Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Escondidinho na AirFryer

Maurício Rodrigues 32 Comentários


Adoro escondidinho, e todos que provam geralmente também se apaixonam, não só pelo sabor e textura maravilhosos, mas também pela facilidade e praticidade no preparo. Já fiz escondidinho de praticamente tudo, todos ficaram ótimos de todas as formas. Não tem segredo e ainda há possibilidades infinitas.
Nesta receita coloquei bem passo-a-passo para vocês entenderem sem dúvidas e também dicas e e todas as variações que aprovo!



Ingredientes creme:
500gr de mandioca descascadas (aipim, macaxeira...)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 xícara de leite aproximadamente
Sal à gosto

Ingredientes recheio:
400gr de carne moída
1 embalagem de molho de tomates pronto
Cebola, alho, sal, orégano, pimenta-do-reino, caldo de carne, cheiro-verde, manjericão

Primeiramente cozinhe as mandiocas em água até ficar mole, faça o teste com um garfo, depois de cozidas, mas ainda quentes e escorridas, amasse bem com um garfo ou amassador, não precisa ficar lisinho. Em uma panela acrescente as mandiocas amassadas, a manteiga ou margarina e o sal e vá mexendo até virar um creme, deixe ferver por uns 5 minutos, desligue o fogo e reserve. (Pode ser necessário um pouco mais ou menos de leite para dar o ponto no creme, deve ficar como um creme mesmo, veja nas fotos abaixo)

Agora vamos ao recheio, em uma panela coloque a carne moída e os temperos ao seu gosto, refogue bem até começar a ficar mais sequinha, depois acrescente o molho de tomates, deixe ferver por uns 5 minutos, desligue o fogo e reserve. Não é para virar um molho à bolonhesa e sim uma carne mais úmida como nas imagens abaixo.

Vamos para a montagem agora, é bem simples. Separe dois recipientes aproximadamente do mesmo tamanho que possam ir na AirFryer e que caibam na cesta. (Se não sabe quais podem ir veja aqui!)
Vamos fazer duas porções ok, então coloque no fundo dos recipientes um pouco do creme que fizemos, depois a carne e por cima o restante do creme, como na imagens abaixo.

Agora vamos colocar um recipiente de cada vez na AirFryer e programar por 15 minutos à 200º e pronto, delicie-se!

Rendimento: 2 porções, cada porção serve de 2 à 3 pessoas.

Armazenamento: Caso não vá comer tudo, ou não queira preparar as duas porções seguidas, guarde na geladeira e depois prepare na hora que desejar comer.

Variações do creme: Ao invés de fazer um creme de mandioca você pode fazer um purê de batatas, ou um purê de mandioquinha (batata baroa) ou ainda misturar mandioca com batatas, mandioca com mandioquinha, ou batatas com mandioquinha, fica uma delícia!

Variações do recheio: No lugar de carne moída pode-se usar nesta receita carne-seca, calabresa moída ou triturada, carne-louca, frango desfiado, frios, queijos, ricota...

Dicas para incrementar: Se desejar incrementar ainda mais esta delícia, coloque uma camada de requeijão, queijo, tomates-secos picados... por cima do recheio, antes da última camada do creme do escondidinho.



32 comentários:

  1. Que bom aspecto! :)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Piteca, obrigado! Bom fds pra vc tb. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Não estoura o ovo não? no microondas pego o garfo e dou uma espetada de leve na gema pq senão vira uma bomba.
    Ana Flávia

    ResponderExcluir
  4. desculpe o comentário era para o ovo frito e nem percebi q estava em outro post.
    Ana Flávia

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, que ovo? Esta receita não vai ovos. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, não, não estoura não, pode ficar tranquila. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maurício! Adorei suas receitas! Fiz um delicioso escondidinho de carne moída suína com purê de couve flor na minha Airfryer! Light e delicioso! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Salessandri, obrigado! Adorei sua ideia, é isso aí, basta variar rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Maurício do céu!Priemiramente parabéns pelas dicas e pelo jeito carinhoso de responder a todos orientando e tirando duvidas! eu estava prestes a doar a minha Airfryer,(comprei faz duas semanas) pois antes mesmo de usar já havia umas pessoas "recalcadas" falando horrores..mas vc nos salvou desse tipo de gente !Estou fazendo exatamente com vc indicou e estou amando!tudo o que eu faço esta cada dia mais gostoso e além da praticidade a nossa saude vai bem obrigada! rss bjs seu lindo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, imagine, eu é que agradeço. Vc falou tudo, existe um pequeno grupo de "recalcados" kkk que ficam por aí falando mal, que não presta, que não funciona, tipo uns 0,01% rs... mas cheguei a uma conclusão, ou eles não tem uma AirFryer ou ainda não aprenderam a usar rs, pois quem tem e sabe usar ou se não sabe mas procura aprender se apaixona e nunca mais consegue ficar sem rs. Tem gente que especula sem saber não é rs. Nossa saúde agradece mesmo, se fizermos um calculo apenas por mês em quantidade de gorduras que iríamos ingerir normalmente seria assustador. Bjos e seja sempre bem-vinda, obrigado pelo seu carinho e de todos! ;)

    ResponderExcluir
  11. É isso aí pessoal, só decidi mesmo comprar a minha depois que conheci seu blog e agradeço muito por vc fazer esse blog, muito obrigado mesmo, que Deus abençoe vc e pessoas assim que estão prontificadas a ajudar e responder nossas dúvidas. Comprei a minha na sexta e fiz batata, franguinho e hoje fiz sua receita de carne com batata simplesmente maravilhosa, mais uma vez muito obrigada Maurício, valeu mesmo tá. Angela.

    ResponderExcluir
  12. Oi Angela, que legal, parabéns, nem vou dizer que vc vai amar, porque pelo visto já se apaixonou rs... Muito obrigado pelo carinho e elogios. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Comprei a minha semana passada e estou adorando as suas dicas! Vou indicar o blog.

    ResponderExcluir
  14. Oi Tatiane, parabéns pela aquisição. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite!

    Pode colocar pirex em AirFryer de qualquer marcar?
    Pois, a minha mãe tem da Mondial e eu comprei a Philco para mim. Porém a minha ainda não chegou.

    ResponderExcluir
  16. Sim Luana, veja o post de dicas "USANDO ASSADEIRAS E REFRATÁRIOS NA AIRFRYER" aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns mesmo viu Mauricio, eu acabei de comprar a minha e não vejo a hora de colocá-la em ação...rs é de pessoas como você que este mundo precisa, pessoas que querem ajudar os outros sem esperar nada em troca...Parabéns, Deus continue abençoando você e sua família! Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Fiz hoje no almoço e ficou divino !! Fiz com purê de batata e ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Mauricio, minha AirFryer acabou de chegar, já experimentei batatas e frango a passarinho, mas queria um esclarecimento, no manual da minha que é Philco, diz que não é para usar papel alumínio, e em suas receitas várias usam esse tipo de papel. O que é realmente verdade?

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanioa, é assim, no manual da Philco fala para não fazer alimentos gordurosos como linguiça, não usar papel alumínio etc... não sei porque, não é uma AirFryer? A qualidade é ruim? Use apenas nas receitas que eu indico e da forma que indico, não em tudo, mas se tem dúvidas entre em contato com seu fabricante! Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Acabei de fazer esse escondidinho pro almoço de domingo! Que delícia!!! Coloquei um pouco de creme de leite e noz moscada na massa, e acrescentei queijo mussarela no meio e parmesão por cima. Ficou divino!
    Mauricio! Adorooooo seu blog, além de ser um gato vc é super atencioso! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Carla, que bom que gostou... obrigado pelo elogio, fiquei até vermelho ao ler kkk Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oi Maurício,

    Desculpe a intimidade, mas é que leio tt seu blog que me sinto íntima..rsrs
    Bom, minha consulta é se já existe algum tipo de suporte que possibilite "distribuir" os alimentos em 2 níveis. Espero ter sido clara em minha consulta.

    Obrigada e aumentando a extensa fila elogias, lá vai mais um PARABÉNS o BLOG é maravilhoso!!!!

    Dulcileide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulcileide, obrigado rs... fico que feliz que se sinta à vontade AirFryend rs.... ainda não existe.

      Excluir
  24. olá Mauricio td bem,vc esta de parabens pelo seu ou nosso blog,onde q compro o spray e as formas tanto de bolo quanto de vidro,tenha um ótimo fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Martinha, vc encontra no site Forminhas e Caixinhas - www.forminhasecaixinhas.com.br

      Excluir
  25. Mauricio comprei um escondidinho pronto, esses congelados, posso usar na minha AirFryer, se puder qual a temperatura e o tempo que de usar.
    Almir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descongele e coloque na af até achar que está bom, porque não tem como eu te dizer, não sei o tamanho, altura, receita usada rs ;)

      Excluir
  26. Master Chef Maurício , és sensacional !
    parabéns , eduardo

    ResponderExcluir
  27. Maurício dá pra substitir o creme de mandioca por purê de batata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqui na própria receita eu explico e ensino isso, dê uma olhada.

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: