Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Sardinha Frita na AirFryer

Maurício Rodrigues 53 Comentários


Como é bom comer um peixinho sem culpa, sem sujeira, leve e sem óleo! Confesso que hoje como peixes com uma frequência bem maior, e fico feliz por isso, antes eu desistia no momento em que pensava no cheiro que impregnava na casa, na bagunça e sujeira do óleo, e em como um alimento que deveria ser saudável acabava virando uma bomba calórica.
A sardinha frita na AirFryer fica muito saborosa e leve, crocante por fora e úmida por dentro, e se você fizer irá comer sem culpa!


Ingredientes:
400gr de filé de sardinha
2 dentes de alho espremidos
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Para empanar:
1 ovo ligeiramente batido
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá

Lave bem os filés de sardinha, coloque em uma tigela e acrescente os temperos, misture bem e deixe marinar por uns 10 minutos para pegar sabor.
Segure cada filé pelo rabinho e passe delicadamente na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim no fubá, sem apertar e sempre dando batidinhas na lateral do recipiente para não ficar excesso nem do ovo nem das farinhas.

Coloque quantos filés couberem na cesta da AirFryer e programe por 15 minutos à 200º. Se quiser pode colocar mais juntinhos, pois como dá para ver nas fotos abaixo eles minguam um pouco, e se quiser também pode colocar com nas laterais com os rabinhos para cima, otimizando o espaço para preparar mais sardinhas de cada vez.

Dicas: Sirva com molhos de acompanhamento como os que já ensinei aqui no blog.
Se quiser preparar sem empanar, basta temperar e fazer na AirFryer no mesmo tempo, também fica ótimo.
Se tiver algum tipo de intolerância pode usar outros tipos de farinhas. Desta mesma forma você pode preparar sardinha inteiras.



53 comentários:

  1. Mauricio, li em outros posts/blogs que o fubá voa pela casa toda qdo usado na fritadeira, tem algum segredo no momento de empanar ou é só tirar bem o excesso?

    ResponderExcluir
  2. Não, não voa não. Basta fazer como ensino nas receitas, passar delicadamente sem usar nem deixar excessos! Pode fazer que irá amar, fica muuuito bom! ;)

    ResponderExcluir
  3. Fiz pescadinha eviscerada dessa forma, maridão amou. Obrigada pelas dicas e receitas!

    ResponderExcluir
  4. Mauricio.. desculpe a ignorancia... mas tem espinha?

    ResponderExcluir
  5. No filé de sardinha, vc pede para o peixeiro limpar e fazer filé, daí ele tira a espinha, e os espinhos que sobram são tão fininhos que quando está pronto vc nem sente. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. AirFryer e Actfry são aparelhos/eletrodomésticos diferentes, já expliquei aqui no blog no post "Cuidado Falsas AirFryer" dê uma lida Débora. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maurício, boa noite. Sou iniciante na arte de cozinhar na AirFrayer, hoje fiz filés de tilápia, mas achei que ficou um pouco seco. Tem alguma dica??

    ResponderExcluir
  8. Oi Tânia! Aqui mesmo no blog ensino várias formas de preparar peixes, dê uma olhada. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá Maurício. Quero saber se posso temperar os pedaços de frango e coloca-lo para fritar sem empanar.

    ResponderExcluir
  10. Sim, claro, pode, aqui mesmo no blog tem várias receitas assim rs

    ResponderExcluir
  11. Olá Maurício! Primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog! Muito bom mesmo! Vc tem alguma receita de camarão? Abraço

    ResponderExcluir
  12. Sim, fica ótimo, faça como faz normalmente!

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite
    posso fazer outro peixe, tainha pode ??!!!!

    Um abraço!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Renata, pode fazer qualquer tipo de peixe da forma que preferir, aqui no blog tem vaaarias receitas com formas diferentes de preparar peixes! ;)

    ResponderExcluir
  15. OLá Maurício, ameiii o blog, vc é mto atencioso, sendo assim, irei te incomodar novamente rsrsrsr
    Hoje eu usei minha AIRFRYER pela primeira vez, comprei coxinha já pronta e fritei nela, mas ficaram duras e secas, é assim mesmo, ou será q fiz algo errado??

    Desde já agradeço a sua atenção!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Renata, obrigado! Faça uma de minhas receitas caseiras, pois para coxinhas industrializadas, aquelas compradas prontas, não há como precisar o resultado ou tempo de preparo, pois cada pessoa/fabricante tem sua receita e a qualidade dos ingredientes varia muito, então só testando!

    ResponderExcluir
  17. Mauricio, parabens pelo blog é completo e recheado de receitas otimas, mas é a 2a vez que peço: arrume uma forma de imprimir as receitas mais suscinto ( só as receitas) ai posso fazer um caderno para consultas praticas. Grato um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, fico feliz que esteja gostando. Compre o meu livro de receitas, é mais bonito e sai mais barato que imprimir, encadernar, etc... e vc ainda ajuda a manter o blog!

    ResponderExcluir
  19. Maurício, ficou muiiito bom!!! Parabéns... se a gente seguir suas dicas no passo a passo, fica como você falou!! Já fiz essa receita com a sardinha e com a pescada, não sobrou migalhas. Continue postando essas maravilhas, pra gente aprender. Vou logo comprar sua revista, acredito ser um "bom investimento". Beijos

    ResponderExcluir
  20. Mauricio, tenho uma fritadeira da philco, tem como fazer camarão empanado? Adoro suas receitas!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício, o seu blog é super esclarecedor,já tinha desistido da minha fritadeira,agora lendo algumas postagens, voce diz que tem um livro com as receitas, onde posso comprar este livro.
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Rosa, seja bem-vinda! Para adquirir meus livros acesse o banner no topo do blog ou estes links -> Vol. 01 -> https://clubedeautores.com.br/book/149411--Fritadeira_Sem_Oleo_Vol_1
    Vol. 02 -> https://clubedeautores.com.br/book/161386--Fritadeira_Sem_Oleo_Vol_2

    ResponderExcluir
  23. Esta semana vou fazer esta receita, hoje fiz anéis de lula empanados e ficaram ótimos, usei a farinha panko que conheci através do seu blog.

    ResponderExcluir
  24. onde adquirir essa farinha panko?

    ResponderExcluir
  25. Em casas de produtos orientais, supermercados na área de produtos orientais, ou vc pode fazer em casa mesmo,

    ResponderExcluir
  26. URACI QUINTINO SALATINI. FOZ PR13 de novembro de 2014 às 14:56

    Eu uso minha airfryer constantemente, frito tudo nela e fica uma delicia. Se o alimento que fritar ficar seco deixa menos tempo fritando pq tem uns alimentos que são mais grosso e outros mais finos. Só treinado que tudo dá certo.

    ResponderExcluir
  27. Maurício, boa tarde! Uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade, pois "fritar" 5 unidades de sardinha de 15 em 15 minutos..leva muito tempo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane isso depende muito, vc consegue fazer mais, sim, pode colocar elas meio em pé nas laterais e no meio, e claro, dependerá do tamanho das sardinhas, tb pode fazer fechadas se preferir, e outra coisa, no óleo vc não levaria menos do que o tempo da AF no final pode acreditar rs ;)

      Excluir
  28. Mauricio, posso usar esse mesmo processo, do mesmo jeito, com as sardinhas evisceradas inteiras?

    ResponderExcluir
  29. Qd se faz peixe, o aparelho fica com cheiro???? Fica né?! Como tirar o cheiro de peixe da fritadeira? Não quero contaminar o 'ambiente' da fritadeira, sabe?!
    Mais uma pergunta: qual das duas é melhor a manual ou a digital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, só se vc deixar ela suja... faça, terminou lave e limpe, pronto. Tanto faz, só mudam os botões, aqui mesmo no blog tem post sobre a digital em detalhes para ver como ela funciona. abraços!

      Excluir
  30. Mt grata pela rápida resposta. Isso me ajuda mt a minha escolha. Como se diz por aí: senti firmeza!
    Obgd :) :) :)

    ResponderExcluir
  31. Olá Maurício, troquei os meus pontos do multiplus por 1 Air Fryer Mondial, amei...é segunda vez que uso hoje, e já fiz a sardinha, só passada no fubá, ficou sequinha, por fora, macia por dentro e saborosa e o principal sem um pingo de óleo, além do mais, o apto não ficou cheirando peixe..uhuuuuu. Liberdade na cozinha a partir de agora..rsrs....adorei sua página e já me inscrevi no canal do youtube. Brigaduuu pelas super dicas. Beijinhos floridos e cheirosos! eheheheh

    ResponderExcluir
  32. Maurício, o que fazer quando o alimento fica pronto antes de terminar o timer? Posso retirar da tomada e deixar o timer girando. É que as vezes percebo que o alimento já está bom mas ainda fica faltando alguns minutos para o timer chegar ao fim e se deixar, o alimento passa do ponto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta girara o timer de volta para o zero, leia o post aqui no blog sobre perguntas frequentes sobre a AF. ;)

      Excluir
  33. Maurício bom dia!

    Eu posso substituir o vinagre por outro tempero e qual?
    Essa receita fica boa com pescada branca?
    Comprei e vou fazer hoje a noite.

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suco de limão. Não, pescada vc faz igual ao filé de peixe empanado que ensino aqui mesmo no blog.

      Excluir
  34. Oi Maurício fiz como vc ensinou, estou amando suas receitas!!!

    ResponderExcluir
  35. Estou vendo seu blog hoje pela primeira vez e estou amando!! parabéns!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Mauricio! Posso fritar a sardinha inteira?

    ResponderExcluir
  37. Olá boa tarde, comecei a te acompanhar no YouTube é amei seu canal... Não consigo fazer mais fazer uma receita na Airfryer sem antes da uma passadinha no seu blog,gosto pois sao facies e práticas. Continue assim. Bjsss e
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  38. Amo como vc é prático .Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  39. Fiz e ficou uma delícia, muito crocante.

    ResponderExcluir
  40. Olá Maurício gostei muito das dicas obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Olá Maurício! Sou super fã do seu blog. Dá pra usar a farinha de rosca temperada nessa receita de sardinha? abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: