Bacalhau com Batatas na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 2 Comentários


Que combinação perfeita, bacalhau e batatas! Existem centenas de formas de se preparar, mas hoje ensinarei o clássico bacalhau com batatas temperado ao meu gosto com dicas de variações.
Aproveite as festividades e faça esta delícia sem trabalho e sem horas de forno.

Ingredientes:
500gr à 700gr de bacalhau em postas
500gr de batatas bolinha, ou outra qualquer
50gr de azeitonas verdes ou pretas
Sal, pimenta-do-reino e alho à gosto
Azeite à gosto
Cebola, pimentão e tomatinhos cereja (opcional, para quem gosta)

Eu sempre compro bacalhau dessalgado congelado em postas, é bem simples de fazer, o preço as vezes é mais em conta e basta deixar descongelar e já pode preparar. Se comprar o salgado também é simples de dessalgar, basta colocar em uma tigela cheia de água gelada e trocar a cada 3 ou 4 horas, fazendo este processo de um dia para o outro com pelo menos 24 horas de antecedência.
As batatas podem ser aquelas pequenas, que são usadas para fazer à vinagrete, mas se não tiver ou não achar pode utilizar qualquer tipo, basta cortar em pedaços médios. Lave bem as batatas com uma escovinha ou buchinha, deixe a casca, depois seque, corte e coloque na cesta da AirFryer, salpique sal grosso ou refinado e azeite por cima das batatas. Programe a AirFryer por 15 minutos à 200°.
Após este tempo vire as batatas e coloque as postas de bacalhau e as azeitonas por cima delas. Acerte o sal do bacalhau, se gostar salpique pimenta-do-reino e alho picadinho ou fatiado por cima, depois regue tudo com azeite. Programe a AirFryer por 20 minutos à 200° e pronto, após isso você terá batatas no ponto e bacalhau cozido e molinho, além de tudo douradinho!

Agora se você é daqueles que gosta de cebola, pimentão e tomates junto com o bacalhau, é só cortar em fatias e colocar junto com o bacalhau para preparar, se gosta mais molinhos coloque por baixo do bacalhau, se gosta grelhadinhos coloque após 10 minutos por cima do bacalhau.
Ao terminar o preparo da receita você irá notar que ficou azeite no fundo da cuba da AirFryer, mas não jogue fora, pois ali restará um belo azeite saborizado que você pode e deve regar sobre as batatas e bacalhau direto no prato na hora de servir.

Rendimento: 3 à 4 porções

Dicas: Para aromatizar e saborizar ainda mais sua receita, acrescente alecrim, tomilho ou louro sobre as batatas na hora do preparo, fica delicioso! Sirva com arroz branco ou arroz à grega.



2 comentários:

  1. Olá Fritadeira . E um bom dia maravilhoso a te amigo...
    Olha que deve ficar muito gostoso fazer este Bacalhau com Batatas na AirFryer, pois assim a gordura será mínima. A grande pedida nesta semana da Páscoa sempre será o bacalhau, mas para quem pode pagar por que tem uma bandejas com ele desfiado, o qual desconfio ser mesmo bacalhau...Gostei muito desta receita e da dica de onde fazer,se eu tivesse este utensílio. Estou juntando dinheiro para comprar uma. Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério. Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde... adooooro bacalhau com batatas e vou testar um dia desses rs... meu marido comprou a Airfryer pra evitarmos a gordura, principalmente por que ele descobriu recentemente estar com diabetes e colesterol altos afff... tem sido uma bençao pra nos.. nao usei muito ainda pois ele comprou a bem pouco tempo.. mas tenho feito tudinhoooo que antes eu fritaria nela e tem ficado maravilhoso.. a ideia do blog com receitas é mesmo maravilhosa vai nos ajudar muito parabens pela iniciativa... DEUS abençoe... Aline Sagrillo

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!