Pão de Batata na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 39 Comentários


Tem pão mais gostoso que pão de batata quentinho com um cafezinho ou chocolate quente? Esta receita é super prática e bem fácil de fazer, pode ser feito com recheio salgado, doce ou sem recheio, pois fica úmido e fofinho, além de delicioso!

Ingredientes:
1 xícara de leite morno com 1 ovo dentro (coloque o ovo dentro da xícara e complete com o leite)
1/2 xícara de purê de batatas instantâneo + 1/2 xícara de água ou 1 xícara de batatas cozidas e amassadas
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de óleo ou azeite
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco (aquele para massas e pães que vem em sachês) ou 2 tabletes de fermento fresco
Recheio de sua preferência (sugestões no final da receita)
1 gema para pincelar

Atenção: Use sempre xícara padrão de 240ml e colheres medidoras padrão.

Coloque todos os ingredientes em uma tigela, misture e sove bem até obter uma massa lisa e bem macia. Se tiver máquina de pão coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão e programe o ciclo Amassar ou Massa e deixe bater por pelo menos 30 minutos.
Com a massa pronta, divida-a em 16 partes iguais e faça uma bolinha com cada pedaço de massa. Se for rechear basta achatar a bolinha de massa na palma da mão mesmo, depois colocar o recheio de sua preferência e fechar unindo as bordas para o centro, depois vire e coloque sobre uma assadeira untada com óleo ou azeite, repita o processo como nas fotos abaixo com todas as bolinhas, depois pincele com gema de ovo e deixe descansar, coberto com um plastico ou dentro de uma saco plástico, por 20 a 30 minutos.

Coloque 4 pãezinhos de batata de cada vez na cesta da AirFryer e programe por 10 minutos à 180º.


Sugestões de recheios: Catupiry ou requeijão cremoso, queijos de sua preferência, frios, queijo com goiabada, frutas com doces ou chocolate, calabresa, escarola, vegetais... sempre cremosos ou firmes, recomendo que misture com requeijão cremoso, assim fica sempre delicioso.

Rendimento: 16 unidades

Congelamento: Após assados podem ser congelados por até 3 meses e aquecidos na hora de consumir. Você também pode deixar crus e cobertos na geladeira por até 3 dias, retirar para voltar a temperatura ambiente por alguns minutos e depois preparar na hora na AirFryer.

Dicas: Após pincelar salpique queijo ralado, ervas finas ou gergelim por cima dos pãezinhos, ficam lindos!


39 comentários:

  1. Parecem se muito bons.
    Será que se misturar cebola em pó na massa fica bom?

    ResponderExcluir
  2. Amo pão de batata.. vou testar

    ResponderExcluir
  3. nossa que ótima idéia... vou testar

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Fiz o pão ontem e ficou mt bom!! Guardei na geladeira para hj e ele deu uma murchada mas qdo coloquei pra fazer ficou bom novamente. Minha dúvida é se posso congelar crú ou se preciso assar todos antes? Abs!

    ResponderExcluir
  5. Amigo,

    Aquele fermento de 10 gramas da fleschman pode colocar quantos sachês?
    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. Layana, vc deve medir conforme medidas da receita e não por sachês.

    ResponderExcluir
  7. Oi, sou o Willian.
    Gostaria de saber se o tamanho influencia, pq o meu fiz um pouco grande e ficou um pouco cru por dentro.

    ResponderExcluir
  8. Oi Willian, com certeza influencia sim, o tempo e temperatura mudam, por isso falo para dividir a massa em 16 partes iguais, assim não tem erro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mauricio, fiz ontem esse pão, ficou muito bom, porém, para modelar os pães, achei a massa muito grudenta, é assim mesmo ou tenho que colocar mais farinha? Grata - Gi

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, que bom que gostou. A massa fica mais mole e levemente grudenta mesmo, daí vc modela com pouca farinha ou azeite nas mãos, abraços!

    ResponderExcluir
  11. Fiz hoje pro café da tarde e ficou uma delícia! Não sobrou pra congelar...rs! Obrigada por compartilhar as receitas, um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Já fiz essa receita, uma delicia!!!Porém achei a massa bem difícil de fazer bolinhas, é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostou Tati, é assim mesmo, é uma massa bem delicada e macia!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mauricio! ! Fiz os pães! Chegou hoje minha máquina, fiz os 16 Pães, mas achei que ficaram escurinhos. Pra eu deixar mais clarinho? Diminuo o tempo ou a temperatura? Todos gostaram, mesmo assim! Obrigada por nos acrescentar as delícias da culinária saudável.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gisele, vc vai amar, parabéns! Sim, pode diminuir um ou dois minutos do tempo ou um pouquinho da temperatura que ficarão mais clarinhos. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Maurício fiz hoje para o lanche e ficaram maravilhosos, fiz recheado com frango e queijo cremoso, parabéns pela receita e obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  17. Oi Maurício, posso fazer hj a noite e assar so amanha de manhã?? Deixo na geladeira coberto com um pano ??

    ResponderExcluir
  18. Olá Maurício. Meu nome é Simone. Acabei de comprar minha AirFyer e achei seu blog que estou adorando suas receitas. Quero este final de semana fazer o pão de batata para estrear a minha fritadeira elétrica. Só queria tirar uma dúvida: posso trocar o leite por água ou por leite vegetal? É porque minha filha tem alergia a leite de vaca. E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, parabéns! Obrigado! Sim, pode sim, sem problemas.

      Excluir
  19. Olá... Estou amando as receitas do blog.Comprei uma panela quinta e já fiz varias receitas!
    Quero saber se posso substituir a batata comum por barata doce pra massa...obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e parabéns! Não, aqui tem que ser batata comum.

      Excluir
  20. Olá, Tenho uma dúvida...o fermento misturo com tudo diretamente?? Ou devo primeiro dissolver ele em água?? Obrigada e parabéns pelas receitas!!

    ResponderExcluir
  21. A massa é realmente muito chata de trabalhar... Mas ficou deliciosa!! Não deu nem pro cheiro... Hahaha

    ResponderExcluir
  22. Maurício Parabéns pelo blog...amo as receitas, todas q fiz até agora deram super certo! Fiz o pão de batata e ficou simplesmente maravilhoso, como li nos comentários q a massa era ruim de trabalhar nem me apavorei. ..É de fato ruim mas da pra fazer e no final da td certo!Amo as receitas,as dicas e os comentários das pessoas q ajuda muito tbm!!!Parabéns mais uma vez ...nunca comentei em outro blog,mas esse fiz questão!

    ResponderExcluir
  23. Que receita gostosa, porém tbm achei grudenta e coloquei mais farinha, com medo de ficar duro.. Não ficou mas da próxima vez tentarei fazer sem acrescentar mais farinha.. Maurício será que ficou mais grudenta pq usei a batata amassada ainda quente? Abraço..

    ResponderExcluir
  24. Fiz os pães usando o purê pronto.... A massa é ótima.... Fica bem macia, mas muito fácil de trabalhar, recheei com presunto e queijo.... O resultado foi sensacional.... Tive que dobrar a receita devido a quantidade de pessoas.

    Parabéns pelas receitas! A próxima que farei será a de panetone!

    ResponderExcluir
  25. Nossa gente depois desses comentários preciso fazer esse pãozinho, q parece maravilhoso, e volto para falar no que deu, rsss. Uma das mtas vantagens das "airfreyers" é q todas as receitas dão certo!! Parabéns pelo blogue! Abs

    ResponderExcluir
  26. Maravilhoso. Me bati na massa. Achei q fosse perder tudo. Mas, me surpreendeu

    ResponderExcluir
  27. Maurício, esses pãezinhos são do céu!!!! Fiz duas receitas e ficaram ótimos!!!!

    ResponderExcluir
  28. Maravilhoso...fiz e deu super certo!!! Adoramos... Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. adoro suas receitas. gostaria de saber se ao invés de passar gema em cima dos pães posso passar manteiga, é que não gosto de gema. obrigada bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica ao seu gosto, mas não dá o mesmo resultado ok.

      Excluir
  30. Nossa, amei esta massa!!! Super gostosa de trabalhar! Estão crescendo para colocar na airfryer logo mais! rs

    ResponderExcluir
  31. Boa noite minha filha está fazendo pela segunda vez depois que viu a receita...sao deliciosos !!Obrigada por mais uma receita maravilhosa!!Parabéns!!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!