Croquete de Carne na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 25 Comentários


Croquetinhos deliciosos, sem mistério e a receita toda passo-a-passo com fotos para você não errar. Além de tradicionais e deliciosos, ficam sequinhos, a massa praticamente cremosa e o sabor dos céus!
Você pode ainda utilizar esta receita para aproveitar sobrinhas de alimentos variados, vou dar as dicas também para aproveitar e variar a receita!

Ingredientes da Massa:
2 gemas de ovos
2 xícaras de água
1/4 de xícara de margarina
2 caldos de frango (tablete ou sachê)
1 e 1/2 xícara de batatas cozidas e amassadas
2 xícaras de farinha de trigo

Para Empanar:
2 claras de ovos
2 xícaras de farinha de rosca torrada (VEJA AQUI COMO FAZER)

Atenção: Xícara medida padrão de 240ml e colheres medidas também.

Ingredientes do Recheio:
250gr de carne moída
1 colher de sopa de azeite
8 azeitonas picadas sem os caroços
1 colher de sopa de alho picado ou amassado
1 colher de sopa de cebola picada ou triturada
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde à gosto
200gr de queijo de sua preferência (opcional)

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes da massa, bata bem até ficar homogêneo e reserve.
Em uma panela coloque todos os ingredientes do recheio, exceto o queijo, e refogue bem a carne deixando sequinha, em seguida acrescente a massa batida no liquidificador sobre a carne moída já refogada, como mostro nas imagens abaixo, e com o fogo médio, vá mexendo sem parar até a massa engrossar e soltar do fundo da panela, assim que desgrudar do fundo da panela marque 5 minutos e continue mexendo e virando a massa, ela estará pronta. Passe a massa para uma travessa e leve à geladeira para resfriar.

Corte o queijo em cubinhos pequeno, cerca de 1cmx1cm no máximo. Quando a massa estiver bem fria ou gelada, passe um pouco de azeite entre as mãos e comece a modelar os croquetes. Pegue um pouco de massa, faça uma bolinha, achate entre as mãos e coloque o queijo no meio, depois modelo e vá colocando em uma assadeira, como mostro nas imagens abaixo. Se você não quiser rechear os croquetes apenas modele a massa no formato, ficarão deliciosos também.

Depois dos croquetes modelados vamos empanar, para isso passe claras nas mãos e vá passando os croquetes entre os dedos e depois na farinha de rosca. Quando terminar de empanar leve para congelar, quando estiver bem congelado poderá fritar na AirFryer, pode até deixar de um dia para o outro no freezer.
Para fritar, pré-aqueça a AirFryer um pouco, coloque cerca de 15 croquetes na cesta e programe por 13 minutos à 200º, ficam deliciosos, super saborosos! Para acompanhar que tal um molhinho especial?

Rendimento: 45 à 50 croquetes
Armazenamento: Depois de congelados, passe os croquetes para um saquinho de congelar, podem ficar armazenados por até 3 meses.

Dicas importantes: O ideal é utilizar queijos mais firmes, como queijo coalho ou provolone, mas se você quiser usar muçarela é bom deixar por menos tempo, apenas 10 minutos à 200º para que não estourem e o queijo saia para fora. Se não for rechear pode até fritá-los sem congelar.

Variações: Substitua a carne moída por frango desfiado, lombinho, pernil, tender, linguiça triturada, mortadela, salsicha, salame ou até legumes bem picadinhos, e o caldo de carne da massa por outro caldo ou tempero que combine com o recheio.

Salgadinhos industrializadas: Para salgadinhos industrializados, aqueles comprados prontos, não há como precisar o resultado ou tempo de preparo, pois cada pessoa/fabricante tem sua receita e a qualidade dos ingredientes varia muito, então só testando, não tenho como falar!

25 comentários:

  1. Você saberia me falar o tempo mais ou menos para fazer legumes grelhados na AirFryer? Obg!

    ResponderExcluir
  2. Legumes varia muito, só fazendo e testando.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde mauricio, já falei com vc dizendo da minha satisfação por ter adquirido minha Airfryer etenho usado muito estando plenamente satisfeita até agora com minha panela mágica.ó gostaria que me desse alguma dica para que ao fazer salgadinhos (coxinhas, bolinhas de queijo etc) os mesmos não se abrissem, pois alguns dos meus aconteceu isso, não foram muitos, + alguns!
    te agradeço muito e obrigada pelas receitas ótimas que posta!
    Celia Martins

    ResponderExcluir
  4. Oi Célia, se forem industrializados ou de outra pessoa é como eu falo logo ali no final desta receita, se vc estiver fazendo minhas receitas caseiras não tem erro, basta seguir as dicas de cada receita. Abraços e obrigado pelos elogios, fico feliz que esteja contente com sua AirFryer rs ;)

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, quero agradecer por suas receitas e dicas, por enquanto todas deram muito certo.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite, quero agradecer por suas receitas e dicas, por enquanto todas deram muito certo.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Vc tem receita de rolinho Primavera e bolinho de estudante? Aproveito parabenizar pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Sim, já fiz e e vou colocar em breve aqui no blog, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maurício, eu fiz essa receita com frango desfiado, ele quente fica com a textura de um bolinho de bacalhau, agora ele frio ficou idêntico ao frito, até achei que a minha mãe tinha fritado para me enganar.Aprovadíssima!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mauricio! Acabei de adquirir minha Air Fry! Estou amando as sua receitas!
    Parabéns!!! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  11. Aproveitei as sobras de uma carne assada e o tempo livre por conta do feriado. Ficou muito bom. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  12. Mauricio, todos os salgadinhos (croquetes, coxinhas, bolinho de queijo) tem que estar congelados? Adorei o seu blog

    ResponderExcluir
  13. Sim, o ideal é estar congelado, mas isso nas minhas receitas caseiras, como sempre falo, os salgadinhos industrializados, aqueles comprados prontos, não há como precisar o resultado ou tempo de preparo, pois cada pessoa/fabricante tem sua receita e a qualidade dos ingredientes varia muito, então só testando, não tenho como falar!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Maurício! Adorei a receita! Os meus não ficaram dourados como os seus... será que é porque eu não os congelei antes de fritar? Não dava tempo... rsrs. Amei seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, que bom que gostou! Como eu falo na receita "tem que congelar" e tem que torrar a farinha de rosca. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Fizemos o croquete e pastelzinho, ambos ficaram maravilhosos.

    ResponderExcluir
  17. Acabei de fazer.... meu Deus que croquete divino é este???????? Parabéns pela receita, derrete na boca.... nunca comi nada igual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que tenha gostado, abraços!

      Excluir
  18. Maurício, por favor, se eu congelar ele já pronto, assado, depois tenho que tirar quanto tempo antes do freezer e mais ou menos qual o tempo e temperatura para aquecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já fritos não é o ideal, o ideal é crú, aí vc frita na hora, se fritar, congelar e de pois aquecer não fica tão bom, e tem que colocar congelados direto na af, se fizer assim tem que ir olhando, não tem como te precisar.

      Excluir
  19. Mauricio, posso empanar com panco? vc ja testou?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, pode sim, tem receitas aqui no blog onde uso a panko tb, como no bolinho de feijoada, onion rings, etc....

      Excluir
  20. Laura Irthes Gonçalves de Souza18 de março de 2016 17:11

    Conheci seu blog hoje, procurando dicas de air fryer. Eu já estava louca para comprar uma, depois de conhecer seu blog e ver as incríveis possibilidades de receitas então... estou simplesmente encantada!

    ResponderExcluir
  21. Amei, parabéns! Post receitas sempre 😊 bjs

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!