Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Bacalhau com Batatas na AirFryer

Maurício Rodrigues 5 Comentários


Que combinação perfeita, bacalhau e batatas! Existem centenas de formas de se preparar, mas hoje ensinarei o clássico bacalhau com batatas temperado ao meu gosto com dicas de variações.
Aproveite as festividades e faça esta delícia sem trabalho e sem horas de forno.

Ingredientes:
500gr à 700gr de bacalhau em postas
500gr de batatas bolinha, ou outra qualquer
50gr de azeitonas verdes ou pretas
Sal, pimenta-do-reino e alho à gosto
Azeite à gosto
Cebola, pimentão e tomatinhos cereja (opcional, para quem gosta)

Eu sempre compro bacalhau dessalgado congelado em postas, é bem simples de fazer, o preço as vezes é mais em conta e basta deixar descongelar e já pode preparar. Se comprar o salgado também é simples de dessalgar, basta colocar em uma tigela cheia de água gelada e trocar a cada 3 ou 4 horas, fazendo este processo de um dia para o outro com pelo menos 24 horas de antecedência.
As batatas podem ser aquelas pequenas, que são usadas para fazer à vinagrete, mas se não tiver ou não achar pode utilizar qualquer tipo, basta cortar em pedaços médios. Lave bem as batatas com uma escovinha ou buchinha, deixe a casca, depois seque, corte e coloque na cesta da AirFryer, salpique sal grosso ou refinado e azeite por cima das batatas. Programe a AirFryer por 15 minutos à 200°.
Após este tempo vire as batatas e coloque as postas de bacalhau e as azeitonas por cima delas. Acerte o sal do bacalhau, se gostar salpique pimenta-do-reino e alho picadinho ou fatiado por cima, depois regue tudo com azeite. Programe a AirFryer por 20 minutos à 200° e pronto, após isso você terá batatas no ponto e bacalhau cozido e molinho, além de tudo douradinho!

Agora se você é daqueles que gosta de cebola, pimentão e tomates junto com o bacalhau, é só cortar em fatias e colocar junto com o bacalhau para preparar, se gosta mais molinhos coloque por baixo do bacalhau, se gosta grelhadinhos coloque após 10 minutos por cima do bacalhau.
Ao terminar o preparo da receita você irá notar que ficou azeite no fundo da cuba da AirFryer, mas não jogue fora, pois ali restará um belo azeite saborizado que você pode e deve regar sobre as batatas e bacalhau direto no prato na hora de servir.

Rendimento: 3 à 4 porções

Dicas: Para aromatizar e saborizar ainda mais sua receita, acrescente alecrim, tomilho ou louro sobre as batatas na hora do preparo, fica delicioso! Sirva com arroz branco ou arroz à grega.



5 comentários:

  1. Olá Fritadeira . E um bom dia maravilhoso a te amigo...
    Olha que deve ficar muito gostoso fazer este Bacalhau com Batatas na AirFryer, pois assim a gordura será mínima. A grande pedida nesta semana da Páscoa sempre será o bacalhau, mas para quem pode pagar por que tem uma bandejas com ele desfiado, o qual desconfio ser mesmo bacalhau...Gostei muito desta receita e da dica de onde fazer,se eu tivesse este utensílio. Estou juntando dinheiro para comprar uma. Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério. Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde... adooooro bacalhau com batatas e vou testar um dia desses rs... meu marido comprou a Airfryer pra evitarmos a gordura, principalmente por que ele descobriu recentemente estar com diabetes e colesterol altos afff... tem sido uma bençao pra nos.. nao usei muito ainda pois ele comprou a bem pouco tempo.. mas tenho feito tudinhoooo que antes eu fritaria nela e tem ficado maravilhoso.. a ideia do blog com receitas é mesmo maravilhosa vai nos ajudar muito parabens pela iniciativa... DEUS abençoe... Aline Sagrillo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!! Acabei de fazer sua receita, adorei!! Muito obrigada, Maurício.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: