Empadinha na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 24 Comentários


Adoro empadinhas, mas geralmente são trabalhosas de fazer e ainda não tinha achado uma boa massa até fazer esta desta receita. Esta receita fica maravilhosa, sequinha, crocante e desmanchando na boca, além de saborosa e fácil de fazer, experimentem!

Ingredientes da massa:
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo (350gr)
2/3 de xícara de manteiga ou margarina de boa qualidade (160gr)
1 ovo
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento para bolo
1 gema e um fio de azeite para pincelar

Recheio de frango: 350gr de frango cozido, desfiado e refogado, 1 xícara de requeijão cremoso e azeitonas. Refogue o frango e acrescente o requeijão, mexa bem até misturar tudo e ficar cremoso, reserve e deixe esfriar.

Recheio de palmito: 1 vidro de palmito, 1 caixinha de creme de leite, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, azeitonas, cebola, alho e sal à gosto. Pique o palmito em cubinhos pequenos e refogue em uma panela com cebola, alho e sal à gosto, depois acrescente o creme de leite e a farinha, mecha bem até engrossar, vai ficar como um purê, deixe esfriar.

Para preparar a massa, basta misturar todos os ingredientes bem, até obter uma massa lisa e com textura de massa podre, meio quebradiça. Envolva a massa em um saquinho ou filme plástico de pvc e deixe descansar por 30 minutos. Separe forminhas de metal para fazer as empadas, aqui usei nº3 (6,5cm X 2,5cm).
Pegue bocados de massa e aperte dentro das forminhas deixando com no máximo 0,5cm de espessura, depois coloque o recheio e uma azeitona dentro. Pegue outro pedaço de massa, faça uma bolinha e aperte entre as mãos ou com um rolo para fazer a tampa da empada, colocando por cima da forminha e apertando as bordas da massa contra a borda da forminhas com os dedos fechando a empada. No final pincele com gema misturada com um fio de azeite.



Coloque as empadas na cesta da AirFryer e programe por 20 minutos à 200º, se forem menores como mini empadas deixe menos tempo, cerca de 15 minutos à 200º.



Rendimento: 10 à 12 unidades

Congelamento: Congele as empadas ainda cruas, deixe descongelar antes de assar na AirFryer e asse da mesma forma que ensinei acima. Se preferir também pode assar as empadas e depois congelar, depois deixe descongelar e reaqueça na AirFryer por alguns minutos.

Dicas: Prepare o recheio como desejar, pode variar fazendo opções com legumes, carne, queijo, frios, etc...
Se fizer mais de um sabor e quiser identificar, ou se quiser apenas decorar faça riscos leves sobre as empadas ainda cruas já pinceladas com gemas com um garfo ou salpique gergelim por cima. Você também pode fazer bolinhas, florzinhas etc... com as sobras de massa e decorar por cima das empadas.


24 comentários:

  1. Pode bater essa massa na maquina de pão? Juju

    ResponderExcluir
  2. Pode Juju, mas na MFP vai só misturar e não virará bola, daí basta depois unir apertando com a as mãos, mas é uma massa muito fácil!

    ResponderExcluir
  3. Fiz esta receita, ficou muito bom.Como sempre você está de parabéns. Abraços Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Lourdes, que bom que gostou! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Será q rola fazer em forminhas de silicone??

    ResponderExcluir
  6. Sim Marcely, pode fazer em forminhas de silicone sim, no caso das empadinhas eu prefiro forminhas de metal, mas pode usar outro tipo tranquilamente.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mauricío, será que posso usar forminhas de papel na airfryer?

    ResponderExcluir
  8. Olá, nessa receita será que funciona com farinha integral?
    Flavinha

    ResponderExcluir
  9. Só testando para ver, acho que com farinha integral ficará um sabor muito forte e seca.

    ResponderExcluir
  10. Posso colocar na fritadeira aquelas empadinhas congeladas compradas prontas? Se for possível deixo quanto tempo ?

    ResponderExcluir
  11. Sim, pode, mas isso varia muito, depende do tamanho, da massa.....

    ResponderExcluir
  12. Dá para usar farinha integral? Fica igual será?

    ResponderExcluir
  13. Acredito que sim, mas só testando, acho que o sabor ficará bem acentuado.

    ResponderExcluir
  14. Ganhei uma Air Fryer semana passada, só q é da Philco. Problema q o cesto dela é como da Walita, meio quadrado, essa da Mondial, sendo redonda é bem mais fácil de adaptar formas e refratários... (#fica a dica). Ainda não tive tempo de fazer muita coisa, pois trabalho e quase não tenho tempo, mas tô louca pra fazer várias delícias q vi aki no Blog. Parabéns pelo seu excelente trabalho, e obrigada por compartilhar conosco essas delícias!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi... Eu faço reeducaçao alimentar.
    Entao fiz com farinha integral e tbm com farinha de aveia. Ambas ficaram maravilhosas e nem.um pouco secas... Usei manteiga light e ao inves de 160gr usei 200gr... Ficaram molhadinhas e saborosas

    ResponderExcluir
  16. Posso fazer uma unica empada grande, em vez de empadinhas pequenas? A programação seria a mesma ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga a receita de empadão que ensino aqui mesmo no blog.

      Excluir
  17. Bom dia ! Posso fazer na forma de silicone ? Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Fiz e ficou ótima! Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!