Berinjela à Milanesa na AirFryer

08:00 Maurício Rodrigues 47 Comentários


Tenho recebido inúmeros pedidos para fazer esta receita, nem imaginei que tanta gente gostasse, achei que era só eu rs. Muito fácil de preparar e ainda por cima fica sequinha, crocante por fora, macia por dentro e sem nada de óleo ou gordura! Agora dá para comer Berinjela à milanesa sem culpa!



Ingredientes:
1 berinjela média
1 colher de sopa de vinagre
2 ovos inteiros ligeiramente batidos
1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de farinha de rosca torrada

Lave bem as berinjelas e corte em fatias de no máximo 1cm de espessura, coloque as fatias em um recipiente com água e o vinagre e deixe descansar de molho por ao menos 15 minutos, depois retire as rodelas de berinjela da água e coloque em uma assadeira, salpique sal por cima ao seu gosto e comece o empanamento. Para empanar primeiramente passe cada fatia na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca. Após empanar tudo coloque na cesta da AirFryer organizadamente, como faço no vídeo abaixo, e programe por 15 à 20 minutos à 200º, até que fiquem crocantes por fora e mais moles, cozidas e macias por dentro. Pronto, sem sujeira, sem cheiro de óleo e fritura pela casa e o melhor saudável e sequinhas!



Dicas: Retire bem o excesso das farinhas na hora de empanar. Se você gosta de abobrinha poderá fazer utilizando este mesmo processo. Também pode-se empanar com farinha panko.


47 comentários:

  1. Adoro beringela! Acredito que assim fique maravilhosa! :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Piteca, e fica mesmo, uma delícia, bem sequinhas! Abraços e bom fds pra vc tb :)

    ResponderExcluir
  3. A pergunta pode ser meia idiota, rsrsrs, mas há possibilidade de fazer pipoca na fritadeira?
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá, olha eu já fiz vários testes mas não posso dizer que deu certo, para mim não rola rs... tem gente que tenta, que faz e depois fica cheio de pipocas na resistência e outras queimam, não aconselho. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Maurício, parabéns pelos livros. Comprei e gostei!
    Diga-me uma coisa, há alguma receita daquelas cebolas à milanesa ou daquela que comemos no Outback para Airfryer?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá !! Primeiro gostaria de deixar registrado que eu adoro seu blog e que já fiz varias receitas e todas deram certo !!! Eu fiz as berinjelas, só que fiz tipo sanduíche, coloquei mussarela no meio e coloquei em cima da caminha com papel alumínio como você ja ensinou !!!! Deu super certo e ficou uma maravilha !!!! Parabéns e continue postando receitinhas que eu e minha família agradecemos !!! Até !

    ResponderExcluir
  7. Oi Roberto, obrigado! Ainda não testei, mas deve ficar ótima. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi Arlete, muito obrigado pelos carinho e pelos elogios, fico muito feliz que esteja gostando e que sempre acompanhe o blog, obrigado! Hummm... até imaginei, deve ter ficado ótimo, vou experimentar rs! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Que bacana esse blog. Achei por acaso e achei muito interessante. Parabéns ao dono pelo conteúdo e pelas receitas.

    ResponderExcluir
  10. Mauricio será que posso fazer com abobrinhas será q da certo?

    ResponderExcluir
  11. Oi Fáh, dá certo sim, falei isso no final da receita, dá uma olhada!

    ResponderExcluir
  12. Olá Maurício, adorei o blog!!as receitas são maravilhosas!!
    Mas tenho uma dúvida, quanto fiz panado na minha, aquilo começar a estalar e depois quando fui ver atrás da máquina, vi que a farinha de rosca voava para fora :( ...
    Depois descobri que para panados precisava fazer tipo uma farofinha molhada misturando o azeite e a farinha de rosca, o que não me agrada muito, pois fica mais calórico... vou tentar tirar bem o excesso como dizes.
    Muito obrigada
    Mirian
    Portugal

    ResponderExcluir
  13. Oi Mirian, por isso eu falo na receita para tirar o excesso de farinha na hora do empanamento, não precisa fazer farofa úmida, mas dentro da AirFryer circula ar e parte dele sai para fora então se vc deixar farinha ou coisa semelhante solta dentro com certeza vai ficar "voando" rs. Abraços e obrigado pelos elogios!

    ResponderExcluir
  14. Maurício, já nos comunicamos antes, pelo facebook, sobre legumes empanados, vc respondeu, fiquei convencida e comprei a fritadeira e tb o seu livro, que já chegaram, e estou louca para testar com essa berinjela que adoro. Mas tb comprei a panificadora junto, e, embora não seja esse o local adequado, tenho dúvidas sobre uma peça que não tenho a menor idéia para que serve, é uma pecinha metálica, dourada, com um círculo na ponta, parecida com aquela que fazemos bolhinhas de sabão(kkk), pode me dar essa informação? tenho medo de que faça parte da montagem e eu acabe prejudicando o funcionamento. Em tempo,vc tem blog e livro para a panificadora também? beijos e agradeço a sua resposta.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sueli, que bom que comprou, parabéns, vc vai amar! Essa peça que mencionou é para vc puxar a alça da forma para cima quando o pão estiver quente, assim não se queima, e para puxar o batedor de dentro do pão, pois as vezes ele fica dentro. Sim, tenho livro da Máquina de Pão, tem o link de compra lá no blog e na fanpage, são mais de 350 receitas de todos os tipos para máquina de pão. Abraços, parabéns novamente e obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Oi Mauricio, será que fica bom com aquela mistura de empanar temperada?

    ResponderExcluir
  17. Oi Fauzi, não testei, se ficar bom nos conte!

    ResponderExcluir
  18. Oie, tentei fazer as berinjelas e não deu certo :( tentei de váriassss formas até coloquei um pouquinho de óleo mas não rolou...cortei de vários tamanhos e nada...a "casquinha" por fora fica com gosto de crua ou então queima...tem algum segredinho???não sei oq fiz de errado...

    ResponderExcluir
  19. Oi Manoela, todas as dicas estão aqui na receita e tem o vídeo com o passo-a-passo, não tem erro. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Olá ! Adorei o blog , já era fã do blog da maquina de fazer pães, agora me deliciando nesse. Tenho uma curiosidade, como fazer a farinha de rosca torrada, já que ela é feita de pão torrado. Torra de novo após triturada? Ou usa alguma marca especifica ?

    ResponderExcluir
  21. Oi Renata, obrigado! É simples, basta torrar um pouco a farinha de rosca comum, em uma panela, para deixá-la mais douradinha. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Hmm estou adorando sua criatividade p a airfryer. Como vc consegue está farinha de rosca dourada? As coisas q faço com farinha de rosca ficam branquelas e sem graça. Bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi Mariana, obrigado rs... a farinha de rosca torrada é vc mesma quem faz, basta torrar em uma panela até ficar douradinha e pronto. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Maurício...vc torra farinha de rosca normal ou vc faz com pão?Muito
    obrigada pela atenção ;)
    Marcele

    ResponderExcluir
  25. Marcele, eu compro aquelas feitas em padarias ou mercados e torro em uma panela no fogão.

    ResponderExcluir
  26. Oi Mauricio, adoro suas receitas, vou testar todas rsss...uma duvida, precisa deixar no vinagre mesmo? Nao suporto o cheiro...sera que se fizer sem o vinagre dac certo?

    ResponderExcluir
  27. Oi Pri, use suco de limão então, isso reduz a acidez da berinjela, mas se não se importa não precisa, abraços!

    ResponderExcluir
  28. Olá Mauricio, amei seu blog. Parabéns! suas receitinhas parem bem práticas. Acabei de adquirir uma fritadeira e com certeza vou usar suas receitinhas. Muito obrigada pela contribuição. Forte abraço e continue nos presenteando com suas receitinhas.

    ResponderExcluir
  29. Parece uma delícia, vou fazer. Você tem receita de abobrinha a milanesa? Vou procurar no site de novo.. Acho que a temperatura e o tempo de cozimento não devem ser diferentes para abobrinha. Ah, e parabéns pelo blog, suas dicas são valiosas! Dei uma airfryer da Mondial para minha mãe e ela amou!!! Aliás, todos nós aqui em casa estamos amando!

    ResponderExcluir
  30. Estou visitando seu blog pela primeira vez, gostei muito das dicas e receitas e vou faze-las.
    Vc está de parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  31. Fiz hoje, ficou ótimo!
    Só que ao invés de deixar de molho em água com vinagre, eu corto a berinjela, salpico sal dos 2 lados e deixo num escorredor por uns 15 minutos. Isso ajuda a tirar o amargor. Depois eu lavo e sigo a receita... :)

    ResponderExcluir
  32. Fiz também!!! Passei na farinha de trigo integral... ficou muito bom!!! Obrigada Mauricio pela receita!! Obrigada Regiane pela indicação do site!!!

    ResponderExcluir
  33. Maurício parabéns pelo blog. Fiz hj essa receita, mas substitui a farinha de rosca por farinha panko (genérica). Achei muito mais gostoso! Obrigada pela variedade de receitas e dicas (inclusive dessa farinha panko). Muito bom!

    ResponderExcluir
  34. Obrigado Nane, que bom que gostou. Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Olá!! Fiquei com uma dúvida sobre a tua sugestão de empanar com a farinha panko... Nesse caso, substitui a farinha de rosca pela panko, ou passa apenas na panko??

    ResponderExcluir
  36. Vc pode substituir ou usar só ela, fica ao seu gosto.

    ResponderExcluir
  37. Olá Mauricio. Posso fazer peixe em postas empanado na AirFryer?

    ResponderExcluir
  38. Uma delícia!! Fiz no almoço de ontem e ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  39. Ola Mauricio... fiz e ficou muito bom!!! parabéns!!!! ahhh... uma duvida... porque tem de deixar a berinjela de molho na água com vinagre??
    muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe bom que gostou, obrigado. Deixar as berinjelas de molho na água com vinagre retira a acidez, elas ficam suaves e saborosas!

      Excluir
  40. Oi Mauricio, como vai?
    Minha dúvida é: É possivel fazer a berinjela em outro formato, como a batata frita por exemplo?
    Seus três sites tem sido fonte de receitas incríveis... comprei todos os 3 eletrodomésticos e não tenho nenhum arrependimento. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elorie, obrigado! SIm, vc pode fazer em cubos se quiser. Abraços!

      Excluir
  41. Olá, Maurício! Parabéns pela receita! Se usar a abobrinha, precisa deixa-la de molho no vinagre tb? Obrigada!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Veja se já está respondida nas DICAS ou aqui mesmo em outros comentários antes de perguntar. Todas as receitas que já testei estão aqui no blog, conforme vou testando vou acrescentando, são todas super testadas e aprovadas, siga certinho e ficarão todas ótimas. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!