Livros de receitas para airfryer
ofertas de airfryer

Dicas: Perguntas frequentes e dúvidas sobre a AirFryer

Maurício Rodrigues 364 Comentários


Devido ao sucesso do post anterior sobre Como usar assadeiras e refratários na AirFryer, resolvi fazer um pequeno apanhado de dúvidas que sempre recebo dos leitores aqui no blog, por e-mail e na fan page. Fiz uma espécie de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes. Espero que ajude à todos, principalmente quem está começando, e antes que diga: "A informação tal está no manual..." ou "Na minha indica fazer de outra forma..." deixo claro que aqui está retratado meu parecer, e sei que muita gente não lê o manual, brasileiro...rs



É necessário pré-aquecer a AirFryer antes de utilizar?
- Segundo o manual sim, mas são poucas as receitas que realmente vejo necessidade, acredito que é legal pré-aquecer quando se prepara um alimento que já precisa iniciar o cozimento já na temperatura certa ou para alimentos que precisam de um choque térmico, como uma carne por exemplo para selar. Nas receitas que posto sempre informe se for necessário.

Como devo pré-aquecer a AirFryer?
- Basta liga-la vazia (sem alimento dentro) por uns 3 à 5 minutos, depois basta colocar o alimento dentro e seguir com a receita/preparo.

Posso retirar a cesta da AirFryer para verificar ou virar os alimentos durante o preparo ou funcionamento?
- Sim, claro! A cesta pode ser retirada quantas vezes for necessário para verificar, agitar ou virar os alimento, depois basta encaixar a cesta no lugar e prosseguir normalmente.

Posso zerar o timer manualmente para desligar a AirFryer?
- Sim, pode sem problema algum. Caso esteja preparando um alimento e ele já esteja pronto e você queira virar o timer no sentido anti-horário para desligar a máquina e zerar o tempo, pode fazer sem receio algum.

Posso forrar a cesta da AirFryer com papel alumínio ou outra coisa para não sujar?
- Sim e Não! A cesta da AirFryer é furadinha não por acaso, isso é para que o alimento receba calor/ar-quente por baixo também, acelerando o preparo e igualando o cozimento. Então só é recomendado usar o papel alumínio se a receita pedir isso, ou se for preparar algo com molho, caso contrário a gordura do alimento não terá para onde escorrer e você perderá neste ponto.

Posso utilizar aqueles preparados para frango assado que vem com saquinho de assar na AirFryer?
- Sim e Não! Você pode utilizar, mas não aconselho pelos seguintes motivos, levará bem mais tempo para ficar pronto do que sem o saquinho, o saquinho pode inchar e encostar na resistência e poderá estourar e/ou queimar, e não vale a pena, pois preparando direto na AirFryer sem o saquinho ficará mais saboroso e pronto bem mais rápido, com uma qualidade superior. Então você até pode utilizar o tempero, é bem prático mesmo, mas o saquinho não recomendo.

Posso preparar alimento congelado na AirFryer?
- Sim, praticamente qualquer alimento pode ser colocado ainda congelado para ser preparado na AirFryer, como carnes, aves, vegetais... a única coisa é que isso fará com o tempo de preparo aumente.

Qual a diferença da AirFryer comum para a digital?
- Somente o fato de o controle de temperatura e timer ser digital, no demais é a mesma coisa.

Posso usar uma assadeira ou refratário na AirFryer?
- Pode sim, veja mais detalhes neste post: Usando assadeiras e refratários na AirFryer

Os alimentos preparados na AirFryer causam câncer?
- Não. Vou tentar explicar sem ser tão técnico, quando preparamos qualquer tipo de alimento e o deixamos passar do ponto, ou seja, começa a queimar, estes pontos carbonizados que são ingeridos fazem muito mal à saúde, são inclusive cancerígenos, dentre outros males. Então se prepararmos um alimento em uma panela, frigideira, microondas, fritadeira convencional mergulhado no óleo ou na AirFryer e deixarmos passar do ponto estes "queimados" que iremos ingerir serão maléficos. No caso da AirFryer não há imersão no óleo, então além de não ingerirmos a gordura não ingerimos também as partículas de alimentos que ficam queimadas dispersas no óleo, principalmente quando o óleo já foi utilizado antes. Então o segredo é preparar qualquer alimento, independente do meio utilizado, sem deixar passar do ponto, pois se você comer um alimento "queimado" preparado na AirFryer ou qualquer outro método isso será prejudicial

Os alimentos demoram para ficarem pronto na AirFryer?
- Demorar é relativo, o tempo de preparo para cada alimento é diferente, nas receitas sempre indico o tempo que levei, mas tem coisas que levam 5 minutos e outras 40 minutos, então esta resposta é bem pessoal. Se você fosse preparar por exemplo costelinhas de porco no forno levaria 2 horas, na AirFryer menos da metade, se for preparar batatinhas teria que aquecer o óleo, ficar cuidando o tempo todo, mais o tempo de fritura... uma hora iria passar fácil, então 20 minutos não considero muito na AirFryer, mas vai de cada pessoa, para mim é rápido e prático.

Posso usar a AirFryer sem a cesta?
- Pode sim, mas somente em último caso. O ideal é utilizar com a cesta, pois a mesma fica suspensa e permite que o calor/ar-quente circule por igual internamente na hora do preparo do alimento, sem falar que sem a cesta a gordura dos alimentos não terá para onde escorrer e você deixará de usufruir deste benefício, então se for utilizar a AirFryer sem a cesta, somente com a cuba, você pode deixar para preparar alimentos que só precisem gratinar ou receber calor por cima ou que não tenha gordura para escorrer, mas advirto novamente neste post, CUIDADO! você não terá onde segurar ou apoiar corretamente na hora de retirar e colocar a cuba da AirFryer sem a cesta, pois não terá o cabo de suporte, então poderá se queimar ou se machucar se não tiver muita atenção e cuidado.

A AirFryer gasta muita energia?
- No meu ponto de vista não. Veja o que falei sobre o consumo aqui: Consumo energético da AirFryer

Dá para fazer empanados na AirFryer?
- Sim, veja como aqui: Empanados na AirFryer

Onde posso comprar minha AirFryer em oferta / desconto / promoção?
- Acesse esses links e compare, veja qual está com o melhor preço hoje e adquira a sua.

364 comentários:

  1. Aproveitando essas dicas, uma vez fui fazer frango a passarinho e coloquei na cestinha. Depois de pronto vi que espirrou gordura pra tudo quanto é lado na airfryer, inclusive em cima (local onde não dá para limpar, com facilidade). Isso já aconteceu com vc ? para evitar esses respingo vc acha que ficaria ruim colocar o alumínio em cima ? Como vc faz a limpeza na parte de cima da máquina ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Maiara, não se preocupe, nesta área onde ficam a hélice e a resistência não há acumulo significativo de sujeira pois o ar é empurrado para baixo com força e velocidade o que evita que respingos e/ou alimentos fiquem presos ou acumulados. Limpe somente como conseguir e onde alcançar. Não cubra os alimentos pois isso retardará o preparo e pode causar problemas, veja as informações que coloquei sobre isso nos últimos post de dicas. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. olá Maurício gostaria de saber se faltando de 2 a 3 minutos para o fim do tempo de preparo do alimento a airfryer para de fazer a zuadinha do tempo acho que a minha quando para a zuada do tempo ela permanece parada é assim mesmo? poderia me ajudar ? outra duvida quando o alimento fica pronto e ainda resta um tempo posso desligar voltando o tempo ? obrigado. adorei o blog parabéns .

    ResponderExcluir
  4. Olá, quando termina o preparo ela desliga e segundo depois para o timer. Sim, pode sim, informei logo acima neste post. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. esta no manual, coxinha 22minutos a 180º...mas nem xega em 10 minutos ela desliga sozinha!! porque?

    ResponderExcluir
  6. Não é para desligar antes do termino do tempo que vc programou, a não ser que vc tenha deixado a AirFryer em uma posição errada, sem espaço na traseira e laterais, conforme está no manual, que aí ela sobreaquecerá e se desligará automaticamente por segurança, então verifique.

    ResponderExcluir
  7. MAURICIO, MUITO OBRIGADO PELAS DICAS, ESTOU MORRENDO DE VONTADE DE COMPRAR UMA FRITADEIRA, EU ACHO QUE VOU AMAR, POIS EU NÃO SOU MUITO BOA DE COZINHA........ACHO QUE VOU COMPRAR UMA MUNDIAL, ALGUÉM SABE ONDE ESTÁ COM PREÇO MELHOR?, O MENOR QUE EU VI FOI 599,00 SEM SER DIGITAL........POSSO COMPRAR MESMO.......NÃO VOU ME ARREPENDER????????? ESTOU PESQUISANDO A ALGUM TEMPO ATÉ QUE EU ACHEI ESSE BLOG.........AMEI

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, obrigado! Acho que vc vaia amar. Hoje ví por R$563 no Kabum. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Minha mãe de 86 anos adora uma batata frita mas há anos não faço porque não comemos fritura e ela agora quer porque quer me dar uma fritadeira dessa, ela quer comer batata frita srsrs e tenho visto que a mondial custa a metade do preço da wallita vc põe ajudar nessa questão. Seria a questão da marca uma pior do que a outra. Obrigada pela ajuda e aguardo resposta. Abs.

    ResponderExcluir
  10. Olá, a diferença é só preço mesmo entre as duas marcas. A minha é Mondial e adoro, nunca me deu problemas e também tem 2 anos de garantia! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Comprei a maquina hj e fiz costelinha e frango a passarinho no almoço. A noite fui fazer batata frita pré aqueci por 5 minutos e ela desligou do nada entao fiz aquele negocio de enfiar o palito embaixo e voltou a funcionar. Pergunto se isso acontecerá frequentemente e pq aconteceu isso pois soh lavei a cesta e porta cesta.

    ResponderExcluir
  12. Olá, nunca precisei fazer este procedimento do palito, mas sei que a AirFryer só se desliga automaticamente para evitar superaquecimento, então veja se está deixando espaço na traseira e laterais suficientes para circular o ar ok. E veja sempre se encaixou a cesta direitinho também. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Qual a melhor marca de airfryer? sei quem lançou foi a phillipis walita, agora tem várias marcas como: malory, philco...

    ResponderExcluir
  14. Olá, não foi a philips walita que lançou, na verdade ela só foi "uma das" que trouxeram para o ocidente pois é um produto que foi desenvolvido no oriente e começou a fazer sucesso em algumas regiões da Europa e só depois veio para as américas, mas enfim, o importante é vc adquirir uma marca com um bom custo x benefício, boa garantia e claro de uma marca boa, conhecida. A minha é da Mondial e adoro. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. comprei uma da marca go to,é igual as marcas conhecidas tempo de preparo etc,vc conhece?

    ResponderExcluir
  16. OI MAURICIO! ACABEI DE COMPRAR MINHA FRITADEIRA.........ESTOU MUITO FELIZ........JÁ VENHO PESQUISANDO A UM BOM TEMPO, E O SEU BLOG ME ENCORAJOU, PQ O PREÇO É ALTO NÉ, MAS ENFIM PARABÉNS PELO SEU BLOG, ESTOU AMANDO ....E TENHO UMA DÚVIDA..............VOU COMPRAR UM REFRATÁRIO, COMO DEVO USÁ-LO? ....DENTRO DA CESTA OU TIRO ELA E PONHO DENTRO DA CUBA?

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria do Carmo, que legal, parabéns, vc vaia amar! Obrigado pelos elogios!!! Tem um posts que fiz só sobre isso, bem completinho, dê uma olhada que será mais fácil rs, abraços!

    ResponderExcluir
  18. Oi Maurício,

    Quero muito comprar uma fritadeira Air Fryer, mas fiquei na dúvida de qual marca comprar. Vc pode dar uma sugestão? Qual marca vc acha melhor? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá, a minha é Mondial, gosto muito e recomendo! Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi Maurício! Qual modela da Mondial é a sua? Vi no site 04 modelos e fiquei na dúvida>
    Quero ter certeza de que vou comprar o modelo certo, afinal vc fala tão bem dela que quero uma igualzinha. Bjssss

    ResponderExcluir
  21. Oi, a minha é a AF01, a premium preta que tem a foto no topo do blog. Você vai amar, abraços!

    ResponderExcluir
  22. a dica fala em usar ou não papel aluminio na cesta, mas quero usar para forrar o coletor, onde cai a gordura, será que tem problema?

    ResponderExcluir
  23. Oi Fabiola, pode sim, mas certifique-se de que estará bem firme no fundo, se não a força do ar-quente fará o papel alumínio voar, girar e bater dentro da AirFryer. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Olá Rodrigues, ganhei uma AirFryer, mas é mallory e o compartimento dela é uma cestinha... Gostaria de saber antes de comprar o silicone..

    E até mesmo para facilitar a limpeza poderei colocar uma forma de silicone (furadinha das laterais para o ar circular) usando minha AirFryer?

    O silicone é compatível com tal aquecimento?

    A descrição da forma de silicone:
    Pode ir no Forno até 240ºC, Lava louças, micro-ondas e congelador.

    A temperatura máxima das AirFryer vão até 200C... essa temperatura é constante ou pode aumentar mais do que os 200C?

    Porque se for uma temperatura constante acho que o silicone seria compatível também com as AirFryer assim como para os microondas.

    Você poderia me assessorar?

    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Oi Nany, leia este post que fiz somente sobre isso, abraços: http://fritadeirasemoleo.blogspot.com.br/2013/07/dicas-usando-assadeiras-e-refratarios.html

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma dúvida, no livro fala para tirar os alimentos congelados 15 min antes, gostaria de saber se todos precisam deste tempo?Pq já li que o pão de queijo é melhor fazer congelado mesmo, será que tu poderia colocar a listas dos que precisam ou não?Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Olá, geralmente não deixo descongelar minhas receitas, não tenho como saber das receitas dos livros que vem com as máquinas, mas nas minhas receitas do meu livro e do blog sempre explico direitinho quando é possível o congelamento e como preparar, dê uma olhada, abraços!

    ResponderExcluir
  28. Comprei uma da Airfree Mondial ela é realmente FANTASTIC ....... obrigada Mauricio

    ResponderExcluir
  29. Maurício, quando se usa aquele divisor dentro da cesta, para fazer 2 alimentos de uma só vez, eu tenho que aumentar o tempo normal de preparo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Oi Jacqueline, não precisa, basta ficar de olho, pois as vezes um alimento leva menos tempo que o outro, ou então se vc deixar muito amontoado tem que dar uma virada na metade do tempo. Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Olá Maurício! Antes de mais nada quero parabenizá-lo pelo blog, é mto prático útil e nos ajuda demais. Eu tenho uma airfreyer e fico mto em dúvida quanto a preparar alimentos em gde quantidade, tenho a impressão que não cozinha direito qdo fica uma camada de alimento em cima da outra. E tbém até agora não consegui fazer nada à milanesa que tenha ficado mto bom. Será que estou fazendo algo errado? Desde já agradeço.Abs, Laura.

    ResponderExcluir
  32. Oi Laura, obrigado pelo carinho. Não tem segredo, se for colocar muito alimentos, encher mais a cesta, terá que preparar por mais tempo e dar uma viradas ao menos uma vez durante o preparo para que frite por igual e para empanados tem várias receitas aqui mesmo no blog e um post especial de empanados e dicas de empanamentos, dê uma olhada, abraços!

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber como fazer a limpeza da minha airfryer.
    Pode lavar a cestinha e o suporte dela?

    ResponderExcluir
  34. Olá, lave a cuba e a cesta apenas com sabão/detergente neutro e uma esponja macia, na cesta pode usar aquelas esponjas próprias para antiaderente e a máquina você limpa apenas com uma paninho levemente úmido, sem produtos químico e com a máquina fria! Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Mauricio, qdo abro a minha air-fryer em funcionamento ela não pára de funcionar, e vc disse que ela pára, o ventilador dela continua é assim mesmo, ou vc acha que tem problema? Vanessa (sorocaba)

    ResponderExcluir
  36. Oi Vanessa, não são todas as marcas que tem este sistema de segurança, sei que a minha tem e é ótimo, a minha é da Mondial! Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Mauricio, Parabéns pelo blog, adorei. A bastante tempo vinha namorando uma airfryer e ontem descobri seu site, gostei tanto que hj comprei a minha rs. Tenho uma duvida, quando coloco o timer acima de 5 min, ele funciona normalmente, agora quando coloco em 3 min o barulhinho do timer não aciona e ela liga mas não desliga. você acha que isso pode ser um defeito? ou o ideal eh sempre colocar 5 min ou mais?

    ResponderExcluir
  38. Oi Camila, obrigado. Seja bem-vinda sempre por aqui! Espero que goste da sua AirFryer, parabéns pela aquisição. Quanto ao timer, isso ocorre porque é um acionamento mecânico, mas não é normal, quando quiser colocar menos que 5 minutos, gire ele para mais tempo e depois retorne colocando na posição que deseja e resolverá. Abraços!

    ResponderExcluir
  39. acabei de ganhar de presente de minhas filhas uma air fryer mondial estou adorando
    bju nil

    ResponderExcluir
  40. Oi Nil, parabéns! Seja bem-vinda aqui no blog, abraços!

    ResponderExcluir
  41. Olá Maurício. Sou muito fã se seu blog. Tenho a airfryer da Mondial e tb a máquina de pão. E olham seus blogs são manuais de culinária super necessários, Tenho uma dúvida: minha airfryer da mondial esta desligando as vezes, e eu recoloco a gavetinha e ela volta a funcionar . As vezes desliga novamente e recoloco a gaveta. Esta com menos de 2 semanas de uso. Pode ser mau contato já? Tem algo que eu possa fazer? Obrigadao e forte abraço.

    ResponderExcluir
  42. Oi Luiz, obrigado pelos elogios! Ao abrir a AirFryer ela para automaticamente de funcionar e ao recolocar a gaveta no lugar ela volta, isso na maioria das marcas e modelos. Agora se a sua está parando mesmo com a gaveta dentro pode haver algo de errado sim, então entre em contato com a assistência técnica do seu fabricante. Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Tenho uma duvida qto ao tamanho da cesta de cada fritadeira... a da Walita (mto mais cara) diz ter 800 g de capacidade... a da Mondial nao achei nem no proprio site a capacidade... o tamanho das 2 parece ser semelhante... alguma ideia Mauricio?? otimo blog! Parabens

    ResponderExcluir
  44. Oi Renata, não tem como precisar o tamanho das cestas das AirFryer em peso ou litros, pois dependerá do alimento que colocará dentro, uns são mais leves, outros mais pesados, uns vc pode encher a cesta toda no preparo, outros não. Mas o que posso te dizer é que a cesta da Mondial hoje, "PARA MIM", NA MINHA OPINIÃO" rs, é a melhor, pois é a única toda antiaderente, sem aramado e a maior em tamanho no mercado hoje, antes era menor, mas eles mudaram faz um tempo e é a maior agora, eu gosto muito. Espero ter ajudado, abraços!

    ResponderExcluir
  45. Vi nas fotos do topo desta página, que a cesta está separada da cuba. Como fazer para separá-las?

    ResponderExcluir
  46. Basta retirar a cuba de dentro da AirFryer, apoiar em uma superfície, depois apertar o botão do cabo e puxar a cesta para cima!

    ResponderExcluir
  47. Ok, cuba e cesta separadas - prontas para serem lavadas. Obrigado.
    A propósito, diante de tantos comentários lidos acima, quero registrar que adquiri recentemente a AirFryer da Mondial, tenho usado constantemente, e estou muito satisfeito. Abçs.

    ResponderExcluir
  48. Mauricio, qdo abro a minha air-fryer em funcionamento ela não pára de funcionar, e vc disse que ela pára, o ventilador dela continua é assim mesmo, ou vc acha que tem problema?

    Eu gostaria de comprar .a Panela Suporte Da Cesta Fritadeira Walita Airfryer Ri9220, pois a minha levou um tombo.
    Onde vende ?

    ResponderExcluir
  49. Oi Rosangela, não são todas as marcas, a minha é assim, é um sistema de segurança da Mondial. Peças vc tem que ver com a asistência de sua marca. Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Oi Mauricio, eu comprei uma Airfryer e só criei coragem depois que li os seus comentarios , pois antes tinha medo de me arrepender, mas acabou de chegar e só usei umas 3 vezes, eu comprei da Philips Walita R19225 que vem com uma forma, o que ocorre é que eles nao mandaram o manual, veio apenas uma papel de guia rapido que eu nao entendi nada, fiquei olhando sem saber como usar, como limpar, apanhei um pouco até que entrei no site da philips e fiz uma reclamação, so q a atendente não me ajudou muito pois eu disse pra ela que fiz frango a passarinho e ficou tudo cheio de gordura e grudado na cesta( o frango ficou ótimo) mas a sujeira eu nao sabia como limpar, pq no papel que veio rs..rs so dizia para lavar na lava-louças e eu nao tenho, e que tb nao pode passar esponja, daí eu fiquei olhando pra aquilo tudo sujo e pensei COMO VOU LAVAR? Fiquei me matando com a mao e agua e detergente, daí a moça da Philips falou q eu tinha que usar a forma que veio que nao era pra usar direto na cesta, então me responda? todos os videos que vi e todas as fotos so falam que tem que ser direto na cesta inclusive vc num comentario acima, e agora o certo é na forma que veio ou direto na cesta, por favor me responda, e qto ao manual eu entrei no site e solicitei um, vou esperar sua resposta, obrigada, há e qdo eu falei pra moça que todos usam na cesta ela falou que fica melhor usando na forma...

    ResponderExcluir
  51. Oi Bianca, é por isso que não recomendo estas que tem cesta com aramado, grudam tudo e são difíceis de limpar, acho que vc não leu meus comentários, pois sempre falo sobre isso rs, sem falar naquela peça inútil que tem no fundo em algumas que não serve para nada e aí vc tem mais uma coisa para lavar rs. A minha é da Mondial e é com ela que faço todas as receitas que coloco aqui no blog, é ótima e metade do preço. A forma é apenas para preparações com molho ou bolos, vc pode ver aqui mesmo no blog que são poucas as receitas que uso e mesmo assim pode ser qualquer recipiente neste caso, e explico isso também aqui no blog. Se fosse para usar com forma viria uma forma e não uma cesta né rs, esta atendente tentou te enrolar kkk. A minha como é antiaderente limpa fácil e uso uma esponja azul própria para antiaderente, mas não dá nenhum trabalho, tanto que tenho lava-louças e nem lavo nela, prefiro na mão, pois é rapidíssimo. Quanto a manuais e estas coisas vc tem que ver direto com o fabricante que comprou mesmo, não tenho como ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  52. boa tarde Sr. Rodrigues, vc sabe me dizer qual a diferença entre a fritadeira Mondial AF 01 e a AF 02, porque até agora só vi diferença no preço, e preciso me decidir. Abraço, Vânia

    ResponderExcluir
  53. Oi Vânia, a diferença é que uma é manual e a outra digital. Veja o post sobre a AirFryer Digital que coloquei aqui no blog para entender melhor. Abraços!

    ResponderExcluir
  54. Bom dia Mauricio, estou com uma duvida e não achei aqui no blog, então resolvi te perguntar. Já fiz nuggets e deu super certo, mas queria fazer bife de file de frango a milanesa.. bem mais fininhos que nuggets.. gostaria de saber se ficam bons tbm.. e qual o tempo que deveria deixar.. se devo aquecer a airfryer primeiro.. essas coisinhas basicas..rsrs obrigada!!

    ResponderExcluir
  55. Oi Nora, aqui no blog tem tanto filé de frango como iscas de frango, é só fazer igual. E tem tb um post especial sobre empanados com muitas dicas, dê uma olhada, abraços!

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigada pela atenção!! Já achei o que precisava!! Desde que adquiri a minha, passo aqui todos os dias.. adoro seu blog!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  57. Qual o tamanho das porções que podem ser preparadas ? Obrigado !

    ResponderExcluir
  58. Comprei minha air fryer da mondial em janeiro deste ano e desde então tenho feito coisas que nem me atrevia a fazer em casa... frituras... em agosto decidi comprar uma prá minha mãe e numa promoção acabei comprando a da Mallory. Péssima escolha... deu defeito depois de 20 dias, trocaram pois não tem conserto, a que chegou tb tinha defeitos e nem cheguei a usar. Devolvi e me ressarciram o valor da nota, sem levar em conta os pontos do programa de fidelidade que gerou o desconto. Não recomendo a Mallory de maneira nenhuma. Se alguém ainda tiver dúvidas, posso dizer depois de ter experimentado até a da Walita, compre a Mondial.

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo blog. Amei todas as postagens sobre AirFryer, assim quando for comprar, já sei as diferenças. Gosto muito de pesquisar antes, a minha ultima aquisição foi escova rotativa e também foi baseada em experiencias compartilhadas em blogs, e todas recomendaram a Mondial. Já curti sua fan page. Abraços

    ResponderExcluir
  60. Como faço para as coxinhas ficarem macias? Achei q ficam mto secas.
    Super bj seu blog e show

    ResponderExcluir
  61. Oi Érika, faça a minha receita de coxinhas caseiras que está aqui no blog, fica MA RA VI LHO SA! Vc vai amar, pois para coxinhas industrializadas, aquelas compradas prontas, não há como precisar o resultado ou tempo de preparo, pois cada pessoa/fabricante tem sua receita e a qualidade dos ingredientes varia muito, então só testando! Aqui: http://fritadeirasemoleo.blogspot.com.br/2013/11/coxinha-caseira-facil-na-airfryer.html

    ResponderExcluir
  62. O que faço para minha panela parar de desligar sozinha no meio do cozimento. Tenho essa panela há apenas dois meses, e já começou a apresentar este defeito há um mês. Já levei em uma assistência, na qual eles nem testaram e me disseram que não tem defeito algum. Quando a minha panela esquenta, ou seja, uso por mais de meia hora, ela começa a ficar desligando sozinha. NÃO AGUENTO MAIS ISSO!!! aguardo retorno. Alessandra Berti.

    ResponderExcluir
  63. Muito simples, deixe um bom espaço atras e nas laterais para que o ar quente possa circular e não ocorrerá mais.

    ResponderExcluir
  64. Eu estou pensando em comprar uma para minha mãe mas ainda tenho algumas duvidas, ela frita bem carne de gado não fica meio cru por dentro e asinha, coxinha de frango a de carne não a de massa fica bem, ela tem para onde escorrer a gordura.

    ResponderExcluir
  65. Sim, tudo fica ótimo, basta dar uma olhada nas receitas aqui no blog, são fotos de minhas próprias receitas.

    ResponderExcluir
  66. Maurício, Bom dia!
    Estou pesquisando sobre a penela até que achei este blog MARA, rsrs.
    Minha dúvida é se por exemplo, um bife ou um filé de frango, se fica muito seco depois de frito na panela, eu uso um grill pra fazer este tipo de alimento e não gostei do resultado, pois o alimento fica muito seco, principalmente o bife de carne vermelha, pode ria me informar se na fritadeira elétrica esses tipos de alimentos também ficam assim?

    ResponderExcluir
  67. Tudo fica ótimo, saboroso, suculento e no ponto, como vc pode ver aqui mesmo nas minhas receitas, nas fotos e explicações que coloco.

    ResponderExcluir
  68. Ola, teve mudança recente no modelo da af-01 ? mudança no tamanho do local de colocar o alimento para fritar. Essas que vemos aqui na internet parece que tá diferente das que vi nas lojas essa semana parece que o espaço agora tá maior. to doida pela minha

    ResponderExcluir
  69. Olá, já faz um tempo que mudou sim, veja no comparativo QUAL AIRFRYER COMPRAR? "COMPARATIVO" aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  70. Ola Maurício, boa tarde. Minha esposa e eu adoramos o seu o BLOG. Fizemos dezenas de receitas daqui e criamos algumas outras tambem (depois envio por email). Mas estamos tendo problemas com nossa AIRFRYER PHILCO (ela é o modelo novo com cesto fechado de 2,8L): O TEFLON tanto do CESTO, quanto da CUBA está soltando com menos de 15 DIAS de uso!!! Ficamos mega-chateados e estamos enviando para assistência técnica, após contato com a empresa. Mas ficou a dúvida: Existem diferentes tipos de TEFLON? Será que a da marca PHILCO é menos resistente que as demais?; E a principal duvida: Será que após a a troca, o problema voltará a ocorrer? Existe alguma maneira de evitar que isto aconteça? Lavamos sempre nossa fritadeira como lado MACIO DA ESPONJA!

    Abraços,

    OTAVIANO TELES

    ResponderExcluir
  71. Oi Otaviano, eu particularmente nao recomendo esta marca. Sim existem antiaderentes de diversas qualidades, assim como em panelas comuns, mas nao tenho como te dizer nada sobre suas outras duvidas pois a minha e da Mondial. Abracos!

    ResponderExcluir
  72. A Philco nada mais é do que a Britânia (aquela que traz tudo que porcaria da China) que comprou o NOME da EXTINTA Philco (que antigamente era uma marca de qualidade) e agora vende para os desavisados. Eu ganhei de casamento um microondas e um home theather, ambos já visitaram assistência técnica (que por sinal é terrível) e tive que em menos de dois anos jogar tudo fora!

    ResponderExcluir
  73. Eu comprei um aparelho de som da PHILCO uma merda!!! 1 ano de uso e tá assistência a mais de três meses....a assistência alega a falta de peça, ligo pra fabricante dizem que vai mandar....ENROLAÇÃO Deus me livre dessa marca.....Quando fui comprar a minha Air fryer tinha A mondial e a da Philco não pensei nem uma vez comprei a Mondial AF-01 ......Muito feliz!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  74. Judite/São Paulo
    Olá Maurício, continuo em dúvida quanto a capacidade da air fryer da Mondial, já que vc diz que mudou para 2,8 l, mas quando entro em diversos sites de compra, a especificação do tamanho é de 2 L. Então compro assim mesmo, porque, quem sabe, rs os distribuidores não sabem que agora é maior? Responda por favor. Grande abraço

    ResponderExcluir
  75. A capacidade e de 2,8l como eu coloquei no comparativo, ja mudou faz muito tempo, nem deve ter mais da cesta de 2,3 no mercado.

    ResponderExcluir
  76. MAURICIO ESTOU AMANDO MINHA AIR FRYER MONDIAL.TENHO APENAS UMA DUVIDA:POSSO"LAVAR"A CUBA E SEU SUPORTE?OU SÓ PODE LIMPAR.AS VEZES D´BASTANTE GORDURA COMO O FRANGO A PASSARINHO E TORRESMO

    ResponderExcluir
  77. Nao so pode, como deve lavar, tanto a cuba como a cesta, podem ir ate na lava-loucas. ABracos!

    ResponderExcluir
  78. Boa Tarde!
    Comprei a airfryer faz 04 meses e apareceu uma bolhas dentro dela. o que devo fazer liguei na polishop e a atendente disse pra mim procurar a assistência da Walita. nilda@futuratintas.com.br

    ResponderExcluir
  79. Oi Nilda, veja direto com seu fabricante, eu não tenho como lhe ajudar, não tenho vínculos com marcas.

    ResponderExcluir
  80. Oi, descobri seu blog por acaso e pela primeira vez me aventurei em escrever para um. Comprei uma airfryer e como somos apenas dois adultos em casa, a quantidade de comida é pequena, isto altera no funcionamento da panela? Posso por exemplo usá-la para preparar um pãozinho com cream cheese?
    Obrigada e feliz ano novo
    Eunice

    ResponderExcluir
  81. Seja bem-vinda Eunice. Pode fazer pouco ou muito, não tem problemas. Abraços!

    ResponderExcluir
  82. Mauricio, qual modelo mondial é de capacidade maios?

    ResponderExcluir
  83. Todos os modelos da Mondial tem a mesma capacidade, 2,8 litros.

    ResponderExcluir
  84. E qual a diferença entre eles Maurício, seu blog descobri tentando achar diferença de modelos... ate minha irma de João Pessoa esta lendo tudo sobre no seu blog, parabéns pelo ajuda.
    Vi nos sites como de 2!

    ResponderExcluir
  85. Entre os modelos da Mondial, a diferença é apenas a cor, design e tipo de acabamento externo. Internamente, as funções e capacidade etc... são iguais. E claro tem modelos de controles analógico e de controle digital, aí fica à sua escolha. Abraços!

    ResponderExcluir
  86. Olá boa noite, comprei uma airfryer da marca Luxor no Paraguay pois moro ao lado, mas ela é idêntica a da Mundial, tudo igual. Você já ouviu falar dessa marca?

    ResponderExcluir
  87. Gostaria de saber se o consumo de energia elétrica, subiu muito depois do uso dessa máquina?Pois comprei uma vez uma churrasqueira elétrica e a conta foi para as alturas,desde já obrigada.Itajaci.

    ResponderExcluir
  88. Todos são ótimos, só muda o design, cor e comandos, então fica à sua escolha!

    ResponderExcluir
  89. Não, pelo menos a minha que é da Mondial praticamente nem teve diferença na conta, até coloquei um post aqui no blog falando sobre o consumo.

    ResponderExcluir
  90. Olá!!! Comprei uma Air Fryer Mondial graças a você Mauricio, foi bem detalhista em tudo que expôs, obrigada! Mas tenho um dúvida: o aparelho fica todo quente mesmo? Obrigada! Cristiane

    ResponderExcluir
  91. Maurício, parabéns pelo blog. Ainda não comprei uma airfrayer e gostaria de saber se os alimentos ficam dourados. Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Sim, ficam, vc pode conferir nas próprias fotos das receitas e dos passo-a-passo.

    ResponderExcluir
  93. Olá, quero comprar uma, vc me indica a MONDIAL? Compro muitoooo filézinho, posso colocar descongelados e fica bom? Não aguento mais fritura no meu apartamento, meu marido não come nada cozido. Obrigada seu blog é MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
  94. Oi Iracema, sim, recomendo, pois é a que uso para todas as receitas que faço aqui no blog e nunca tive problemas. Sim, pode fazer filezinhos e muuuuuito mais, basta ver as receitas que eu faço aqui mesmo no blog. Tb moro em apartamento é a AirFryer é a solução para aquele cheio de fritura que fica 3 dias em apartamento e não faz sujeira!

    ResponderExcluir
  95. Maurício, estava indo comprar a airfryer da mondial quando passei numa loja que estava mostrando o funcionamento da Philips, parei pra assistir e alguém comentou que não havia diferença entre as duas marcas, mas a promotora garantiu que a mondial funciona como um microondas e a da Philips com resistência, resultado, voltei pra casa sem. :( Ainda quero comprar da mondial, realmente são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  96. Renata Couto, nossa essa vendedora apelou no excesso de mentira hein kkk... imagine, nada a ver, que absurdo kkk... to morrendo de rir agora, a da walita está até desatualizada em vários quesitos em comparação a da mondial. Abraços!

    ResponderExcluir
  97. Oba! #partiushopping. Você é um amor!

    ResponderExcluir
  98. Oi Maurício. Ganhei uma Airfryer da walita. Posso usar as receitas deste blog na minha airfryer?

    ResponderExcluir
  99. Sim, as receitas do meu blog podem ser feitas em qualquer AirFryer.

    ResponderExcluir
  100. Olá. Depois de ver o seu blog me incentivei e comprei a minha da mondial. Mas posso tirar uma dúvida. A minha quando ponho pra aquecer 5 minutos ela depois de uns 2 minutos desliga as duas luzes e o timer para antes de chegar a off, faltando uns 2 minutos ainda e eu não consigo rodar o botão timer de volta no zero. Tentei e ele não vai. Será defeito. Queria saber pois ainda tenho 2 dias pra trocar na loja. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  101. Oi Cacá, é porque é mecânico, assim como todas as outras AirFryer. Basta vc girar totalmente para o máximo de tempo, e em seguida voltar ao mínimo de tempo, pode fazer isso umas 3 vezes que resolve, se não fale com o sac do fabricante. Abraços!

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde. Estou com o mesmo problema da colega acima, a Cacá, e vou tentar resolver conforme vc falou, mas tenho uma dúvida: esse procedimento deve ser realizado com a air fryer desligada? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  103. Comigo acontece que ponho para aquecer 5 minutos coloco o alimento programo 30m e timer fica parado nos 30m,ai tenho que mexer para ele voltar a marcar o tempo.Isso acontece mesmo?

    ResponderExcluir
  104. Isso pode ser problema, se fizer como eu falei e não resolver fale com seu fabricante.

    ResponderExcluir
  105. Olá Maurício!
    Acabei de comprar a da Philco e nem testei ainda, mas depois de ler os comentários já estou arrependida, o que faço agora, deve trocar?

    ResponderExcluir
  106. Oi Leni, aí fica à seu critério, eu aconselho aqui e tem o comparativo que vc pode ler aqui mesmo no blog, a escolha é sua rs... abraços!

    ResponderExcluir
  107. Oi Maurício, poderia me informar quanto ao tamanho das fritadeiras....ou todas tem a mesma capacidade? obrigada

    ResponderExcluir
  108. Márcia, tem um post comparativo aqui no blog onde tem estas informações.

    ResponderExcluir
  109. Olá! Amo seu blog e testo suas receitas sempre! Tenho uma air fryer da philco, e ela super aqueceu e ativou o programa de segurança e agora não está ligando mais, vi em um comentário acima, sobre um procedimento do palito, isso pode ser feito com qualquer marca e como é este procedimento?

    ResponderExcluir
  110. Oi Vanessa, depende, se a sua tiver este sistema de segurança sim, veja no seu manual. Abraços!

    ResponderExcluir
  111. Maurício, ao fazer o frango a passarinho na minha AirFryer, exalou um cheiro horroroso de gordura que tomou conta de toda a minha casa. Isso é normal? Existe algum jeito de diminuir esse cheiro?
    Dayane Rainha

    ResponderExcluir
  112. Oi Dayane, não é normal não, com a AirFryer vc só deve sentir no máximo o cheirinho do alimento quando está ficando pronto, e suave, não fica cheiro na casa não viu!

    ResponderExcluir
  113. Mauricio para bife de boi comum devo usar qual temperatura e quanto tempo?

    ResponderExcluir
  114. Basta fazer como a Picanha ou como o Contrafilé que ensino aqui mesmo no blog, mas fique atenta se o seu bife é muito fino ou muito grosso para deixar mais ou menos tempo.

    ResponderExcluir
  115. Maurício, preciso confessar que me apaixonei primeiramente pelo se blog e depois como consequência acabei comprando a AirFryer da Mondial. Li todo manual e estou com uma dúvida: toda panela (normal) de teflon antes de usar preparamos o teflon passando óleo e colocando no fogo algum tempinho. No manual a Air Fryer não cita essa preparação do teflon. Minha pergunta pra vc é: realmente não é necessário? Obrigada Kiki

    ResponderExcluir
  116. Oi Kiki, no manual realmente não fala nada, mas eu fiz na minha, lavei, sequei, untei, coloquei por 10 minutos na AirFryer, depois lavei e sequei novamente e pronto, faço isso com tudo que é antiaderente. Abraços!

    ResponderExcluir
  117. Pessoal, antes de perguntar veja se sua dúvida já não está respondida aqui neste post e nos outros posts de dicas do blog, assim facilita e não tenho que responder a mesma coisa várias vezes nos comentários. Abraços à todos!

    ResponderExcluir
  118. Mauricio, fica bom fazer nesta fritadeira bifes.. tipo file de frango?? file de carne?? (alcatra,mignon) ou fica seco?

    ResponderExcluir
  119. Bella, fica ótima, dourado por fora e macio e suculento por dentro, tem as receitas e fotos aqui mesmo no blog, pode conferir. Faço desde patinho até filé mignon e picanha e ficam divinos, os peixes e frango perfeitos, os cortes suínos então, sem comparação com o modo convencional! Abraços!

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde. eu tenho um airfryer philips e tenho um problema. depois de ligar aluz desliga sozinha. so fica acesa por 1 ou 2 moinutos e depois desliga sozinha.
    Hoje tambem tinha fumaca saindo da parte superior do aparelo. sabe que poderia estar aconteciendo? obrigado

    ResponderExcluir
  121. Uma das luzes se apaga mesmo, a outra não, e se está saindo fumaça não use mais e leva na assistência. Abraços!

    ResponderExcluir
  122. Maurício, você foi o "culpado" pela nossa compra, rss! Lemos o comparativo das marcas e optamos pela Mondial. Compramos ontem e já fizemos batata e o frango a passarinho, excelente! Falo no plural porque o marido leu seu post e se animou para comprar. E olha que ele desconfiava da eficiência dessas fritadeiras! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  123. Olá Maurício, deixei a cuba cair no chão. Curiosamente a partir de então, a Air Fryer fica desligando sozinha. Se seguro a cuba, ela funciona, se solto ela desarma. Isso está correlacionado ou é apenas coincidência? Obrigado.

    ResponderExcluir
  124. Oi Alex, isso é justamente porque vc derrubou. A cuba aciona um botão dentro da AirFryer que a liga, então se tiver amassado ou danificado a cuba ela não chega no fundo onde tem o botão e não liga ou não mantém ligada porque o encaixe estão ruim, como se fosse um mal contato.

    ResponderExcluir
  125. Oi Mauricio,

    sobre o fato de usar papel aluminio.....
    Eu tenho a fritadeira da Philips, cujo o fundo da cesta é aramado. Bom, quase todos os alimentos que faço grudam neste aramado. Por exemplo, hoje fiz pão de queijo (eu mesmo sovo a massa) e uma boa parte da massa se perde grudada no aramado. Quando faço peixe empanada ocorre a mesma coisa. Ainda não tentei fazer forrando o fundo com papel alumínio. Alguma dica em específico para resolver ou minimizar esse problema?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  126. Oi Skiva, só tem duas saídas, seguir como ensino aqui ou comprar uma que não seja com cesta aramada rs.

    ResponderExcluir
  127. Oi Mauricio, depois de tanto ler o seu blog acabei me convencendo a comprar a air fryer da Mondial, hoje recebi e fui usá-la pela 1ª vez preparando batata frita, mas ela ficou desligando sozinha várias vezes durante o preparo e no pré aquecimento também, você tem idéia do que esta ocorrendo, se estou fazendo alguma coisa errada ou isso é defeito?

    ResponderExcluir
  128. Ou vc não está encaixando direito a cuba/cesta ou vc não está deixando espaço suficiente atras e nas laterias para o ar quente se dissipar. Deixe ao menos um palmo de distância livre de todos os lados dela, e encaixe a cesta direitinho. Abraços!

    ResponderExcluir
  129. Olá Maurício! Adoro seu blog, pena que só o conheci depois de comprar uma Phillips Walita! minha dúvida é que quando preparo alimentos mais gordurosos, tipo coxinhas de frango, a fumaça que sai do aparelho é absurda e avança pela casa toda, ainda que o cheiro não seja aquele de fritura carcterístico, é assim mesmo ou devo me preocupar? o aquecimento da parte externa do produto também me preocupa. o que vc acha? desde já, obrigada por sua atenção

    ResponderExcluir
  130. Meu Deus, pare de usar imediatamente, não pode sair fumaça alguma, não mesmo! Algo está errado, imagine, nunca ví sair fumaça de AirFryer. Ligue para a assistência e não utilize mais ok! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  131. Oi pessoal, vi o comentário anterior sobre a fumaça e resolvi opinar também, eu tenho uma philips walita e nunca saiu nenhuma fumaça, então acredito que não seja normal mesmo, pois já utilizei com alimentos que contem mais gordura e não tive problemas! Acredito que todas as marcas são boas, eu escolhi a philips walita pois já tenho outros aparelhos da marca e simpatizo

    ResponderExcluir
  132. Boa Tarde Mauricio, vc comentou aqui no seu blog, sobre a cesta aramado das outras marcas, que o alimento gruda, que é difícil de limpar, mas vi que nesse modelo a Mondial AF/01 tem um separador para colocar outro tipo de alimento para fazer junto que é aramado, essa divisória é fácil de limpar? Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  133. Oi Maurício, tudo bem? Adorei o blog, está ajudando bastante. Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento da minha Philco. Quando coloco rissoles na airflyer, observo que ao vira-los de posição, começa um barulho como se o empanado estivesse se soltando e batendo na hélice. Você sabe me dizer o que pode estar ocorrendo?

    ResponderExcluir
  134. A cesta e a divisória da Mondial são antiaderentes, não são aramados, super fáceis de limpar!

    ResponderExcluir
  135. Cristiane, nunca ví isso, com certeza não é nada com o alimento e sim com sua AirFryer da Philco. Ligue no SAC ou assistência para ver se eles lhe ajudam!

    ResponderExcluir
  136. Sou sua fã! Comprei minha AirFryer depois de conhecer o blog...adoro a Airfryer e o blog!!!

    ResponderExcluir
  137. Maurício..parabéns pelo blog.
    Consumimos muito peixe aqui em casa. É possível fazer filé de peixe a dorê na air fryer?

    ResponderExcluir
  138. Oi Thais, obrigado! Sim, aqui mesmo no blog vc encontrará esta e outras receitas com peixe, sempre estou colocando, abraços!

    ResponderExcluir
  139. Adriele, vc já viu o comparativo que fiz entre as marcas aqui mesmo no blog?

    ResponderExcluir
  140. Oi mauricio , quantas vezes posso utilizar a panela fritadeira seguidamente ?

    ResponderExcluir
  141. Pode utilizar sua AirFryer quantas vezes quiser, pelo tempo que quiser sem problemas. Só não esqueça de deixar espaço atras e nas laterais para o ar quente circular e ela não superaquecer. Abraços!

    ResponderExcluir
  142. Boa noite Maurício!!!!

    Comprei a Air Fryer a dois dias e já testei várias receitas que ficaram ótimas, porém estou com o mesmo problema de outras várias pessoas, ela desliga sozinha antes do tempo programado e espaço nas laterais é bem considerável. Você acha que deveria troca-la ou levar a assistência técnica????

    ResponderExcluir
  143. Gire seu timer até o final, no maior tempo, depois volte ao zero. Faça isso umas 3 vezes e ele deverá voltar ao normal, se não voltar fale com o sac ou assistência de sua marca!

    ResponderExcluir
  144. Quero agradecer pela atenção, e pelo respeito que o Sr. Mauricio(deste blog) nos presta. Obrigado por sanar minha dúvidas, que Deus o abençoe. João Fernandes

    ResponderExcluir
  145. Minha air fryer é do modelo digital. Sempre que preparo algo com mais de 15 minutos ela desliga antes do fim. Fui ler sobre isso e vi que ela tem disjuntor termosensível que desarma em caso de super aquecimento. A questão é, se estamos "fritando" um alimento, é obvio que ele irá super aquecer. No meu caso, fico muito puto, quando tenho q esperar o alimento esfriar para terminar o preparo, pois ela não religa automaticamente. Gostaria de saber se a airfryer manual também tem esse recuso chato, e se existe alguma maneira de contornar este problema. No mais o blog é ótimo e aprendo muitas coisas aqui. Obrigado.

    ResponderExcluir
  146. A AirFryer só superaquece se vc não deixar espaço nas laterais e atras para a dissipação do ar quente, deixe um palmo ao menos. Agora se mesmo assim estiver desarmando é defeito, leve na assistência. Esse sistema não é "chato" é uma segurança muito importante!

    ResponderExcluir
  147. Ola Maurício. Como sempre tu tem otimas dicas. Vou comprar minha airfryer e estou na duvida de qual comprar. Vi que tu tem um post falando disso e ja me decidi pela mondial porem tu não fala da diferença entre os dois modelos manuais da Mondial. Tem Af02 e a Af03. Sabe me dizer qual a diferença entre elas? Parabéns pelos seus blogs. Adoro tb o de pão e faço varias receitinhas que tu posta! Obrigada e grande abraço.

    ResponderExcluir
  148. A diferença entre os modelos da Mondial é apenas o design e acabamento externo, todas tem a mesma capacidade e potência.

    ResponderExcluir
  149. Olá Mauricio, olhei seu post comparando as Air Fryer e vi que tu não fala da Air Fryer da Ford! Sabe me dar informações sobre ela, comparada à Mondial, ela é boa??

    ResponderExcluir
  150. Oi Vanessa, eu ainda não coloquei a Ford no comparativo, mas te antemão já te falo, ela é fabricada pela NKS e não pela Ford. A cesta não é boa, pois é gradinha no fundo e a lateral fechada. Não em alguns dos sistemas de segurança. Espero ter ajudado, abraços!

    ResponderExcluir
  151. Caro Maurício Rodrigues, na prática, qual a diferença entre os modelos Mondial AF-01 e AF-02 quanto à opções de cozimento e alimentos indicados, eis que, de acordo com a descrição desses produtos, em relação a estas características o primeiro modelo: frita - batata/nuggets/peixes, e o segundo modelo: frita/cozinha/assa - batata/nuggets/empanados?
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  152. Marlúcio, todos os modelos da Mondial, fazem exatamente as mesmas coisas, tudo que ensino aqui, tem a mesma potência, mesma capacidade. Só o que muda é a cor, controle normal ou digital e acabamento externo. Abraços!

    ResponderExcluir
  153. Oi Mauricio, estou com uma duvida, posso retirar a cesta mesmo ela estando ligada ou preciso voltar o timer?

    ResponderExcluir
  154. Sim, pode Raissa, normalmente, como explico acima, abraços!

    ResponderExcluir
  155. Olá Boa tarde!Depois de muito pesquisar e ler as informações aqui do blog optei pela mondial e ontem comprei a minha.Já fiz nuggets e coxinha congelada.Até aqui deu tudo certo e espero que seja assim.Obrigado pelas informações ajudou muito na minha decisão.
    grata Carmem Silvia

    ResponderExcluir
  156. o meu problema com a airfrayer walita é que não consigo faze-la travar após o preparo da 1ª porção, porque?

    ResponderExcluir
  157. A AirFryer da Walita não desliga sozinha ao retirar a cesta como a da Mondial por exemplo.

    ResponderExcluir
  158. Olá Maurício, parabéns pelo blog
    Nos próximos dias vou comprar uma , ótimas dicas você dá aqui . Vi na foto que a cestinha da Mondial tem uma divisão, esta pode ser retirada para dar mais espaço a alimentos ?
    Grata desde já
    Helena

    ResponderExcluir
  159. Oi Helena, obrigado! Sim, o separados é removível. Abraços!

    ResponderExcluir
  160. Oi Mauricio!

    Vc falou sobre voltar o botão do timer para a posição inicial, mas a minha não faz isso. Se eu coloco 20 minutos e verifico que em 15 minutos já ficou pronto, o botão não gira em sentido anti-horário. Como devo fazer? Grata

    ResponderExcluir
  161. Oi Thalita, algumas marcas são assim, a minha que é Mondial volta, agora a sua tem que ver qual marca é e com o fabricante como fazer.

    ResponderExcluir
  162. Ola Mauricio, comprei uma AIRFRYER PHILIPS WALITA NOVA DE COR BRANCA, DATA DE 04/042014. Eu estava feliz com o equipamento, e por descuido, durante a limpeza da cozinha ela ficou em cima de um fogão elétrico que se acionou sem querer, então aconteceu o indesejado:
    Derreteu as duas tampas do fundo, e danificou as duas laterais inferiores que envolvem a panela.
    Pergunta: Sei que a garantia não cobre mau uso; mas existem peças de reposição para comprar?

    ResponderExcluir
  163. Isabel, não sei dizer, vc tem que entrar em contato direto com a assistência ou fabricante.

    ResponderExcluir
  164. Oi Mauricio, gostaria de saber se da pra fazer camarão empanado e se fica bom. Obrigada!

    ResponderExcluir
  165. Sim, fica ótimo, faça como faz normalmente!

    ResponderExcluir
  166. Oi Maurício amei seu blog achei varias receitas .... Gostaria de saber posso fazer qual quer pesa do frango nele ........ i empanado posso .... Desde de já lhe agradeço ......Obrigada

    ResponderExcluir
  167. Obrigado Jorceline, pode sim, inclusive aqui mesmo no blog tem váaaaarias receitas com vários tipos de cortes de frango de muitas formas, aproveite rs ;)

    ResponderExcluir
  168. Olá Mauricio, minha Air Fryer é da marca Philco, é com a cestinha entrelaçadas, posso fazer os mesmos pratos nela? E li tbm q pode ir qualquer assadeira...então teria q desparafusar essa cestinha? E pão de queijo coloco em cima dessa cestinha e ñ gruda? Se tiver um canal no youtube seu..posta aki pra mim..gostei de mais das suas explicações, vou ler com mais calma durante a semana..parabéns

    ResponderExcluir
  169. Oi tatá, você pode também fazer minhas receitas sim, só que como a sua é de gradinha algumas coisas grudarão rs. Não tem que desparafusar nada, o recipiente deve ser colocado dentro da cesta! Tenho canal no YouTube sim, o link está alí no topo junto com as outras redes sociais. Abraços!

    ResponderExcluir
  170. Eu denovo Mauricio, eu ñ sabia dessa poxa, pelo jeito minha escolha ñ foi a das melhores entao, bom será q se eu for numa autorizada consigo comprar esse cesto e adaptar qdo precisar? Li no manual da minha q ñ pode por papel aluminio pois pode superaquecer...a sua diz tbm e mesmo assim vc po~e? Obgada

    ResponderExcluir
  171. Tata, não preciso forrar pois a cesta da minha, que é Mondial, é antiaderente, então faço exatamente como mostro nas receitas. Só se for algo com molho ou específico, como ensino aqui e nas receitas. Abraços!

    ResponderExcluir
  172. tenho uma airfree philco e o cesto anti anderente está descascando, isso é normal???

    ResponderExcluir
  173. Não é normal Vilmar, o antiaderente não deve descascar rs... mas na Philco muita gente fala que isso ocorre.

    ResponderExcluir
  174. Bom dia, a minha fritadeira é da Philco e gostaria de saber se os acessórios da Philips Walita é do mesmo tamanho, pois a cesta da minha eu não gostei muito.

    ResponderExcluir
  175. Se a sua for a Philco antiga a cesta é toda de aramado, se for a nova é estilo antiaderente com alguns furinhos embaixo. Não acho legal usar acessórios de uma marca na outra, cada um é feito para sua marca.

    ResponderExcluir
  176. Maurício,bom dia! Adorei o seu blog,peguei a receita de coxinhas,elas ficam maravilhosas,Amei!!!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  177. Boa noite, tentei fritar pastelzinho de queijo ja pronto, e fikou moreninho tal, mas o queijo ñ derreteu pq será? Como faz quiabo frito nela?

    ResponderExcluir
  178. É a marca rs... estes pasteizinhos prontos são ruins e o recheio péssimo, faça caseiro com massa de pizza, pode congelar e preparar quando quiser.

    ResponderExcluir
  179. Oi Mauricio, adquiri uma Fritadeira Mondial Digital, seguindo suas orientações as quais foram bastante úteis. Ainda não foi usada e ainda temos uma dúvida sobre o pré-aquecimento.
    Posso aquecer a fritadeira com a cuba e cesta fora dela? Ou ela tem que ser aquecida com a cuba?

    ResponderExcluir
  180. Oi Daura, não tem omo aquecer com cuba e cesta fora , ela nem vai funcionar, sua AirFryer só funcionará fechadinha, com a cesta encaixada na cuba e a cuba na AirFryer ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  181. Olá Mauricio, parabéns pelo blog, é simplesmente ótimo, já fiz varias receitas por aqui. Bem, estou com um probleminha e quem sabe você me ajuda, estava assando frango na minha airfryer Phillips rodei o timer para finalizar para que eu pudesse verificar se o frango já estava bom, sempre faço isso, desligo o timer antes de abrir a cesta para verificar se o alimento ja esta bom, pois bem, quando fui tornar a ligar ela simplesmente não funcionou mais, o timer funciona, faz o tic tac como se estivesse ligado, mas a fritadeira não liga, fica desligada, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  182. Olá, obrigado! Olha não sei, pode ser defeito, entre em contato com quem te dá a garantia, não sei se é a polishop ou a philips. Abraços!

    ResponderExcluir
  183. Boa noite Maurício, as AF-01 e a AF-04 da Mondial são similares em quase tudo, exceto por uma ser digital e a outra manual. A minha pergunta é: Isto é somente estética mesmo ou será que a manual é menos resistente pelo fato de você girar os botões sempre que os utiliza? Ou seja, eu nunca vi uma pessoalmente. Você que tem a AF-01 acha que eles se desgastam facil com o tempo ou não? Tô com esta dúvida para saber qual que eu compro. Em contrapartida também fico imaginando que na digital pode dar problema logo na placa... hehe

    ResponderExcluir
  184. Eu tenho as duas, são ótimas, não vejo nem vantagem nem desvantagem, nem diferenças entre as duas. Abraços!

    ResponderExcluir
  185. Oi Maurício, obrigado pela sua pronta resposta. E diferença entre a AF-01 e a AF-03? É somente que uma tem acabamento em aço inox e a outra não? Digo isto pois encontrei a AF-03 por menos de R$ 500,00 e gostaria de saber se isso seria somente estética ou se influencia na durabilidade do produto.

    ResponderExcluir
  186. A diferença entre todos os modelos da Mondial é apenas a cor, design e acabamentos externos. A capacidade da cesta e potência são as mesmas, e a opção de analógica ou digital é questão de gosto, não muda ou afeta em nada.

    ResponderExcluir
  187. Caro Maurício bom dia; Parabéns pelo blog, pelas receitas, são divinas. Estou querendo comprar a Britânia . Você poderia informar sobre ela? Se é boa mesmo, além do seu custo é bem mais em conta, e o cesto dela é antiaderente, não descasca com o tempo? Faz a mesma coisa que a sua da Mondial? Desde de já agradeço; Parabéns.

    ResponderExcluir
  188. Veja os comprativos entre modelos e marcas aqui mesmo no blog!

    ResponderExcluir
  189. Boa tarde Maurício; É meu caro, andei verificando no seu fantástico blog sobre as marcas, a qual comprar, e decidi pela consagrada mondial. Vou pagar um pouquinho mais caro mas sem duvida nenhuma ficarei muito satisfeito! Beleza, agora vou lá comprar ! Um abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  190. Olá,
    Comprei de presente uma Airfryer Saúde da Philco para minha mãe, e ao ler o manual de instruções eles não recomendam usar alimentos muito gordurosos como linguiças, afinal alimentos gordurosos podem danificar o aparelho?

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer AirFryer. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Veja também: