Donuts na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 10 Comentários


Não sei se já contei aqui, mas aaaamo donuts, e sempre que viajo vou atrás de bons lugares para comer essas delícias, infelizmente aqui no Brasil é raro achar donuts bem feitos e realmente gostosos. Resolvi preparar os meus em casa, mas sem usar nenhuma gota de óleo, e depois de muitos testes esse foi o resultado, donuts fofinhos, saborosos, úmidos por dentro e muito lindos, além de fáceis de fazer rs, tenho certeza de que vocês vão adorar!



Ingredientes:
1 xícara de água morna
1 ovo
1/2 xícara de manteiga ou margarina
1/2 colher de chá de sal
5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de chá de fermento biológico seco ou 3 de sopa do fresco
4 xícaras de farinha de trigo

Para preparar a massa é muito simples, basta colocar todos os ingredientes em uma tigela e misturar tudo, sovar bem e deixar descansar até dobrar de volume, após isso já podemos passar para o segundo passo.
Se você tiver máquina de pão, coloque todos os ingredientes na máquina e use o ciclo de amassar massas, deixe até que a massa esteja pronta e crescida, depois retire e use.
Se quiser usar a batedeira, coloque tudo no bowl, use o gancho de massas pesadas, sove bem em velocidade baixa, até obter uma massa homogênea, então deixe descansar até dobrar de volume.
Com a massa pronta, coloque sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada, abra com um rolo deixando com cerca de 1,5cm de espessura. Com ajuda de cortadores ou um copo corte um círculo, depois com algo menor corte o centro, formando a rosquinha. As minhas deixei na média de 7,5 centímetros de largura.
Deixe as massas já cortadas sobre a bancada até que dobrem de volume novamente, então coloque na AirFryer, programe por 5 minutos à 180º, elas ficarão levemente douradas.



Retire os donuts da AirFryer, coloque sobre uma grade para esfriarem e repita o processo com todo o restante da massa até acabar.

Coberturas:
Para as coberturas as possibilidades são infinitas, você pode usar o chocolate derretido de sua preferência, confeitos, creme de avelã, fondant, doce-de-leite, brigadeiro, pode simplesmente passar no açúcar de confeiteiro, ou ainda pode pincelar com manteiga derretida e passar em mistura de açúcar com canela, só usar a imaginação!

Rendimento: Cerca de 25 unidades.

Armazenamento: Pote bem fechado por até 2 dias, em geladeira por até 5 dias ou congelado por até 1 mês. Na hora do consumo basta deixar descongelar e decorar.

Dicas: Você pode cortar apenas em formato de círculo e fazer aqueles donuts gordinhos recheados no centro, ou ainda pincelar geleias, creme e frutas frescas, até mesmo cortando ao meio como um sanduíche.

10 comentários:

  1. Olá, Mauricio!! Eu A-M-O donuts!! :) A massa fica boa para comer sem a cobertura? Pois irei deixar alguns sem...
    Amooo seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Aí é uma questão de gosto rs. bjs

      Excluir
  2. Parabéns tudo muito lindo e gostoso...Amo suas receitas e dicas

    ResponderExcluir
  3. Amei! Ficou ótima. Quase morri comendo, hehehe...

    ResponderExcluir
  4. Adorei, vou testar!!!Já estou com água na boca.

    ResponderExcluir
  5. Fiz o pão na fritadeira sem oleo e ficou maravilhoso ...adorei, antes usava a panela apenas para fazer batata frita....agora vou testar mais receitas. ...

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!