Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Tarteletes / Tortinhas Salgadas na AirFryer

Maurício Rodrigues 7 Comentários


Tarteletes ou tortinhas são maravilhosas! Ótimas para festas e receber amigos e visitas, ou mesmo para um lanchinho diferente e especial.
Esta receita é super fácil e versátil, podendo ser feita com praticamente qualquer tipo de recheio e a massa é maravilhosa e simples.

Ingredientes da massa:
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo (350gr)
2/3 de xícara de manteiga ou margarina de boa qualidade (160gr)
1 ovo
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento para bolo
1 gema e um fio de azeite para pincelar

Recheio de frango: 350gr de frango cozido, desfiado e refogado e 1 xícara de requeijão cremoso. Refogue o frango e acrescente o requeijão, mexa bem até misturar tudo e ficar cremoso, reserve e deixe esfriar.

Recheio de palmito: 1 vidro de palmito, 1 caixinha de creme de leite, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, cebola, alho e sal à gosto. Pique o palmito em cubinhos pequenos e refogue em uma panela com cebola, alho e sal à gosto, depois acrescente o creme de leite e a farinha, mecha bem até engrossar, vai ficar como um purê, deixe esfriar.

Recheio de queijo: 1 xícara de ricota esfarelada, 1 xícara de requeijão cremoso, 100gr de queijo prato picadinho, triturado ou ralado, 1 caixinha de creme de leite, 2 ovos. Misture todos os ingredientes e reserve para rechear.

Para preparar a massa, basta misturar todos os ingredientes bem, até obter uma massa lisa e com textura de massa podre, meio quebradiça. Envolva a massa em um saquinho ou filme plástico de pvc e deixe descansar por 30 minutos. Separe forminhas de cerâmica, metal ou silicone para fazer as tortinhas.
Pegue bocados de massa e aperte dentro das forminhas deixando com no máximo 0,5cm de espessura, depois coloque o recheio e cubra com queijo parmesão ralado.



Coloque as tarteletes na cesta da AirFryer e programe por 12 minutos à 200º, dependendo do tamanho o tempo pode ser maior ou menor, deixe até ficarem douradas e a massa começar a se desprender da borda da forminha. Após amornarem ou esfriarem desenforme.



Rendimento: 20 à 25 unidades.

Congelamento: Congele as tortinhas ainda cruas, deixe descongelar antes de assar na AirFryer e asse da mesma forma que ensinei acima. Se preferir também pode assar as tortinhas e congelar, depois deixe descongelar e reaqueça na AirFryer por alguns minutos.

Dicas: Prepare o recheio como desejar, pode variar fazendo opções com legumes, carne, queijo, frios, etc...



7 comentários:

  1. Hum que delicia, vou fazer!!! Nossa suas receitas são demais!! Abraço

    ResponderExcluir
  2. uma outra dúvida, a massa posso colocar todos os ingredientes e bater no processador ou tem que misturar na mão mesmo??

    ResponderExcluir
  3. Oi Maurício
    Depois de ler tudo o que vc disse aqui comprei a da Mondial. Já tinha uma actfry da Arno.
    Primeira receita para testar...pastéis. Adoramos aqui em casa.
    Parabéns pelo excelente trabalho feito no blog e pelas maravilhosas receitas. Com o tempo quero fazer tudo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela aquisição e obrigado pelo carinho, abraços!

    ResponderExcluir
  5. mauricio, não entendi a utilidade da gema e do fio de azeite.
    Depois de colocar o queijo ralado, eu faço uma mistura da gema com o azeite e pincelo?

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: