Souflé na AirFryer (Suflé)

08:00 Maurício Rodrigues 30 Comentários


Que delícia um souflé quentinho e fofinho feito rapidamente na AirFryer! Esta receita é uma daquelas coringas, pois pode ser feita com qualquer coisa, ou seja, qualquer sabor e tipo de souflé. Pode-se aproveitar até sobras de legumes, vegetais ou carnes do dia anterior ou almoço, e garanto que fica delicioso. Para mim é uma daquelas receitas que conforta, e adoro comer a noite, principalmente em dias frios.

Ingredientes:
2 colheres de farinha de trigo
200ml de leite
1 colher de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
1 colher de sopa de queijo ralado
3 ovos (claras e gemas separadas)
Cheiro verde à gosto
1 xícara do recheio escolhido (ao final darei algumas sugestões)

Em uma panela coloque a farinha, manteiga ou margarina, leite e sal, misture bem e ligue o fogo, vá mexendo sem parar até formar um creme, depois acrescente o recheio que escolheu, o cheiro verde e as gemas e mexa bem até ficar bem misturado. Enquanto isso bata as claras em neve e depois acrescente à mistura que fez na panela, aos poucos e mexendo delicadamente para não perder a fofura das claras, como mostro nas imagens abaixo.

Separe 4 portinhos ou ramekins de porcelana ou cerâmica e unte com azeite, se não tiver use uma xícara de porcelana baixa, e distribua a massa neles, deixando pelo menos 1cm de sobra para não transbordar.
Coloque 2 potinhos na AirFryer por vez, por 15 minutos à 200º. Sirva ainda quente!

Rendimento: 4 unidades que servem 4 pessoas.

Sugestões de recheios: Carne, frango, linguiça, salsicha... moídos, picados ou desfiados. Legumes e vegetais como batata, chuchu, cenoura, milho, ervilha, espinafre, escarola... picadinhos. Ou a mistura que preferir, todos já cozidos!


30 comentários:

  1. Nossa deve ser uma delicia adoro suflê... vou preparar depois digo o que achei! Obrigada pelo site, vc nos ajuda a variar muito nosso cardápio diário.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá, Maurício,

      Posso substituir a farinha de trigo por farinha integral ou aveia?

      Obrigada,

      Silvana

      Excluir
    2. Poder vc pode, mas não terá o mesmo ótimo resultado.

      Excluir
  3. Muito legal teu blog, parabéns pelo trabalho! Estou ansiosa para testar todas as receitas hehe Tu já testou algo com camarões? Obrigada e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que deliciaaaaaaaa!!!!
    Eu fiz com sobra de carne moída e acrescentei um pouco de creme de leite pq errei no sal..rs ficou divino!!! Parabéns seu blog é show!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom né Janaina, sou suspeito pra falar, mas é divino rs!

    ResponderExcluir
  6. Mauricio gostaria de saber quanto tempo ficaria um uma só travessa,comprei uma propria de soufle. ñ quero arriscar pra ñ ficar cru, espero sua resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. A própria para Souflé é do tamanho das da foto, só muda os detalhes do ramekin, que ao invés de lisas são frisadinhas externamente. Se vai fazer em um recipiente maior terá que testar, levará mais tempo mas não tenho como precisar sem saber o tamanho do recipiente e sem testar, deixe ficar douradinho e faça o teste do palito, tem que sair quase seco.

    ResponderExcluir
  8. Não tem problema colocar as xícaras dentro da air fryer?
    Me empolguei com o blog e comprei uma, mas no manual da minha vem dizendo para não colocar nenhum outro refratário que não seja os que acompanham o produto, inclusive eles proibem também o papel alumínio. Fiquei um pouco descontente, pois já havia visto umas dicas aqui de usar aqueles refratários de alumínio descartáveis, as famosas "quentinhas". E agora? rs

    ResponderExcluir
  9. Bianca, se vc utilizar da forma que ensino e mostro nas receitas não tem problema algum, o que não pode é usar para tudo, pois tem gente que forra ou usa recipiente em tudo que faz por preguiça de limpar, e aí nem o resultado é o mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, vou aproveitar todas as suas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Maurício...será que dá pra fazer em forma de silicone?

    ResponderExcluir
  12. No caso do Souflé eu prefiro no potinho de cerâmica, mas pode sim.

    ResponderExcluir
  13. Olá Mauricio. Acabei de fazer o souflé. Ainda não coloquei na fritadeira. Depois te conto. Sua dicas são ótimas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Fiz sem as gemas. Recheio de mussarela, ervilha, espinafre picado e pré cozido no vapor. Ficou 10! Bem levinho, show de bola.

    ResponderExcluir
  15. Ah!! Fiz na forminha de silicone para cupcake. Então foram 3 forminhas por "fornada" de 10 minutos a 200º

    ResponderExcluir
  16. Vou substituir a farinha de trigo pela de arroz e usar o leite sem lactose , pois sou intolerante aos 2. Depois te conto se ficou bom.

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz com espinafre e usei a forma antiaderente da air fryer, ficou delicioso

    ResponderExcluir
  18. Amo essa receita, já fiz várias vezes. Leve e deliciosa.

    ResponderExcluir
  19. Fiz com recheio de frango ficou uma delícia. Adoro suas receitas e faço na Air frae.

    ResponderExcluir
  20. Fiz hoje...com cenoura refogada...nossa é divino

    ResponderExcluir
  21. conceicão de fatima silva28 de abril de 2016 21:07

    Eu fis com cenoura picadinha bem cosida ficou uma delicia.

    ResponderExcluir
  22. Receita aprovada! Fiz com recheio de salsicha e deu super certo! Parabéns! Continue postando que estamos seguindo!

    ResponderExcluir
  23. Olá, sou celíaca e gostaria de saber pelo que posso substituir a farinha de trigo?

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!