Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Bolinhos de Lentilhas na AirFryer

Maurício Rodrigues 10 Comentários


Esse bolinho é daqueles que posso chamar de "Super Bolinhos", pois além de gostosos, são muito saudáveis!
Uma ótima opção para o ano novo, afim de variar a forma que irá consumir sua cota de lentilhas, e para os que acreditam, ter um ótimo ano rs
A lentilha, que um dos principais ingredientes dessa receita, é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e a receita toda em si é perfeita, muito rica, proteica, boa para quem pratica esportes ou está de dieta, além de trazer inúmeros benefícios à saúde.

Ingredientes:
1 xícara de lentilhas secas
3 xícaras de água
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de trigo para quibe
1 xícara de bacon, calabresa, frios, legumes ou vegetais picadinhos
1/2 cebola ralada ou triturada
1 colher de chá de alho amassado ou triturado
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de cheiro-verde
1 colher de sopa de farinha de trigo

Em uma panela de pressão coloque as lentilhas, a água e o sal, tampe e cozinhe por 20 minutos.
Enquanto isso, em outra panela refogue o bacon, calabresa, frios, legumes ou vegetais de sua preferência juntamente com a cebola, alho e azeite.
Assim que as lentilhas estiverem prontas despeje em uma tigela, com água e tudo, e acrescente o refogado que fez, o trigo para quibe, cheiro-verde e farinha de trigo. Misture tudo muito bem e deixe descansar e esfriar bem.
Depois da massa fria, modele os bolinhos e vá colocando em uma assadeira untada com azeite, depois leve para o freezer para congelar.
Na hora de preparar, coloque quantos bolinhos couberem dentro da cesta da AirFryer, sem amontoar muito, e programe a AirFryer por 15 à 20 minutos à 200º, até começarem a dourar levemente.




Sirva com molhos de sua preferência!

Rendimento: 40 à 45 unidades.

Congelamento: Podem ser guardados congelados por até 3 meses.

Dicas: Substitua o recheio por outro de sua preferência e acrescente ervas à gosto.


10 comentários:

  1. Esse trigo para quibe já é hidratado?

    ResponderExcluir
  2. Não, é seco mesmo, ele vai hidratar na água do cozimento da lentilha quando vc misturar tudo.

    ResponderExcluir
  3. Deixa descansar com a agua e tudo? So depois joga a agua fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai sobrar água no final Fabio, a água do cozimento da lentilha vai hidratar o trigo para kibe e depois tudo junto vai virar a massa, prático né!

      Excluir
  4. Congela-se crus ou assados? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maurício, compramos uma airfryer a pouco tempo e encontrei o teu blog procurando receitas, parabéns as receitas são ótimas mesmo!!!!! Gostaria de te dar uma sugestão, coloca algumas receitas com farinha sem glúten..... :) obrigada por contribuir para a melhoria dessa nossa vida tão atribulada..... bjus

    ResponderExcluir
  6. Maurício, boa tarde! A lentilha desmancha e vira uma massa ou ainda fica os grãos? Outra pergunta, posso fazer num refratário, estilo quibe assado em vez de moldar os bolinhos?

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: