Babaganoush / Pasta de Berinjela na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 5 Comentários


Para quem não conhece, o Babaganoush é uma pasta de de berinjela, tipo um patê ou purê, temperadinho e delicioso, de origem árabe, também conhecido e escrito de outras maneiras como baba ganoush, babaganuj, baba ghanoush, etc...
Aqui no Brasil geralmente é servido como entrada, principalmente com pão pita ou pão folha (que já ensinei AQUI no blog como fazer na AirFryer), torradinhas e até com saladas. É perfeito para receber visitas e montar aquela noite de comidinhas e petiscos como quibe, esfiha aberta ou fechada...
Além de muito fácil de fazer, nem preciso dizer que é delicioso, e eu adoro!!!



Ingredientes:
2 berinjelas
1 colher de chá de alho ou 1 dente de alho
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa da tahine (pasta de gergelim árabe)
2 colheres de sopa de azeite
Sal, páprica e pimenta à gosto

Lave as berinjelas e seque, coloque-as na AirFryer e programe por 15 minutos à 200º, depois abra e vire as berinjelas, feche e programe por mais 10 minutos à 200º. Como mostro nas imagens a seguir.



Agora retire as berinjelas da AirFryer, coloque em um prato ou travessa, corte cada uma ao meio e com a ajuda de uma colher retire toda a polpa delas, irão sobrar apenas as cascas bem fininhas que você deverá descartar.
Coloque a polpa das berinjelas e os outros ingredientes em um processador de alimentos, pode ser aqueles mini processadores ou pode usar um mixer também, bata até virar uma pastinha, que pode ser mais lisa ou com mais pedacinhos, fica ao seu gosto.
Passe a pasta para um outro recipiente e deixe esfriar, depois de frio pode servir ou levar para a geladeira para consumir gelado.
Na hora de servir regue com um fio de azeite e salpique páprica, pimenta e/ou cebolinha bem picada por cima.

Armazenamento: Pode ser mantido em recipiente bem fechado na geladeira por até 3 dias.

Dicas: Sirva com pães e torradas. E para beber sugiro um delicioso chá ou suco de hibisco, veja como fazer AQUI.


5 comentários:

  1. Adorei a idéia de cozinhar as berinjelas na air glyer, super prática. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu poderia congelar depois de pronta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente não gosto, muda a textura e sabor. Mas é tão prático de fazer e o rendimento é uma quantidade média legal tb. :)

      Excluir
  3. Oi, bom dia,, eu não consigo fazer beringela enpanada... Tem como vc me ajudar... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça como a receita que ensino aqui mesmo no blog.

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!