Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Porchetta na AirFryer

Maurício Rodrigues 6 Comentários


A porchetta é basicamente o porco assado, bem marinado e recheado com ervas, e com toda a camada de pele por cima, bem dourada, crocante e pururucada. Geralmente é feita com um porco inteiro desossado, uma delícia! Aqui no Brasil é mais popular em restaurantes típicos italianos e agora também nos food trucks e lanches gourmet. Podemos fazer pequenas quantidade em casa com a mesma qualidade e usando vários cortes do porco.
Eu adoro um belo lanche de porchetta no pão ciabatta, uma combinação perfeita, e hoje ensinarei como fazer uma bela porchetta e esse lanche que adoro!!!



Ingredientes:
1 peça de carne de porco que tenha carne e pele por fora, qualquer uma, pode ser barriga, lombo, pernil... aqui usei pernil. Mais ou menos 1kg.
1 folha de louro quebradinha ou 1 pitada de louro em pó
1/2 colher de sopa de manjericão
1/2 colher de chá de alecrim
1/2 colher de chá de tomilho
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de pimenta calabresa
1 pitada de erva-doce
1 pitada de noz-moscada
1 colher de chá de alho triturado ou amassado
2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá rasa de sal
Molho pesto para acompanhar

Em primeiro lugar retire qualquer ossinho que possa haver na carne e limpe a pele, retirando qualquer pelinho que possa haver.
Coloque a carne em um recipiente com a pele voltada para baixo. Em um recipiente misture todos os temperos e misture bem, depois espalhe sobre a carne.
Com um barbante enrole a carne e feche bem apertado, mantendo os temperos dentro. Envolva a carne em um saquinho plástico, retire bem o ar, e deixe na geladeira de um dia para o outro, quanto mais tempo deixar mais saboroso ficará.



No dia seguinte coloque a porchetta na cesta da AirFryer, com a abertura das bordas voltada para cima e programe por 20 minutos à 200º, depois vire com a pele para cima, pincele um pouco de azeite ou óleo e programe por mais 20 minutos à 200º.



Na hora de servir corte e retire os barbantes, fatie e sirva!
Para fazer os lanhes use o pão que quiser, mas a ciabatta é o que mais combina na minha opinião, corte o pão ao meio, coloque uma fatia de porchetta e uma boa colherada de molho pesto... huuummm que maravilha.....

Rendimento: Serve 8 pessoas em média.

Armazenamento: Pode ser congelado já pronto por até 3 meses e depois descongelado, fatiado e reaquecido na hora de consumir.

Dicas: Use todas as ervas que conseguir dentre as que indiquei, desta forma você terá um sabor mais autêntico. Se não achar um corte como o meu, use um pedaço de carne suína qualquer e envolva com pancetta / barriga de porco, o resultado tb será ótimo!


6 comentários:

  1. olá, Maurício, sou fã do seu blog, já fiz várias de suas receitas e estão aprovadíssimas pela milha família. Você mostrou que a air fryer não serve só para batata frita. Só queria comentar que a barra de pesquisa de receita não está funcionando. Alguém já comentou isto com você? Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Sim, está normal, verifique seu dispositivo e se for o caso use o ÏNDICE no topo, abraços!

      Excluir
  2. Então Mauricio tem certeza que seu nome é Rodrigues!!! Isso que você fez com essa carne é dos deuses e me faz lembrar a terra dos meus avós. Vou ser obrigado a sair do grupo pois assim não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pattini essa vc tem que fazer, é bem a sua cara rs, vc vai amar!

      Excluir
  3. Oi Maurício. Tenho em casa um joelho de porco de 1,5 kg. Com osso. Se eu seguir a receita acima adequando o tempo poderá dar certo ? abs

    Camilo de Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que sim, mas se for uma carne muito dura é bom cozinhar na pressão e depois fritar na AirFryer.

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: