Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Petisco de Azeitona / Olho de Perdiz na AirFryer

Maurício Rodrigues 12 Comentários


Quer um petisco rápido, fácil de fazer, gostoso, e que impressione seus convidados ou família e que ainda possa ser deixado prontinho só para você colocar na AirFryer por poucos minutos? Este é o petisco, ou aperitivo, como preferirem, que aliás é também conhecido pelo nome de olho de perdiz.
Esta receita foi desenvolvida e testada por mim mas foi uma das ideias da frase ganhadora da promoção de final de ano que fiz aqui no blog, enviada pela Maria Elisabeth Croitor de São Paulo, SP.

Ingredientes:
Massa folhada pronta
Azeitonas recheadas
1 gema de ovo
Queijo ralado

Não coloquei uma quantidade de massa folhada nem de azeitonas pois fica a critério de vocês a quantidade que irão preparar, mas fica aqui meu conselho, faça bastante, fica muito saboroso, é fácil e ainda poderá deixar congelado prontinho para preparar na hora que desejar.
Primeiramente desenrole a massa folhada sobre uma superfície lisa, com a ajuda de uma faca afiada corte quadrados de massa com mais ou menos 6x6cm de tamanho. Escorra as azeitonas, depois coloque uma azeitona no meio do quadrado de massa, junte as laterais em direção ao centro e com delicadeza de uma leve torcida em cada ponta como se estivesse enrolando uma bala ou bombom, vejam nas imagens abaixo, é muito simples.

Depois de fazer todos os petiscos pincele a gema ligeiramente batida sobre eles e salpique um pouco de queijo ralado por cima.
Coloque os petiscos um ao lado do outro dentro da cesta da AirFryer e programe por 7 minutos à 200º e estarão prontos.

Dicas: Substitua as azeitonas recheadas por azeitonas sem caroços, também ficam uma delícia, e claro você pode fazer esta mesma ideia com o recheio que desejar, como palmito, tomatinho cereja, queijo fresco e manjericão e até mesmo chocolate, só não será mais olho de perdiz, mas continuará sendo uma delícia.
Se preferir, ao invés de queijo ralado, salpique por cima gergelim, orégano, sal grosso, etc...

Congelamento: Após modelados e pincelado, mas ainda crús, podem ser guardados no freezer por até 3 meses, e você pode colocar para preparar na AirFryer congelados mesmo, aliás eu até prefiro, a massa folhada fica ainda melhor, neste caso deixe por uns 8 minutos à 200º.

12 comentários:

  1. Pode ser congelado com a gema passada por cima crua?

    ResponderExcluir
  2. Sim, sem problemas, e com queijo ralado ou gergelim por cima da gema tb, depois é só colocar congelado direto na AirFryer, fica maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. agradeço pela atenção, e pela ajuda que tem nos dado com suas maravilhosas dicas.
    ]

    ResponderExcluir
  4. mauricio, por dentro é normal a massa folhada fica meio úmida?

    ResponderExcluir
  5. Sim, depende da qualidade da massa, se for boa folha bem e não fica úmida, se não for boa fica meio "embatumada" dentro e até fora por baixo. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. ah sim, e vc indica alguma marcca que seja boa ? a minha tá embatumando rs

    ResponderExcluir
  7. Nossa ainda bem que achei seu blog. Comprei minha fritadeira ontem e estava em busca de receitas. As suas são espetaculares e sua explicação da receita é muito fácil de ser compreendida. Já comprei até seu livro. Estou esperando entregar. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Vou testar com azeitona sem caroço e, no meio de cada uma, colocar um pedacinho de mussarela...

    ResponderExcluir
  9. Olá Maurício, parabéns pelo canal. Adoro! Uma dúvida: se eu quiser fazer só um pedaço da massa do rolo, depois que eu deixar na geladeira, eu posso voltar o restante para o freezer? Obrigada.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: