Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Fogazza Frita na AirFryer

Maurício Rodrigues 34 Comentários


Amo Fogazza, é um dos meus quitutes italianos favoritos, mas confesso que há um bom tempo não fazia, pois fazia no óleo, então resolvi testar minha receita de antes na AirFryer, e o resultado foi excelente, uma massa perfeita, saborosa e sequinha, nada de massa engordurada!
Vou ensinar como fazer com o recheio mais tradicional e que é o meu preferido, mas vocês podem fazer com os recheios que desejarem.

Ingredientes:
1 xícara de leite morno
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento biológico (pode ser o seco ou o fresco)

Recheio:
300gr de muçarela ralada, triturada ou picadinha
1/2 xícara de tomates sem sementes cortado em cubinhos pequenos
1 colher de sopa de manjericão fresco

Para preparar a massa é bem simples, basta misturar todos os ingredientes e amassar até ficar uma massa uniforme e macia, depois coloque em uma tigela e cubra com um pano ou plástico e deixe descansar por 20 minutos. Após passado o tempo de descanso da massa, unte uma superfície lisa com óleo ou azeite e coloque a massa, divida em 7 partes e faça uma bolinha com cada parte de massa.
Agora vamos modelar! Basta pegar uma bolinha de massa e ir achatando e apertando sobre a superfície com óleo ou azeite, ela escorregará a abrirá facilmente, sem precisar de rolo, só na mão mesmo, depois coloque o recheio, dobre ao meio e feche as bordas apertando com um garfo dos dois lados da fogazza para que ela não abra ao fritar.



Coloque duas fogazzas na cesta da AirFryer por vez, programe por 8 minutos à 200º, quando o tempo terminar retire as fogazzas da AirFryer e repita o processo com as restantes até acabar.



Rendimento: 7 unidades

Congelamento: Você pode mantes as fogazzas ainda cruas na geladeira e depois preparar na AirFryer na hora que desejar, duram até 3 dias desta forma. Também pode assar e depois congelar, e quando der vontade basta aquecer novamente e consumir.

Dicas: Substitua o recheio pelo que desejar. Você também pode fazer fogazzas menores ao seu gosto.


34 comentários:

  1. Mauricio parabéns pelo blog, suas receitas são divinas, testo sempre que possível. Nessa receita será que dá certo usar farinha integral ou de aveia, algo do tipo?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Janaina! Essa minha receita é tradicional italiana, só faço assim, qualquer modificação só testando e provavelmente não ficará igual, mesmo ficando boa rs

    ResponderExcluir
  3. Não é só a cara rs... o sabor fica muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Fiz a receita, só alterei um pouco a massa colocando um ovo. Ficou muito muito boa! Parabens!

    ResponderExcluir
  5. Olá Maurício... Acabei de saborear as Fogazzas, ficaram maravilhosas, massa excelente!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mauricio, acabei de fazer as fogassas, ficaram ótimas, a massa é excelente, todos adoraram. Abraços Lourdes

    ResponderExcluir
  7. Será que posso usar o ciclo massa da maquina de pão?

    ResponderExcluir
  8. Oi Maurício, compartilhei sua receita da Fogazza no face com "Doidas pela Airfryer" com minhas fotos a uns dias atras e hj editei e coloquei o link do seu blog... ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá, queria saber se dá para substituir o fermento pelo químico.

    ResponderExcluir
  10. Não Ju, fermento químico funciona de um jeito e o fermento biológico de outro, nunca um poderá substituir o outro em uma receita.

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de contar que ficou ótimo \o/

    ResponderExcluir
  12. Oi Mauricio,posso fazer a massa na máquina de pão e depois fritar na AF?

    ResponderExcluir
  13. Mauricio, quanto usa de fermento fresco ??

    ResponderExcluir
  14. Olá Mauricio, vou fazer este final de semana mais... estou achando que é pouco liquido para a quantidade de farinha! Geralmente faço a massa de pizza e leva 60% de liquidos sobre a quantidade de farinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, poe fazer tranquilamente, vc já deve ter visto lá no grupo inclusive varias pessoas que já fizeram, é uma receita que faço faz anos rs... em massas geralmente é o triplo de farinha em relação aos líquidos.

      Excluir
  15. Que receita maravilhosa ,vou fazer!!

    ResponderExcluir
  16. Quais outros recheios posso fazer para variar adoro fogazza.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!
    Qual a marca da sua air flyer?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Maurício, parabéns pelo blog. Aqui em casa tem farinha de trigo já com fermento, então gostaria de saber se posso usar ela nessa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, farinha com fermento é farinha + fermento químico, aquele em pó para bolos, e aqui neste receita é fermento biológico, o de pães.

      Excluir
  19. Sensacional!
    Deu super certo!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. Gente que massa maravilhosa! Ficou perfeito.... Parabéns mais uma vez 🎶🎶

    ResponderExcluir
  21. Amei!! Primeira vez que fiz, ficou perfeita!!!

    ResponderExcluir
  22. Maurício amamos tdo que vc faz. Meu marido elogia e fala q esse sabe o que está fazendo,pois testa tudo antes de postar as receitas maravilhosas. Fizemos ontem a Fogazza e foi mais um sucesso!!!! Parabéns!!! Somos seus fãs!!!💕👏👍🌹💋🙏

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: