Onion Rings na AirFryer (Anéis de Cebola)

08:00 Maurício Rodrigues 33 Comentários


Você já imaginou comer anéis de cebola, mais famosos como onion rings, fritos sem nem uma gota de óleo? Para os viciados nesta delícia, agora é só aproveitar sem culpa e sem aquela lambança de óleo que ficava nas mãos e em todo lugar, sem falar na azia e queimação rs... Esta receita fica maravilhosa, sequinha, com aroma e sabores que lembram até aqueles salgadinhos de cebola, só que claro muuuito mais gostoso!

Ingredientes:
1 cebola média
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de sal
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá rasa de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de orégano
1 pitada de tempero para salada (daqueles de pacote verdinho - opcional)
2 xícaras de farinha panko (não sabe o que é? explico no final da receita. Só com ela consegui um resultado gostoso e bonito assim!)

Descasque a cebola e corte em rodelas de mais ou menos 1cm de espessura, depois solte os anéis com as mãos. Coloque as cebolas em uma tigela e cubra com água bem gelada ou água com bastante gelo e acrescente junto o vinagre e 1 colher de chá de sal. Deixe descansar por cerca de 15 minutos, enquanto isso vamos preparar a massa.
Bata as claras dos ovos em ponto de neve, pode ser na batedeira ou na mão, depois acrescente as gemas e bata mais até incorporar. Acrescente a farinha de trigo, sal, pimenta, orégano e tempero e mexa delicadamente até misturar tudo, você obterá uma espécie de massinha. Em outra tigela coloque a farinha panko.
Escorra as cebolas e comece a empanar, passando na massinha que fez e em seguida na farinha panko, delicadamente e uma-a-uma, como nas imagens abaixo. Já pode ir colocando direto na cesta da AirFryer.

Organize os anéis de cebola de forma intercalada, para que o ar-quente possa circular e fritar por igual sem termos que mexer, não faça mais que duas camadas.

Programe a AirFryer por 8 minutos à 200º, elas ficarão douradas e crocantes, o aroma e sabor também são deliciosos!

Dicas: Você pode acrescentar na massinha ervas secas de sua preferência ou algumas gotinhas de pimenta, para dar um toque diferente.
Se sobrar, guarde na geladeira, ficarão meio murchas, mas basta reaquecer na AirFryer por 2 ou 3 minutos e voltarão a ficar sequinhas e crocantes.

Farinha panko: Para quem não sabe o que é ou onde comprar, é bem simples! A farinha panko é uma farinha de pão mais flocada, muito utilizada na culinária oriental. É facilmente encontrada em casas de produtos orientais, na seção de produtos orientais de supermercados e até mesmo em casas cerealistas. Caso você não encontre perto de onde mora ou queira fazer em casa também é bem simples, basta ralar pão de forma sem casca e obterá farinha panko, ou pode até bater ligeiramente no processador de alimentos ou liquidificador. Na internet vocês encontrarão vários sites que vendem esta farinha e que também ensinam como fazer.


33 comentários:

  1. Era a receita que eu estava esperando, vou fazer hoje mesmo, muito obrigada, bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Mauricio, fico pensando na cebola do outback.... será que não da pra fazer na airfryer tb?
    Att,
    Luisa

    ResponderExcluir
  3. A do Outback, blooming onion, ainda estou testando, quando a receita estiver boa posto, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia... e só dá certo com essa farinha??? Testou com outras?? Farinha de rosca talvez? Eu comprei esses aneis prontos congelados e ficaram otimos... mas estava esperando a receita tbm...rs Abs!

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente só gostei desta forma, com farinha panko, tanto em sabor como aparência.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita, aliás esse site tem dicas ótimas, coisas de jamais imaginei que poderia fazer na fritadeira. Eu acabei de comprar a minha, tem uma semana, mas já estou completamente apaixonada. Vida longa ao blog!!

    ResponderExcluir
  7. Era td o que eu queria pra hoje a noite de acompanhamento... Valeu.
    Att: Fabiana

    ResponderExcluir
  8. Oi Maurício será que posso usar essa masinha para fazer hot roll na fritadeira.?

    ResponderExcluir
  9. Mauricio. Hoje fiz beringela empanada na fritadeira. Amei...
    ficou simplismente maravilhosa, muito melhor que no oleo, pois quando é
    frita no oleo fica sequinha e crocante mas logo em seguida ela fica murcha e encharcada.
    Na fritadeira ficou otimo, super sequinha e não murchou em momento algum, adorei.
    A minha dica que dou para quem tem a fritadeira é sempre que forem fazer algo que nao tenha gordura propia, colocar um fio de azeite, não ficar mexendo e virar sempre que nescessario, assim eu fiz com a beringela a milanesa. Coloquei um fio de oleo nos dois lados dela ficou bem coradas como fritas no oleo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Mauricio. Gostaria de saber se esta receita pode ser feita com anéis de lula,se da certo. Obrigada Andréa

    ResponderExcluir
  11. Oi Andréa, acredito que sim, mas só testando para ver.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, odoro este blog, já fiz várias receitas e adorei todas, adoro esses onions, e agora da pra fazer sem óleo, maravilha, vou preparar amanha como aperitivo. Muito obrigada Mauricio, você é nota 10...

    ResponderExcluir
  13. Oi Mauricio,me fala uma coisa, essa farinha é aquela japonesa que empana camarão?

    ResponderExcluir
  14. Olá Maurício! Testei a receita e ficou divina! Mas ao invés da farinha Panko utilizei uma mistura de pão de sal ralado com milharina. Ficou super crocante e saboroso. Fica a dica para quem não encontrar essa farinha! Abraços e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Maurício a minha mãe fazia uns paezinhos de cebola que era uma delicia, só que ela perdeu, se vc uma dia se arriscar, posta para nós..obrigada!
    Tanea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no meu outro blog http://maquinadepao.blogspot.com

      Excluir
  16. Da para fazer com farinha de rosca?

    ResponderExcluir
  17. Maurício,
    Quanto tempo congelada as Onions Rings podem ficar?

    ;-)

    ResponderExcluir
  18. Olá Maurício ! Vc tem alguma receita da cebola do Outback ? Abraços

    ResponderExcluir
  19. Maurício, a farinha panko tem que torrar como a de rosca ou usa direto?

    ResponderExcluir
  20. ARRASOU! Vou fazer no fds. Já fiz a receita das batatas rústicas e amei! Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  21. Mauricio! Primeiramente vc é Foda!!!! Segundo: suas receitas sao TOP pra caramba! Terceiro: fiz essa receita com farinha de aveia e ficou MARAVILHOSO! Suas receitas me inspiram!!!vc eh 1000000000000!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz ficou otimo obgfa por compartilhar. ..

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!