Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Chipa na AirFryer

Maurício Rodrigues 25 Comentários


Quem ama chipa??? Eu! Bom, quem ama pão de queijo e queijo como eu não teria como não amar chipa. Esse parente do pão de queijo, sequinho por fora, macio por dentro, e mega mais prático de fazer do que pão de queijo. Se você não conhece experimente, vai se apaixonar! Ahhh e essa receita é uma adaptação da receita do famoso Lacir, que mudou de vida vendendo chipa e saiu até na tv. Já fiz de diversas maneiras e é perfeita, sempre dá certo, e na AirFryer fica ainda melhor do que no forno.



Ingredientes:
500g de polvilho azedo, doce ou ambos misturados
250g de queijo curado (canastra, araxá, meia cura, colonial...)
150ml de leite
3 ovos
50g de margarina, manteiga ou banha
1 colher de chá de sal

Você pode fazer essas receita na mão ou na batedeira, eu geralmente faço na batedeira porque é prático e fica ótima, além de rápido. Se for fazer na mão basta colocar tudo em uma tigela e misturar bem até obter uma massa uniforme. Se for na batedeira coloque os ingredientes exatamente na ordem acima, com o gancho de massas pesadas, bata na menor velocidade de sua batedeira até virar uma massa homogênea. Não precisa sovar ou escaldar, vai tudo frio mesmo.
Agora, pegue um pouco de massa, faça uma bolinha, depois faça um rolinho com a bolinha e dobre em formato de "U" ou ferradura, coloque na cesta da AirFryer, deixando espaço entre elas pois vão crescer. Programe a AirFryer por 10 à 15 minutos em 180º, até que fiquem douradas.
Repita o processo até acabar a massa.



Rendimento: Essa massa rende muito, 1kg de chipas, então se quiser pode dividir e fazer metade. A quantidade de chipas dependerá do tamanho e espessura que você fizer.

Armazenamento: Após assadas e frias em pote ou saquinho bem fechado, por até 2 dias. Você pode congelar sem assar em assadeira aberta no freezer, depois colocar em saquinhos e quando bater aquela vontade assar direto na AirFryer, congeladas mesmo.

Dicas: Acrescente ervas, salame ou calabresa triturada na massa e faça chipas temperadas.

25 comentários:

  1. Que maravilha. Eu amo chipas. Vou fazer hoje mesmo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    qual é esse cesto quadrado ?

    ResponderExcluir
  3. Maurício, você sugere que podemos fazer metade da receita, nesse caso utilizo 1 ou 2 ovos? Pretendo fazer no feriado.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Maurício,amo tudo de queijo...Essa receita é prática e rápida...Vou fazer para um cafezinho da tarde com minhas irmãs...Amei...Bj

    ResponderExcluir
  5. Se eu fizer a metade da receita quantos ovos usarei?

    ResponderExcluir
  6. Testada e aprovada!!!
    Uma delícia...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Maurício!!
    Posso usar água no lugar do leite?

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Mauricio por me ensinar usar a airfliyer pq eu so fazia batata ��

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou apaixonada pelo blog, com certeza mudou a alimentação da minha família.
    Meu filho gosta de uma chipa recheada de goiabada. Ser que dará certo se eu rechear?

    ResponderExcluir
  10. mauricio eu fiz os biscoitos de polvilho que ficaram maravilhosos muito obrigada por dividir conosco e qd vc puder faz um video das chipas por favor obrigada

    ResponderExcluir
  11. Gente amando minha airfryer o blog do Maurício e os vídeos dele no YouTube...Apaixonada por esse menino,rpz vc bota pra quebrar! Tudo de bom pra vc Maurício 😍😍😍

    ResponderExcluir
  12. Que delícia... Vi hoje essa receita, acabei de fazer e super aprovei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Amei a receita.... Parabéns td que vc ensina da certo olha fiquei super espantada com os pinhões... Deu super certo obrigada por nos ensinar suas receitas, bj Deus te abençoe 😘 ❤

    ResponderExcluir
  14. Fiz aqui, muito bom. Aprovadíssimo

    ResponderExcluir
  15. Vou fazer adorei essa receita,obrigada ❤👏👍

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: