Bolinhos de Batata com Calabresa na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 5 Comentários


Macio, molinho, saboroso, derrete na boca, e ainda leva poucos ingredientes... esses bolinhos de batatas recheados com linguiça calabresa são um espetáculo, não dá pra parar de comer rs...
Além de super fáceis de fazer ainda possibilitam um mundo de variações, com recheios que também ficam deliciosos como carne moída, carne seca, frango...



Ingredientes:
500g de batatas
2 colheres de sopa de amido de milho ou fécula de batata
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
Sal à gosto

Recheio:
1 gomo de linguiça calabresa defumada
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado ou triturado
Salsa e cebolinha à gosto

Para empanar:
1 ovo inteiro
1 xícara de amido de milho ou fécula de batata
1 xícara de farinha de rosca torrada (JÁ ENSINEI COMO FAZER AQUI)

Escolha batatas mais secas, como a Asterix, cozinhe com a casca mesmo, preferencialmente no microondas, no vapor ou no forno, pois quanto mais sequinha ficar, quando menos água elas absorverem no cozimento, será melhor. Se não tiver ou souber cozinhe como preferir.
Descasque as batatas e amasse bem, juntamente com a manteiga e o sal, sem deixar pedaços, leve para gelar, depois de gelada acrescente o amido ou fécula e misture bem, a massa está pronta.
Para o recheio, processe / triture a linguiça, coloque em uma panela com os demais ingredientes e dê uma leve refogada, não frite muito ou começará a soltar óleo. Deixe esfriar bem.
Agora faça bolinhas com a massa de batatas e recheie com a calabresa, tomando cuidado para não deixar ar dentro.
Empane passando primeiro no amido ou fécula, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca torrada, sem deixar excesso ou empanamento grosso.



Para fritar na AirFryer basta colocar quantos bolinhos couberem, um ao lado do outro, deixando um pouco de espaço entre eles, depois programar por 5 à 8 minutos em 200º, até ficarem douradinhos.

Rendimento: Entre 15 e 20 unidades em média, dependerá do tamanho que fizer.

Armazenamento: Geladeira por até 2 dias ou congelados por até 30 dias. Caso congele pode preparar direto na AirFryer sem descongelar, apenas levará alguns minutinhos a mais.

Dicas: Adicione uma pitada de noz-moscada na massa de batatas, dá um sabor especial.

5 comentários:

  1. To adorando as receitas. .vou começar agora os trabalhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício!
    Primeiramente parabéns pelas receitas!São maravilhosas!
    Tenho uma dúvida quanto ao congelamento,se congela pronto ou antes de ir para a airfryer.
    Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!