como se faz um bife à milanesa? me passe a receita. abraços e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sol, obrigado, basta fazer como faz tradicionalmente e/ou seguindo as dicas deste post. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Qual p o peixe melhor p fazer nela?

    ResponderExcluir
  18. Oi Nadine, depende de como pretende fazer, tem algumas receitas com peixe aqui mesmo no blog, dê uma olhada, abraços!

    ResponderExcluir
  19. Oi Mauricio, tentei fazer cozinha de frango na airfryer mas não deu muito certo. ficaram secos, durinhos demais e claros.... tem alguma dica para melhorar isso???
    fico no aguardo,
    Grata,

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcia, não tem segredo, basta temperar ao seu gosto, depois colocar na AirFryer já pré-aquecida, uns 25 à 30 minutos à 200º ou 180º.Abraços!

    ResponderExcluir
  21. boa noite mauricio queria te dizer que fiz o frango na air fryer fiquei surpresa pois ficou otimo me sur premdi com eal nao pensava que iria ficar bom ficou otimo

    ResponderExcluir
  22. Que bom que gostou, vc ainda irá se surpreender muito, pois tudo fica bom rs

    ResponderExcluir
  23. COMPREI E FRITEI SALGADINHOS FICOU BOM!

    ResponderExcluir
  24. Oi Maurício, primeiramente parabéns pelo blog e pelas receitas, são excelentes. Gostaria de saber se você já fez ou tem dicas de como fazer abobrinha frita. Qual a melhor forma de empanar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Oi Luciene, nunca fiz abobrinhas empanadas, mas tem aqui no blog a berinjela empanada e também tem a recheada que já fiz, tente fazer igual. Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Olá tambem comprei uma, e não tem uma semana e já fiz muitas receitas, batata frita de palito e de carinha, bolinho de carne moída, coxinha de frango (parte da asa), churros, picanha coloquei um pouquinho de azeite ficou muito macia, quibe congelado está panela é otima pena que é pequena.
    agora vou fazer meu peixa empanado.

    ResponderExcluir
  27. Oi , comprei a minha também, estou adorando, tudo fica realmente como se tivesse sido frito, sem estar gorduroso, não fico mais sem. A minha é da marca Fun Kitchen, ela é exatamente igual a da Mondial, como já tive uma experiência positiva com a marca, comprei sem medo, mas sei que algumas pessoas se incomodaram , mas estou gostando.
    Adoro todas as receitas e sempre me oriento por este blog, que é show, ovbê está de parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Maurício, acha ser possível fazer o jiló como a berinjela empanada?

    ResponderExcluir
  29. Maurício...corri pra cá como me pediu...kkkk Postei hj e me recomendou que olhasse aqui...me perdoe mas vou perder a formalidade: VC é o Cara! Muito obrigada.
    Grata,
    Andréa Larroyd

    ResponderExcluir
  30. Maurício...estou apaixonada por suas receitas e dicas, tudo da Super certo!!! Meu marido está amando, todo dia invento uma novidade, obrigado por nos presentear com essas maravilhas!!!
    Abraços
    Simone Almeida e Murilo Almeida.

    ResponderExcluir
  31. Oi Mauricio, parabéns pelo blog, será que dá para fazer tempura também ? Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Oi Rodrigo, dá sim, faça igual a receita de couve-flor à milanesa que tem aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Maurício,

    Comprei há uns 2 meses a Airfryer da Walita, já tentei fazer coxinha (estas de festinhas infantis) 2 vezes, mas ficam muito branquinhas e tive a impressão que não é o mesmo gosto.
    Será que tenho que borrifar um pouco de óleo nelas antes de por na Airfryer? ou tem algum segredinho?

    ResponderExcluir
  34. Faça uma das minha receitas de salgadinhos que irá se surpreender!

    ResponderExcluir
  35. Maurício, estou a procura de um borrifador pra colocar oleo
    ou azeite, para eu usar na AirFryer, vc pode me da uma dica de onde
    eu va encontrar este tipo borrifador?Desde ja agradeço. Abraços

    ResponderExcluir
  36. Aqui mesmo no blog tem um post onde falo e indico. Abraços!

    ResponderExcluir
  37. oi Mauricio! Acabei de fazer filé de frango empanado e dessa vez segui as suas dicas e ficaram ótimos!! Antes não dava certo, agora utilizei somente a clara e a farinha de rosca tostada e um pouquitinho de azeite (preciso comprar o borrifador). E voilá ! moreninhos, macios por dentro e uma casquinha fininha. Obrigada ! beijus carinhosos !

    ResponderExcluir
  38. Olá, o que você me diz sobre empanar na farinha de aveia?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  39. Fica bom, mas para quem já tem o hábito, não fica muito crocante nem muito dourado, mas fica lindo e saboroso.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Mauricio, obrigado pela dica do empanado vou testar. Estou amando minha AirFryer, foi a melhor coisa que inventaram... Vi em um post que se colocar papel manteiga no fundo de cesta não agarra, tb vou testar. Parabéns pelo seu blog vou continuar seguindo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  41. Sr. Mauricio, estou aguardando a entrega da minha panela, que vai demorar ainda uns vinte dias pois tirei nos pontos do cartão de crédito , não pude escolher a marca , é Philco mas deve ser boa também. Enquanto isso procurei ler algum manual sobre as máquinas e vim parar no seu site. Adorei, tanto que já coloquei nos favoritos. A primeira experiência vou postar aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Para fazer alimentos empanados eu misturo um pouco de azeite na farinha de rosca que vou empanar e aí não preciso pincelar nem borrifar o azeite e fica crocante e douradinho...estou adorando a minha airfryer e esse blog parabéns....

    ResponderExcluir
  43. Juliana, obrigado! Na verdade não precisa nem borrifar nada se fizer o empanamento correto para cada alimento, basta seguir minhas receitas, abraços!

    ResponderExcluir
  44. Olá Maurício! Acabo de adquirir uma Air Fryer, estou adorando.
    Você poderia indicar o tempo de cozimento para os empanados?
    Parabéns pelo site. Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Obrigado, seja bem-vinda! Cada receita tem seu tempo, veja nas receitas aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  46. Maurício, parabéns pelo blog! Procurei e não achei a respeito de comida japonesa, você acha que ficaria bom fritar o hotphiladelfia? Faço ele no trigo, ovo e farinha panco. Quanto tempo e a que temperatura recomenda? Obrigada Paula

    ResponderExcluir
  47. Olá Maurício, uma bênção o seu blog, mas tenho intolerância ao gluten, será que vc poderia dar dicas como fez na receita de batata rustica, trocando o trigo por amido de milho? obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Sim, pode trocar, ou por farinha sem glúten tb.

    ResponderExcluir
  49. Olá Mauricio. parabéns pelo blog.
    Vendo coxinha e gostaria muito de saber se existe um tamanho industrial para grandes quantidades.
    Obrigada
    Neide

    ResponderExcluir
  50. Oi Neide, nunca ouvi falar viu, acho que não.

    ResponderExcluir
  51. Comprei a air fryer da Mondial por causa deste blog. Você merece comissão, está de parabéns. :) Até agora fiz batata palha congelada, linguiça, frango à passarinho e deu tudo muito certo. Minha mandioquinha frita não deu certo: não era congelada, ficou seca e meio murcha; acho que fiz algo errado. Hoje farei a costelinha de porco e estou ansiosa pelo resultado.

    ResponderExcluir
  52. Por favor, me explique por que meus empanados grudam na grade, mesmo seguindo as receitas, o que posso estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grudam porque sua AIrFryer é de grade e não antiaderente. Tente sempre pré-aquecer e untar nates de colocar o alimento para amenizar.

      Excluir
  53. Olá Maurício! acabei de comprar a minha Air Fryer e nem sei dizer se estou amando mais a panela ou o seu blog. Sensacional! Tenho experimentado todas as suas receitas e adorado. Parabéns E mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Olá Maurício, parabéns pelo blog, é super útil!!! Comprei uma Air Fryer Mondial, chegou hoje, mas já contei com duas dicas do blog: 1) na hora de escolher a marca e 2) na preparação do anti aderente. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde Maurício, Comprei a minha Airfryer ontem e inaugurei com o frango a passarinho, ficou gostoso e tostado. Uma colega de trabalho que me deu a dica do seu blog. Corri imediatamente para o computador e acessei. Estou adorando. Suas dicas são maravilhosas. Seu trabalho é de muito valor para nós iniciantes, rs.

    Vou me cadastrar para receber as suas receitas, pois trabalho o dia inteiro e só tenho uma hora para finalizar o almoço, então vc e a Airfryer estão me ajudando muito,
    Obrigada..

    ResponderExcluir
  56. Parabéns Maurício seu blog é top.comprei hoje minha panela, amanhã mesmo começo a usar.

    ResponderExcluir
  57. Oi Mauricio! Se eu congelar postas de peixe já temperado e empanado posso fazer direto na airfryer, sem esperar descongelar? Se sim, por quanto tempo em média?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  58. Fico me perguntando porque não conheci esse blog antes de comprar minhas panelas...parabéns, Maurício! Esse canal, assim como o da panela de pressão elétrica, são excelentes!

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde! Parabéns pelas dicas, sempre acabo consultando seu site mas agora tenho umas dúvidas. Para fazer Lula entendi que devo seguir como a Cebola mas 1) quanto tempo? 2) Os anéis de lula estão congelados, devo descongelar primeiro? 3) Você já testou com Lula? Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Olá Mauricio, adoro suas dicas fiquei com uma dúvida se eu usar a farinha panco para fazer o empanado devo tostar como a farinha de rosca? Faço os mesmos passos isso é passo no ovo e na farinha panco? Obrigada!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Oi Mauricio, recebi a minha AirFryer e já fritei aipim, muito bom vou ver outros pratos e aproveitar tudo que a fritadeira oferece.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia!
    Eu só posso fazer com farinha de rosca torrada,não pode ser a outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode fazer como desejar, mas se quiser os resultados que ostro tem que ser com essa que ensino.

      Excluir
  63. Maurício nem te conheço pessoalmente mas te amoooo.... como você é excelente, tão caprichoso em tudo que faz. Parabéns, estou amando minha AirFryer e suas dicas foram fundamentais pra que eu a adquirisse. Gosto demais da sua maneira de ensinar, em objetivo e eloquente. E, como observadora que sou, vejo seu background e amo, tudo em ordem. Ganhou uma fã.

    ResponderExcluir
  64. Amigo... O que é isso,aparência linda deve ter ficado uma gostosura. Vc realmente arrebenta,grato por essas dicas e já sou seu fã.Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: