sábado, 13 de abril de 2013

Churros na AirFryer

Esta receita não tem nada a ver com as que vem nos livros de receitas que acompanham as AirFryer, esta é uma receita especial, quase secreta, a qual são feitos os melhores churros, é simples mas este é o truque!

Ingredientes:
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de óleo
2 xícaras de farinha de trigo

Para polvilhar: 1/2 xícara de açúcar misturado à 1 colher de sopa rasa de canela em pó
Para rechear: Doce de leite, brigadeiro, beijinho, goiabada
Coberturas: Confeitos coloridos, coco ralado, amendoim, castanhas, granulados, choco power ball, catupiry e queijo meia-cura ralado

Em uma panela coloque a água, o açúcar, o sal e o óleo, leve ao fogo alto até levantar fervura, quando ferver despeje a farinha de uma só vez com o fogo ainda ligado e mexa rapidamente com uma colher firme, colher de pau é perfeita, até ficar uma massa homogênea, depois desligue o fogo e com a massa ainda quente para morna coloque em um aparelho de churros e faça os churros, eu comprei o meu em uma destas lojas de utilidades domésticas, foi baratinho e é bem prático, mas se você não achar ou não quiser comprar pode usar um saco de confeitar com um bico pitanga mais aberto, só não vai ficar com o furo no centro para rechear, mas vai ficar delicioso do mesmo jeito. Veja como fiz nas imagens abaixo:

Depois de fazer toda a massa pincele com óleo, isso é muito importante, quando adaptei esta receita para a AirFryer só ficou perfeito assim, se não ficam deformados. Coloque os churros na cesta da AirFryer e programe por 15 minutos à 200º. Eles ficaram só um pouco dourados, mas estarão prontos, pode confiar. Enquanto estiverem ainda quentes passe-os na mistura de açúcar e canela e depois recheie e cubra como preferir.

Dica: Uma amiga criou um churros a muito tempo atrás que apelidou de "Mineirinho", é maravilhoso, basta rechear os churros com doce de leite depois cobrir com catupiry e passar no queijo meia-cura ralado. Hummm... delicioso, dos deuses. Você também pode usar umas gotinhas de essência de baunilha na água quando for preparar a massa, dá um toque diferente.

Congelamento: Depois de modelados, mas ainda crus, você pode congelar os churros por vários meses e na hora que bater aquela vontade você só pincela com óleo e prepara rapidinho na AirFryer.

17 Comentários até agora:

marcelo araujo disse...

Oi gostei do blog mas uma pergunta e com batata fica crocante?um abraco e parabens

Maurício de L. R. disse...

Olá Marcelo, nunca fiz churros com massa de batata, não sei te dizer... ou vc quer saber se batata frita fica crocante na AirFryer? Se for isso fica sim, fiz até um especial de testes com batatas de todos os tipo aqui no blog mesmo, dê uma olhada depois. Abraços!

Anônimo disse...

OI! mto legal o blog, me deu mtas idéias!
Queria saber se tem como fazer bolinho de chuva na airfryer.... vc teria uma receita boa pra isso??
Abc, Paloma

Maurício Rodrigues disse...

Olá, que bom, acompanhe nas redes sociais também! Tem esta receita aqui da Viví Araújo, dá uma olhada: http://goo.gl/eY1tg

felllllloko disse...

Cara se for batata in natura é só pincelar um pouco de óleo e ela fica crocante se for congelada tem alguma que já vem com óleo.

Maurício Rodrigues disse...

Leia este post: http://fritadeirasemoleo.blogspot.com.br/2013/04/testes-batatas-fritas-na-airfryer.html

Anônimo disse...

Bom dia Maurício, ante ontem comprei uma air fryer da Mondial e ontem mesmo fiz os churros para meu filhinho, eu não encontrei o aparelhinho de churros, então fiz com bico de confeiteiro - ficaram uns palitinhos - UMA DELÍCIA. Não consegui que o açúcar com canela aderisse ao churros pois ficaram bem sequinhos. Meus parabéns pela receita: fácil, bem explicadinha e gostosa. Jacqueline H. S.

Maurício Rodrigues disse...

OI Jacqueline, que bom que gostou. Na próxima vez passe no açúcar com canela assim que for tirando da AirFryer, ainda quentinhos. Obrigado e abraços!

Re disse...

Ola Mauricio, dá para fazer os mini churros congelados, já recheados na air fryer?

Maurício Rodrigues disse...

Oi Re, dá sim, nunca fiz, mas tem algumas pessoas que já fizeram e até postaram fotos na fanpage, dê uma olhada: www.facebook.com/fritadeiras

Gateira Criativa disse...

Olá!
Gostaria de saber se vc já fez uma receita de bolinho de chuva, pq não achei no Blog. Se não tiver, tem alguma sugestão?
Obrigada
Fabi Pacheco

Maurício Rodrigues disse...

Oi Fabi, estou finalizando e entrará no blog nos próximo dias, aguarde!

Cláudia Magalhães disse...

Olá, amei seu blog. Estarei sempre te visitando, anotando suas receitas e dicas maravilhosas! Parabéns! Abraços

Maurício Rodrigues disse...

Oi Cláudia, obrigado, seja bem-vinda, abraços!

Tatiane Pereira disse...

Parabéns pelas dicas, encontrei várias dicas e solucionei outras tantas dúvidas.Fiquei fã.

Anônimo disse...

Olá Maurício, boa noite. Para esta receita de churros, em vez de fazer a massa de churros e modelar com a pistola eu posso utilizar o churros congelado que é vendido em mercados?
Muito Obrigada.
Carina

Maurício Rodrigues disse...

Churros congelado só testando, cada marca é de um jeito, alguns ficam bons, outros não, alguns estouram e vazam o recheio...

Postar um comentário

Receitas relacionadas