Pernil Assado na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 35 Comentários


Não passe mais horas e horas assando um pernil no forno, afinal estamos no século vinte e um, então chega de dificultar as coisas rs... Este pernil fica douradinho por fora e suculento por dentro sem levar o dia todo, sem precisar ficar regando e sem todo aquele ritual que faz a gente desistir de uma boa ceia ou jantar!



Ingredientes:
1 peça de pernil desossado de 700gr à 1kg
1 colher de sopa de azeite
Suco de meio limão
Sal, pimenta-do-reino, colorau ou páprica, alho, pimenta vermelha ou calabresa, alecrim e ervas secas à gosto

Hoje no mercado existem várias marcas de pernil já desossados, além de serem mais fáceis de preparar são disponibilizados em vários tamanhos para atender todos os tamanhos de famílias.
Vamos ao preparo! Faça um tempero, na verdade uma marinada, basta misturar o azeite, o suco de limão e as ervas, temperos e sal ao seu gosto, depois coloque o pernil dentro de um saquinho, despeje este tempero por cima e deixe na geladeira marinando pelo maior tempo que conseguir, pode até ser de um dia para o outro.
Quando estiver próximo da hora da sua refeição você pode começar o preparo, que aliás é bem simples. Coloque o pernil na cesta da AirFryer e programe por 30 minutos à 180º para ele selar e assar por dentro sem ficar duro ou seco, passado este tempo abra a AirFryer, vire o pernil e programe por mais 10 minutos à 200º, após este novo tempo vire novamente o pernil e programe por mais 10 minutos à 200º.

Quando o pernil estiver pronto você já pode fatiar e fazer uma bela decoração!

Rendimento: Nesta receita fiz um pernil de 700gr, na minha opinião serviria tranquilamente 6 pessoas, então se fizer um maior de até 1kg chega a servir 8 pessoas.

Dicas: Se estiver com pressa ou não quiser ter trabalho, nos mercados grandes hoje também é vendido o pernil já temperado e marinado à vácuo, neste caso você só precisará deixar descongelar e depois preparar na AirFryer desta mesma forma. Eu também já fiz destes e fica ótimo!

35 comentários:

  1. Mauricio boa noite. Sou uma das suas incontáveis fãs que busca todas as horas suas receitas deliciosas. Quanto ao pernil, vasculhei Sonda, Extra e Carrefour e não encontrei pernil neste formato e peso.... Socorro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! EU ja comprei em varios mercados, extra, carrefour... achei facil, vem desossado e embalado a vacuo geralmente, mas se quiser pode cortar um maior e preparar da mesma forma! Abracos!

    ResponderExcluir
  3. Olá... estou ammmmmmaaaannnnnnddddoooooo seu blog... rsrsr Comprei um lombo nessa embalagem a vacuo e vou tentar fazer... será que o tempo de preparo é o mesmo? É praticamente do mesmo peso do seu pernil... Abraços e parabens pela iniciativa... muito bom mesmo... nao saio mais daqui agora,..kkk

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia, obrigado! Dá certo sim, pode fazer da mesma forma, talvez só altere de leve o tempo, mas vá olhando, abraços!

    ResponderExcluir
  5. A carne de porco feita nessa panela,não precisa ser aferventada antes???? obrigada

    ResponderExcluir
  6. Não precisa Nico, basta fazer como ensino nas receitas.

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER UM PERNIL A PURURUCA USANDO ESSA MESMA RECEITA?

    ResponderExcluir
  8. Claro, pode sim, a pela já vai ficar toda pururucada.

    ResponderExcluir
  9. Essa receita na Airfryer não faz muita fumaça?

    ResponderExcluir
  10. Não Nelly, receita nenhuma faz fumaça na AirFryer, se a sua está fazendo está com problema!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mauricio,bom dia!!
    Gostaria de saber se da para preparar
    Uma peça de patinho,ao invés do pernil?obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Paula, acredito que sim, mas só testando para ver.

    ResponderExcluir
  13. Maurício, posso fazer com filé mignon suíno?
    Gilmara

    ResponderExcluir
  14. Comprei minha air fryer essa semana e estou amando as dicas e receitas do blog. Pesquiso tudo aqui...rs

    ResponderExcluir
  15. Olá Maurício, vou testar minha air fry hj pela 1° vez com uma peça dw maminha suína pré temperada. Será q fica bom? E também estou na dúvida se faço inteira como sua sugestão do pernil ou se faço em pedaços menores como iscas ou filés, pois são para apenas duas pessoas... já vi q vou gostar muito do seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  16. Estou aguardando a minha air fryer, sonhando em fazer costela suína temperada com alho e sal, será que ela vai ficar com o mesmo gosto da frita, ou vai precisar adicionar uma colher de óleo? Obs: costela há com osso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a receita aqui no blog, tanto frita comum como ao barbecue ;)

      Excluir
  17. Olá Maurício, tudo bem?
    Amo as tuas dicas e receitas. Tenha certeza que estão me ajudando muito no meu dia-a-dia e a todos que te seguem.
    Gostaria de saber se você tem alguma receita de cordeiro assado na airfryer?
    Um bjin. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Mauricio, olá! Tambem tenho usado muito suas receitas. Porém, hj procurei receita de Peru e não encontrei. Queria fazer na airfryer para ser mais rapido. Vc tem algo contra, ou não fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peru inteiro não vai dar rs... mas em cortes basta fazer como as receitas com frango que tem aqui no blog ;)

      Excluir
  19. Oi Mauricio vc é o cara mais estou procurando bolo de tapioca p/fv coloque no blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Maurício Bom Dia!!!
    Adoro suas receitas e dicas. Você e show de bola!!!!
    Essa receita da para fazer com corte suíno? Preciso cozinhar antes na pressão?
    Se puder me orientar agradeço.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Maurício, primeiramente quero te parabenizar pelo blog, é fantástico e ajuda muuuuuuito, eu fiz uma cirurgia de redução de estômago e tenho muitas restrições alimentares, com suas receitas minha vida teve uma melhora de 100%, só tenho a agradecer!!!!
    Mas bem, eu to com uma dúvida aqui, eu vou fazer um lombo com essa receita do pernil, mas ele tem 2kg e já vem temperado, eu posso tirar do freezer direto para a air fryer ou tenho que descongelar primeiro? Da para fazer ele inteiro ou tenho que fazer em 2x? Qual o tempo de cozimento caso possa coloca-lo inteiro?

    ResponderExcluir
  22. Maurício, essas embalagens atuais de "asse fácil" para peru, frango, que vem com aquele saco plástico, podem ser feitos na Ayrfrier ??? com o saquinho fechado cfe instruções ? obrigada Clarice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o ideal, e nem ajuda... leia o post sobre perguntas frequentes sobre a AirFryer e respostas aqui mesmo no blog, lá explico bem sobre isso. Abraços!

      Excluir
  23. Oi Maurício, tudo bem? Posso colocar barbecue no pernil ou só fica bem com costela? Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá Maurício. Você já tentou fazer pulled pork na airfryer? Será que dá certo?
    Obrigado e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  25. Fiz agorinha um pernil temperado de mercado e depois joguei barbecue em cima com uma farinha para acompanhar. acabou tudo. muito bom.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!